Comunidade em Belo Horizonte

Sínodo Sudeste



Rua Dona Salvadora , 37 - Serra
CEP 30220-230 - Belo Horizonte /MG - Brasil
Telefone(s): (31) 3281-1988
belohorizonte@luteranos.com.br
ID: 363

Celebração Inter-Religiosa por uma Cultura de Paz em Belo Horizonte - MG

28/10/2011

No dia 27 de outubro de 2011, foi promovida pelos frades franciscanos em Belo Horizonte uma celebração inter-religiosa por uma cultura de paz. Fizeram-se presentes a Igreja católica, a IECLB, a Igreja Presbiteriana Unida, a Igreja Episcopal Anglicana, o CONIC-MG, além de representantes do Candomblé, a Umbanda, do Judaísmo e do Hare Krishna.

O pastor Geraldo Graf, levou uma mensagem em nome da IECLB:

“No ano de 2011, a IECLB tem como tema de sua vivência e atuação “Paz na Criação de Deus”. Assim, ela se irmana com todas as iniciativas que promovem a paz.

Certa vez, ao conversar com uma pessoa, esta perguntou como estava o trabalho. Respondi: “tudo na paz”. Então a pessoa perguntou: “que paz? A paz de cemitério?”

Confesso que fiquei aborrecido com tal pergunta. Porém, posteriormente, ela me levou a refletir e percebi a profunda sabedoria que estava por trás da pergunta. Concluí, então, que a paz jamais pode ser de “cemitério”. Paz de cemitério cheira à morte, à imobilidade. Paz de cemitério existe onde há repressão e violência.

A verdadeira paz sempre é movimento! Movimento em direção do outro. Paz só é paz se for relacional.

 Com Deus, em primeiro lugar – Fomos reconciliados com Deus através de Cristo – Rm 5.10. Portanto, Deus se movimenta em nossa direção e nos abraça como filhos através de Cristo. Por isso, confessamos: “Cristo é a nossa paz!” – Efésios 2.14.

 Com nosso semelhante – Só haverá paz se nos movimentarmos em direção do nosso próximo e abraçá-lo como irmão, colocando-nos na sua situação e juntando-se a ele na busca por cidadania – mesmo com risco da própria vida.

 Com toda a Criação – Movimentar-se e abraçar a natureza com ações concretas que interrompam a agressão ao meio ambiente, a exploração desenfreada dos recursos naturais.

Hoje, dia 27 de outubro de 2011, a humanidade completa sete bilhões de habitantes. Todos querem viver, comer, beber, vestir, morar e conviver. Simultaneamente, precisam preservar os recursos naturais. Este é o grande desafio da paz!

Para que haja paz, aceitemos o abraço de Deus, movimentemo-nos em direção uns dos outros e respeitemos a natureza – a boa Criação de Deus – pela qual somos responsáveis. Esta é a nossa paz!
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br