Sínodo Brasil Central



EQS 405/406 - Asa Sul
CEP 70239-400 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3532-5407 | (61) 9816-50415
brasilcentral@luteranos.com.br
ID: 5

Visita do Pastor Sinodal à Comunidade de Balsas-MA

12/04/2015

Balsas VISITA P.SINODAL 001
Balsas VISITA P.SINODAL 002
Balsas VISITA P.SINODAL 003
Balsas VISITA P.SINODAL 004
Balsas VISITA P.SINODAL 006
1 | 1
Ampliar

No período de 10-12/04/2015, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Balsas (CECLB) recebeu a primeira visita do atual Pastor Sinodal, Sínodo Brasil Central, Dalcido Gaulke, juntamente com sua esposa, Erica Breunig.
Roda de conversa sobre como anda a comunicação nas famílias
Com atenção especial às famílias, o P. Dalcido reuniu os grupos da Igreja Luterana - LELUT, OASE e Fórum de Reflexão da Mulher Luterana de Balsas - para uma palestra sobre comunicação e vida familiar, dando ênfase à influência das redes sociais na família. A palestra foi proferida no Salão Luterano de Eventos e encerrada com uma confraternização de boas-vindas ao casal.
Articulação institucional, responsabilidade social e espírito ecumênico
 Durante a visita, a IECLB estreitou o diálogo ecumênico com a Igreja Católica em um café da manhã com o Bispo Enemésio, realizado na Mitra Diocesana. Em seguida, a articulação institucional ampliou-se em uma reunião com vários organismos da sociedade civil organizada, dentre eles: Associação Camponesa (ACA), Cáritas, Movimento de Defesa dos Direitos Humanos (MDDH), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Associação de Pequenos/as Agricultores/as Fundo de Quintal do Assentamento Canto Alegre, Projeto Escola Agrícola. A reunião contou com a cobertura da TV Boa Notícia.
Ações diaconais promovendo o bem comum
O pastor sinodal e a esposa conheceram a Escolinha Bíblica da Fé, conduzida por educadoras voluntárias para as crianças do bairro, que é uma das comunidades mais carentes da cidade. Ali, é alto o índice de aliciamento infanto-juvenil para o tráfico e consumo de drogas, então um projeto assim é especialmente importante. No Bairro São Félix, o casal também participou de uma reunião com o Grupo de Mulheres Arte e Vida, que solicitaram à Igreja Luterana a celebração de um culto mensal.
No assentamento Canto Alegre, o P. Dalcido viu o terreno doado pela Associação de Pequenos Agricultores para a construção de um Centro de Retiros da IECLB. O P. Sinodal sinalizou positivamente para o estabelecimento de parcerias e projetos em prol da comunidade, mas orientou que fosse elaborado um planejamento estratégico, para facilitar a aprovação dos mesmos. Como já foi desenvolvido um planejamento estratégico com o Grupo de Mulheres do Bairro São Félix, as famílias aprovaram que o mesmo acontecesse no assentamento, com a assessoria técnica da assistente social Cristina Isabel de Carvalho.
O pastor sinodal declarou seu apoio ao projeto que visa ao trabalho de musicalização e esporte, a ser desenvolvido com jovens da comunidade, que seria bastante beneficiado com a vinda de um estagiário. Ele valorizou o fato de que as ações diaconais já implementadas ou em fase de planejamento, seguem a perspectiva de “trabalhar a Diaconia fazendo com que a pessoa dê a volta por cima em seus problemas e ganhe dignidade” (sic).
Sustentabilidade e comunicação – palavras chave para a IECLB
Em reunião com o presbitério, o pastor sinodal, explicou que a realidade em Balsas é semelhante a de outras comunidades luteranas, e que será realizado um encontro sinodal para formação de lideranças, preparando-as para enfrentarem os desafios. Animou o presbitério a interagir com o restante da comunidade na busca de soluções que promovam sustentabilidade econômica, sem acumular dívidas e superando suas dificuldades financeiras. Mais uma vez enfatizando a importância da comunicação, a mensagem do P. Dalcido no culto dominical adotou o tema da IECLB para 2015: “IGREJA DA PALAVRA - chamad@s para comunicar”, motivando a comunidade a falar sobre suas conquistas, valorizando-as, e a seguir adiante.
 


Autor(a): P. Nicolau Nascimento de Paiva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Brasil Central
ID: 33859

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br