Paróquia Bom Pastor - Brusque/SC

Sínodo Vale do Itajaí



Avenida Monte Castelo , 25 Centro
CEP 88340-000 - Brusque /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3351-1968
secretaria@ieclbrus.com.br
ID: 427

Refletindo sobre identidade luterana

02/02/2005

REFLETINDO SOBRE IDENTIDADE LUTERANA

Vemos que grande maioria dos membros da igreja luterana sente-se felizes em fazer parte da mesma e com satisfação se declaram luteranos. No entanto, percebemos, com preocupação, que nem sempre conseguimos nos identificar como tais. Afinal, em quem cremos, como expressamos nossa fé e como proclamamos o evangelho de nosso Senhor?

Emprestamos dum escrito do P. Dr. Lindolfo Weingaertner algumas considerações que transcrevemos aqui.

IDENTIDADE é um termo de conotação jurídica e filosófico-psicológica (carteira de identidade, 'crise de identidade, etc.). Usando-o de forma ingênua e acrílica, poderíamos sugerir que pretendêssemos definir o cristão luterano - ou a Igreja Luterana - como sendo grandezas prontas, com a carteira de identidade assinada, por assim dizer. Assim, porém, tomaríamos uma posição contrária à intenção do próprio Reformador, que viu no cristão - não um ser formado, mas um ser em formação e que define a igreja como sendo criatura do evangelho, que continuamente vai sendo criada pela palavra de Deus. Só a Deus compete proclamar sua identidade, no sentido absoluto e irrestrito: Eu sou o que sou - eu serei o que serei (Êx. 3.12). Só Ele é o Fiel, que não pode negar-se a si mesmo (II Tm. 2.13). Assim entendemos que a identidade luterana, como a de qualquer outro cristão, deve ser derivada de sua identificação com Jesus, Filho de Deus, que é o mesmo ontem, hoje e para sempre.

A teologia luterana tem fama de ser sóbria, desde suas próprias raízes. Ela rejeita o vinho doce do êxtase; como Pedro fez no primeiro Pentecostes, fala de pecado, de cruz e de arrependimento - assuntos que um ébrio espiritual jamais tocará. Ela deverá falar e testemunhar, imbuída desta sobriedade frente a movimentos de cura divina e de outras manifestações de entusiasmo religioso que acobertam a podridão do velho homem, sem a expor à luz.

O que vale no campo religioso, valerá também no campo profano. O cristão luterano enfrentará com sobriedade e com a lucidez que é fruto do próprio evangelho - tanto uma ideologia de direita que faz o homem agarrar-se a posses materiais e a posições de poder, como uma ideologia de esquerda, que pretende criar um paraíso na terra , sonhando com um mundo justo, sem apontar a podridão básica do homem e da sociedade, e sem falar de juízo e salvação transcendentais, barralhando as coisas do reino de Deus com as do mundo. Rejeitará qualquer tipo de polarização entre cristãos piedosos e cristãos socialmente engajados, pois não ignora que os frutos da vivência cristã não devem ser cortados de suas raízes e que a ação responsável faz parte da nova obediência do cristão.

(P. Dr. Lindolfo Weingaerter in Considerações IDENTIDADE LUTERANA - 1982)


Autor(a): Lindolfo Weingärtner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí / Paróquia: Brusque - Bom Pastor
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Luteranos em Contexto
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 38891

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br