Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2203-0081
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

Assembleia Sinodal

Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4
Imagem5
Imagem6
Imagem7
Imagem8
Imagem9
Imagem10
Imagem11
Imagem12
Imagem13
1 | 1
Ampliar

PREZADOS/AS LEITORES/AS!

A Comunidade é fruto do amor do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. É o Trino Deus que nos inspira a semear o amor, a paz, a justiça, o perdão. No ano de 2012 a comunidade foi agraciada com belos momentos de fé, de esperança, de amor e de comunhão do nosso Deus. Queremos convidá-lo a uma retrospectiva. Os relatórios trazem um pouco da nossa caminhada. Revelam a paixão de cada um pela Missão do Senhor.


RELATÓRIO PASTORAL

Gostaria de iniciar o meu relatório com uma frase que ouvi de várias pessoas, tanto dos membros quanto de pessoas que nos visitaram, ao longo de 2012: “- Pastor, o culto me tocou muito! É um ambiente familiar e acolhedor que vocês têm aqui!” Ouvir isso, é saber que estamos “cuidando bem do bem da IECLB”, como diria o Pastor Dr. Nestor Friedrich, presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Cuidar bem, é saber acolher e traduzir a mensagem do Evangelho para dentro do contexto de vida de cada pessoa.

Por isso, baseado também em palavras que o pastor presidente da IECLB destacou no seu relatório para o Concílio de 2012, em Chapecó/SC, gostaria de frisar o seguinte:
Ser comunidade, “cuidar bem do bem da IECLB”, é saber em primeiro lugar que existe um Deus, O Pai, O Filho e O Espírito Santo, que nos cuida e é o nosso fundamento. O Trino Deus é o nosso alicerce para cuidar bem uns dos outros. Ele é que nos torna o Corpo de Cristo (1Co 12). Ele é que nos confere o seu Evangelho para cuidar, estabelecer pontes, promover comunhão e estimular a solidariedade. Ele é que nos confere os dons para cuidar de cada uma das partes.

Como pastor, tem sido enriquecedor, nestes 9 anos, ver o grande número de pessoas que se colocaram à disposição para servir e cuidar. Sou imensamente grato a Deus pela experiência adquirida, pela força do trabalho em equipe e pela clareza e luz que me concedeu para conduzir a diversidade de dons de nossa comunidade.

“Cuidar bem do bem da IECLB” implicou em apontar a direção, assumir riscos, fazer escolhas. Significou construir sintonia em torno da missão e da confessionalidade luterana - fundamentados nas “Sagradas Escrituras, credos da Igreja antiga, a Confissão de Augsburgo e o Catecismo Menor de Lutero”.

“Cuidar bem do bem da IECLB” implicou em cuidar e alimentar a fé, isto é, promover, por meio da palavra de Deus, o diálogo, a reconciliação, o perdão, a confiança, o amparo mútuo, a justiça e a paz em uma época de busca de valores para uma vida com sentido. Significou cuidar da fé das crianças por meio do Culto das Crianças, das Noites do Pijama, da Semana da Criatividade em julho, do Caminho ao Presépio em dezembro, da Inicialização Infantil, do Grupo de Flautistas; significou cuidar e qualificar a fé dos jovens por meio das Noites de Jovens, Ensino Confirmatório, Retiros e Aulas de Música; significou cuidar e qualificar a fé dos adultos por meio de Estudos Bíblicos, Canto Coral, Aulas de Música, Recital da Reforma, Encontros de Casais, reflexões e orações nos Grupos: OASE, Kreis, Bastelkreis; significou alimentar e cuidar da fé por meio de cultos temáticos, no qual destaco, de forma especial, o Tríduo Pascal; significou acompanhar, amparar e cuidar da fé dos que foram batizados(3) e seus familiares , das uniões matrimoniais(2), das famílias que perderam entes queridos(6); significou cuidar da fé por meio de visitas pastorais e plantões; significou cuidar da fé por meio de reflexões no informativo Vida Cristã e dos informativos online dos eventos realizados na comunidade, União Paroquial, Sínodo e IECLB.

“Cuidar bem do bem da IECLB” significou ser comunidade que não mediu esforços para testemunhar o Evangelho a crianças, jovens, adultos e idosos. Significou ser comunidade que tentou incentivar e dar espaço para as pessoas louvarem e testemunharem o amor de Deus com os seus dons.

“Cuidar bem do bem da IECLB” implicou em abraçar o Plano de Ação Missionário da IECLB (PAMI). Baseada nas 4 dimensões do PAMI – Evangelização, Comunhão, Diaconia e Liturgia - e nos três eixos transversais – Comunicação, Formação e Sustentabilidade – a comunidade realizou o seu planejamento estratégico, que está em destaque no relatório da Diretoria.

Tudo o que tentamos realizar no cuidado com a fé não significa, de modo algum, que não tenhamos na nossa comunidade lacunas, fraquezas, feridas e perguntas que clamam por respostas. Somos, ainda que justificados, comunidade – povo de Deus – pecador. Somos falhos e frágeis também. Porém, apesar disso, somos comunidade, chamada e perdoada por Deus, para andar de mãos dadas na superação das atitudes e ações que fragilizam e ferem o corpo de Cristo. Somos comunidade, chamada a andar de mãos dadas no cuidado deste belo jardim do nosso Deus. Cada dom é importante no cuidado da fé, que faz o nosso jardim, nossa comunidade, florescer.

Portanto, para seguir cuidando bem do bem da IECLB, a nossa comunidade, convido-os em 2013 a:
- Seguir ouvindo a palavra do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. É a palavra do Trino Deus que nos inspira a sentar, dialogar, ouvir, auscultar, sentir, compreender, orientar, pastorear, perdoar e reconciliar.
- Manter a reflexão e a formação de lideranças na confessionalidade luterana e nos ensinamentos da Bíblia.
- Resgatar a Teologia do Batismo, a sua expressão na vida da comunidade e da sociedade.
- Aprimorar a comunicação como ferramenta para promover a interação, permitindo o cuidado pastoral e o apoio mútuo entre os membros.
- Reforçar o quanto a oração, a comunhão e a ação solidária são fundamentais na missão que visa o cuidado de pessoas.
- Fundamentar teologicamente com maior profundidade a importância da oferta. Tudo o que ofertamos é parte daquilo que, antes, recebemos de Deus. É de Deus. A nossa ação de ofertar e contribuir financeiramente, é na verdade, reação, resposta generosa, grata, alegre.
- Incentivar e ampliar a capacitação musical, que é uma ferramenta chave para um testemunho mais dinâmico, alegre, animado e interativo do Evangelho para com todas as gerações.
- Criar um grupo de terapia para o acompanhamento de pessoas em situações de crise.
- Seguir acompanhando pastoralmente o excelente trabalho dos diversos grupos que se doam no cuidado com a fé e do bem estar de pessoas e do todo da criação do nosso Deus.

Louvo os nossos membros, pois “Cuidar bem do bem da IECLB”, a nossa comunidade, tem sido até aqui um testemunho sublime, isto é, de amor, seriedade, cuidado, respeito e dedicação. No que reside o segredo disso? Uma comunidade que sabe se alicerçar no Trino Deus: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus nos confia a sua missão. Ancorados na sua palavra de amor, queremos seguir servindo e cuidando da fé. Jesus Cristo é quem diz em João 15.12: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. Que possamos seguir regando o jardim de nossa comunidade, e da sociedade a nossa volta, com o mandamento de amor do nosso Senhor.

Com carinho e gratidão,

Ernani Röpke
Pastor


RELATÓRIO DA DIRETORIA

Com carinho quero saudá-los com a oração de Jesus Cristo em João 17.3: “E a vida eterna é esta: que todos conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo.”

Foram vários momentos em que Deus se fez presente: O Tríduo Pascal, os cultos, os almoços, os bazares, as flautas, o coral e todos os grupos de trabalho. Dessa forma a comunidade caminhou unida e forte em 2012.

Gostaria de agradecer o empenho incansável do Pastor Ernani, do Presbitério e de todos os membros, que não mediram esforços para fortalecer a comunhão, testemunhar a fé e celebrar o imenso amor de Deus.

Durante o ano de 2012 realizamos o Plano de Ação Missionária da IECLB – Missão de Deus, Nossa Paixão e suas quatro dimensões: Evangelização, Comunhão, Diaconia e Liturgia.

Foram vários encontros para diagnosticar quem somos, como caminhamos e qual a direção para o futuro. Lentamente encontramos os pontos fortes (celebração, ambiente acolhedor, comunidade solidária e pluralidade de grupos de trabalho), e os fracos (pouca participação de jovens, pouca renovação de lideranças, infraestrutura limitada e a timidez na divulgação do Evangelho). Nunca antes, se traçou um perfil tão preciso de nossa comunidade. Dessa forma, poderemos combater nossas fraquezas com mais clareza, utilizando as oportunidades já existentes na comunidade, como a música e a comunhão, beneficiando a qualidade de vida e divulgando a teologia da graça.

Para 2013 os desafios são grandes. Projetos estão em desenvolvimento, como: a formação do Centro Musical e a Assistência às pessoas em suas carências e crises. Alguns investimentos na infraestrutura também são necessários, como a troca do piso. Assim, o espaço ficará ainda mais acolhedor.

Queridos membros, desejo a todos um 2013 abençoado e que possamos juntos construir um caminho de amor, fé, comunhão e testemunhar a palavra de Deus revelada através de seu filho Jesus Cristo.

Com gratidão,


Gertrud Ebeling Sippli
Presidente


RELATÓRIO FINANCEIRO

Nossas receitas ordinárias - as ofertas enviadas pela ficha contribuição – apresentaram um pequeno déficit em 2012. Este déficit foi coberto outra vez pelas receitas extraordinárias, que tiveram superávit. As receitas extraordinárias são fruto de grandes esforços da comunidade, isto é, de muitos mutirões: almoços, bazar da pechincha e, de forma especial, o Bazar de Natal.
Graças a tantas pessoas tocadas pela fé em nosso Salvador Jesus Cristo foi possível fechar as finanças do ano de 2012 com um superávit. Foi possível até fazer investimento: Trocar o carro, que já apresentava necessidade de uma manutenção geral, por um novo.

Novamente o ano de 2013 exige o nosso esforço para que possamos fechar as contas com superávit. Agradecemos já de antemão a todos e todas que reajustaram sua contribuição/oferta em 2013. Cada real a mais ajuda muito no orçamento que teve um acréscimo em torno de 10% nas despesas.

Na nossa comunidade a oferta é livre e espontânea. Cada um doa conforme suas condições. Não por obrigação, mas por um coração tocado pela obra e projeto de Deus. Tocado pelo amor e pela salvação recebidos por Cristo Jesus. Por isso, para quem ainda não contribui ou oferta, convidamos, com carinho, para fazer parte desta bonita caminhada de fé. Fé em Cristo que quer nos irmanar na construção de sinais de paz, justiça, amor e perdão em nosso meio. Fé em Cristo que quer nos irmanar na comunhão e na superação das dores e das necessidades que estão a nossa volta. Fé que quer nos irmanar em culto, em reuniões de grupos, em momentos de oração, em momentos de confraternização e valorização da vida.

A nossa comunidade é fruto do amor de Deus revelado em Jesus Cristo. Ele é o nosso fundamento. Ele é que nos
convida a juntos seguirmos construindo uma comunidade acolhedora, jovem, viva, alegre, solidária e sempre perseverante na fé.

Com muita gratidão a todos e todas que nos presenteiam com suas ofertas e dons,


Nilton Heidorn
Tesoureiro


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br