Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2247-9248
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

PALAVRA DO PASTOR - ABRIL DE 2020

01/04/2020

Jesus Cristo diz: O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida para salvar muita gente.
( Marcos 10.45)

Jesus veio para servir e salvar. Que alento, que notícia maravilhosa em tempos de Covid-19! É em tempo difíceis que realmente percebemos quem está preocupado com a vida ou com o exercício somente do poder, dos seus interesses e projetos pessoais.
A busca pelo poder, pelos interesses próprios, não é privilégio de nossos dias. Também na época de Jesus não foi diferente. Tiago e João, dois discípulos de Jesus, também ambicionaram o poder, os seus interesses próprios. Queriam sentar a direita e esquerda de Jesus quando o Reino de Deus fosse estabelecido.
O que Jesus faz? Primeiramente ele questiona. Ele pergunta. Ele procura entender a posição de Tiago e João. Após ouvir os argumentos de Tiago e João, e concordar em parte com suas colocações, Jesus aborda aquilo que gerou descontentamento no grupo, isto é, a busca pelo poder. Jesus ensina ao grupo qual é o seu projeto de poder. Ele diz: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida para salvar muita gente”.
Jesus fala do poder que se coloca a serviço da vida. Jesus fala do que fará por cada um de nós, isto é, que dará a sua vida por nós na cruz para que a ambição pelo poder, que almeja os interesses próprios, dê lugar ao poder que serve e faz a vida ressurgir das cinzas.

Seria maravilhoso se este espírito de doação, do cuidado com a vida, que Jesus tanto pregou e, sobretudo, viveu em gestos e atos, permeasse a atitude de todos e todas, tanto os que exercem cargos de autoridade e liderança quanto os que não exercem. A pergunta que deve nos acompanhar no momento não é sobre quem exerce melhor a liderança em nosso país, mas como juntos podemos servir para salvar vidas em meio à Pandemia. Jesus nos convida a exercitar o poder que cura. E o poder que cura neste momento é o do isolamento social, pois protege as pessoas mais fragilizadas, como idosos e pessoas com doenças crônicas. É o poder que não nos faz acumular e reter, mas partilhar para que todos tenham o suficiente para se alimentar e medicar. É o poder que dá valor e reconhece a importância da ciência na elaboração de medicamentos e vacinas que curam. É o poder que ora para que Deus dê forças aos nossos profissionais de saúde que estão na linha de frente no cuidado com a vida.
Como disse Lutero: Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá; a fé leva a pessoa a Deus, o amor a aproxima das demais. Através da fé ela aceita os benefícios de Deus, através do amor ela beneficia seus semelhantes. Amém.


Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55786

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br