Capela Luterana



ID: 2547

O que faz uma pessoa mudar de vida?

O encontro com Jesus pode fazer com que pessoas que se odiam, encontrem comunhão.

28/04/2022

 

Atos 9.1-6 (7-20)
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam entre nós.
Amém.

O que faz uma pessoa mudar de vida?
Dinheiro? Emprego novo? Casamento? Nascimento de um filho(a)? A perda de alguém querido? Um diagnóstico de uma doença grave? uma epidemia?

A conversão de vida mais famosa da história cristã é certamente a do apóstolo Paulo. Os detalhes desse evento, nós acabamos de ouvir do livro de Atos dos Apóstolos.

Saulo era um jovem judeu que se considerava o guardião da reta doutrina do judaísmo. Os líderes judeus tinham muitas críticas ao cristianismo, que eles consideravam uma seita perigosa dentro da religião judaica. Por influência desses líderes, o ódio de Saulo contra os cristãos era muito grande que decide combater essa seita cristã e não descansar até que fosse completamente aniquilada. Isso tornou-se o propósito de sua vida. Ele entrava nas casas e arrastava homens e mulheres e os levava à prisão (At 8.3).

Certo dia decidiu viajar para Damasco com uma autorização especial para prender todos os cristãos que encontrasse por lá. Damasco ficava a cerca de 230 quilômetros de Jerusalém e é uma das cidades mais antigas do mundo, onde havia também uma importante comunidade cristã. A viagem deve ter levado pelo menos uma semana.

No final da viagem, e quase às portas da cidade, uma luz poderosa o envolveu e o fez cair no chão. Então ele ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Respondeu: Quem és, Senhor? A voz disse: «Eu sou Jesus, a quem persegues. Levante-se e vá para a cidade. Lá você será informado sobre o que fazer.

Saulo levantou-se, mas logo percebeu que não via nada. Só com a ajuda de seus companheiros, ele conseguiu entrar na cidade.

Ele que estava disposto a entrar na cidade Damasco com fúria, prendendo todos os cristãos que encontrasse, agora não podia mais ver o seu caminho e teve que entrar na cidade, totalmente cego e guiado por outras pessoas.

Ele permaneceu cego por 3 dias, acolhido na casa de um certo Judas. Nesse período Jesus se encontrou com Ananias e pediu que ele fosse visitar o Saulo. Ananias conhecia a fama desse caçador de cristãos e por isso não quis ir. Mas o encontro com Jesus convenceu o Ananias que acabou indo ao encontro de Saulo lhe disse: Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus que se manifestou no caminho por onde vinhas, enviou-me para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo». Então Ananias colocou as suas mãos sobre Saulo e instantaneamente uma espécie de escama caiu de seus olhos e ele recuperou a visão.

A partir daquele momento, Saulo passou a ser outra pessoa. Uma mudança impressionante aconteceu nele. O encontro pessoal com Jesus fez com que Saulo mudasse radicalmente de vida.

Ananias a Saulo demonstram como o encontro com Jesus pode fazer com que pessoas se se odiavam, agora encontrem comunhão.

Ananias batizou a Saulo, explicou-lhe quem era Jesus, apresentou-o à comunidade local, instruiu-o na doutrina cristã e o enviou para pregar o Evangelho.

Conversão é isso, é quando a mensagem de salvação e o encontro com o Senhor Jesus nos fazem mudar a nossa mentalidade egoísta, nosso comportamento agressivo e até mesmo nosso caráter.

Será que ainda o encontro com Jesus seria capaz de mudar a nossa vida? E se Jesus quisesse transformar a nossa igreja numa Comunidade inclusiva, acolhedora, missionária?

Hoje a IECLB celebra o Dia Nacional da Diaconia. E antes de terminar nossa reflexão, gostaria de dar um pequeno testemunho da minha comunidade.

Aqui no altar da Igrejinha vocês podem ver uma pintura da sra. Elisabet Frank, que reflete a passagem de Lucas 19.41-44, onde Jesus olha para Jerusalém e chora. O que Jesus viu em Jerusalém que o fez chorar?
Jesus vê um lugar que deveria estar dedicado a Deus, mas está cheio de agressividade, de radicalismo, de intolerância contra os enviados de Deus. E Jesus sabe que com ele também vai ser assim. E por isso ele chora.

A partir disso nos perguntamos: E se Jesus estivesse olhando para a nossa cidade, para a nossa comunidade? O que Jesus veria?

Aqui no centro de Curitiba – ele certamente veria muitas pessoas em situação de rua, gente com fome e com frio. Também veria a violência, a indiferença, o desemprego, o consumo de drogas.
A partir disso, nos perguntamos: O que nós podemos fazer diante dessa realidade?

Assim, desde o mês de maio de 2020 temos um grupo de Diaconia, que tem como atividade principal a COZINHA SOLIDÁRIA, preparando todos os sábados entre 80 e 100 marmitas, com alimentos doados por membros da Comunidade. O nosso encontro com Jesus também transformou nossos corações e fez entender que diaconia é a junção da palavra fé com a palavra solidariedade.

E assim, desejo que o amor de Deus – que excede todo o nosso entendimento – guarde os vossos corações e mentes em Cristo Jesus. Amém
 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema / Paróquia: Curitiba - Igreja de Cristo
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa / Organismo: Capela Luterana
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66845
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br