Celebração


ID: 2651

Encontro Sinodal de Regentes e Coralistas

De 16/09/2017 a 17/09/2017

O Conselho de Música do Sínodo Espírito Santo a Belém convida regentes, coralistas e lideranças de grupos de canto que desenvolvem um trabalho com o canto em vozes em sua comunidade a participarem de mais um encontro de formação, em nível sinodal, a se realizar nos dias 16 e 17 de setembro de 2017 na Comunidade de Barracão – União Paroquial Mata Fria. As inscrições devem ser realizadas até 6 de setembro.

A programação inicia às 7h com chegada dos participantes, inscrição e café. Neste encontro vamos trabalhar com quatro oficinas e cada participante pode escolher DUAS (uma Oficina A e uma oficina B), sendo que duas serão ministradas na parte da manhã e as outras duas na parte da tarde.

Sábado, às 9h (Oficinas A)
- Gestos da Regência Coral
- Aquecimento e Técnica Vocal

Sábado, às 15h30 (Oficinas B)
- Leitura de Partitura Coral
- Regras e Dicas para um bom ensaio

Saiba um pouco sobre o que será trabalhado em cada oficina:

Gestos da Regência Coral (Micaela Berger – Regente e Organista): se queremos envolver as pessoas que nos ouvem, precisamos conduzir bem o canto coletivo, fazer o coral entender com nossas mãos e nosso olhar algumas coisas como: a importância de respirar e começar juntos; de finalizar uma frase, de equilibrar a força das vozes, de cantar com clareza, expressividade, de interpretar o texto com expressividade.

Aquecimento e Técnica Vocal (Tamiris Ackbart – Fonoaudiológa): assim como um atleta precisa de preparo físico para ter uma boa performance um cantor e/ou instrumentista precisa preparar corpo e mente para alcançar um som de qualidade e sem tensão e esforço demasiado. Cantar com técnica é saber usar bem o nosso corpo para emitirmos um bom som, é ter consciência dos nossos limites, é conseguir levar a música com sentimento, segurança e conforto.

Leitura de Partitura Coral (Douglas Kalke – Regente e Educador Musical): vamos descobrir como está nossa percepção musical e entender alguns símbolos da partitura como sinais de repetição e de dinâmica, localização das vozes coral na partitura, detalhes importantes para o canto de todo o grupo e para que coralista e regente se entendam melhor.

Regras e Dicas para um bom ensaio (Vinícius Ponath – Regente e Educador Musical): como preparar um bom ensaio, o que não pode faltar, como motivar e exigir, como cativar para que o grupo se mantenha animado até o final do ensaio, “repetir” de diversas formas, dinâmicas de ensaio, enfim, uma boa apresentação é o reflexo de um bom ensaio então é importante planejar e fazer bom uso deste encontro.

No DOMINGO, dia 17, às 9h, a Comunidade de Barracão estará em Festa da Colheita. Estamos, todos e todas, convidados a cantar na celebração apresentando, também, um pouco do que foi desenvolvido no encontro de sábado.

 

LEMBRETES:

- Para pernoite, é preciso levar colchão ou barraca, travesseiro e roupa de cama, além de toalha e material de higiene pessoal.

- Os grupos que precisarem chegar já na SEXTA-FEIRA devem informar na inscrição prévia da necessidade para que a comunidade local se organize para recebê-los.

- Leve novas partituras sacras e com cópias a mais para compartilhar.

- Não haverá taxa de inscrição por pessoa. Hospedagem e alimentação serão patrocinadas pela UP Mata Fria, a qual somos gratos, desde já.

- Cada regente poderá convidar até duas pessoas, membros de seu coral ou de seu grupo vocal para participar, assim como nos anos anteriores.

- Abaixo vocês podem BAIXAR as PARTITURAS que serão trabalhadas no encontro, preparando-se, assim, melhor para aproveitarmos bem nosso tempo.

- Na insrição, informe os nomes de quem vai participar e se é regente, coralista ou liderança de grupo de canto.

 

Contato
Vinícius Ponath
(27) 99811-2897
musica.sesb@gmail.com



“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br