Celebração


ID: 2651

Mensagem da Presidência - Páscoa 2013

31/03/2013

 Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil! Irmãos e irmãs em Cristo!

A palavra bíblica que acompanha o Tema do Ano da IECLB em 2013 – Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo comunidade – é uma palavra do profeta Isaías que, no capítulo 41, versículo 10, diz:
“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão!”

O Pastor Dietrich Bonhoeffer, no seu livro “Vida em Comunhão”, ao caracterizar a comunidade cristã, chama a nossa atenção para um elemento que lhe é essencial.

“Comunhão cristã é comunhão por meio de Jesus Cristo e em Jesus Cristo. [...] Pertencemos uns aos outros tão somente por meio de e em Jesus Cristo”.

Viver comunhão em Jesus Cristo... Não ter medo... Como, diante do que vemos e vivenciamos?

Vivemos tempos em que mortes absurdas ceifam vidas. No Rio de Janeiro, as enchentes estampam uma tragédia reprisada. Boate Kiss são palavras que nos horrorizam. Ao longo deste ano, cada um de nós perdeu pessoas próximas. A IECLB perdeu Ministros e Ministras. O medo nos acompanha nas ruas. Violência e morte parecem andar soltas... e como machucam!

É em meio a essa realidade que existimos enquanto Igreja, enquanto comunidade, por causa de Cristo, por causa da Páscoa, por causa da ressurreição de Jesus Cristo! É em meio a essa realidade que o Lema bíblico da semana da Páscoa de 2013 diz, conforme a palavra do apóstolo Paulo em Romanos, capítulo 6, versículo 9: “Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele”. A morte não tem mais poder sobre o Cristo ressuscitado.

É por isso, por causa daquilo que Cristo conquistou para nós, que celebramos a vida que brota da morte e em meio à morte! Enquanto comunidade de Jesus Cristo, não nos dobramos diante da aparente onipotência da morte! Vivemos a esperança que nos inspira a caminhar juntos, a nos cuidarmos em comunhão. Afirmamos que Jesus Cristo é o Senhor vivo da Igreja. É ele quem a sustenta em meio às tempestades e tragédias!

A Pa. Margarete, cujo falecimento, ocorrido em fevereiro, lamentamos, escreveu o seguinte:
“Nesta última semana da Paixão, ‘é comum já querermos melhorar’ os dias falando na Páscoa. Nada como já identificar o sabor do chocolate antes da Sexta-Feira Santa. Há quem identifique o feriadão ‘como mais um carnaval’ ou, ainda, quem sonhe com dias de folga. Nossos desejos são de melhorar de vida [...]. Diante da doença que se alastra, da falta de zelo com o mundo, da miséria imposta à gente igual à gente, diante da irritação cotidiana com a obra de Deus, nos desejamos melhores dias para qualquer situação... Vamos tentando melhorar o mundo”.

Cristo mostrou mesmo que a vida precisa ser cuidada em cada gesto. A morte do nosso Deus denuncia o quanto cada um, cada uma de nós, contribui com a morte em nosso dia a dia, o quanto nos atemos a melhorias “e esquecemos da transformação”.

Isto é Páscoa! Transformação! Por causa da Páscoa, podemos pedir perdão e recomeçar como pessoas perdoadas e perdoar o nosso semelhante. Por causa da Páscoa, não precisamos viver com medo de Deus e mergulhados em sentimentos de culpa. Podemos semear palavras e ações que promovem paz, reconciliação, o raiar de um novo dia. Podemos crer que a luz rompe as trevas. Por causa da Páscoa, somos pessoas dignificadas por Deus, podemos viver comunidade e podemos testemunhar o amor radical do Filho de Deus.

Páscoa celebra a passagem da aparente vitória do medo e da morte para a real vitória de Cristo sobre o medo e a morte. Viver dessa confiança e testemunhar essa confiança é o desafio que temos enquanto Igreja de Jesus Cristo quando afirmamos Eu vivo comunidade!

Jesus ressuscitou! Sim, ele verdadeiramente ressuscitou! Por isso celebramos Páscoa! Por isso cremos! Por isso testemunhamos!

Feliz Páscoa!

P. Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br