Celebração


ID: 2651

Mensagem de Natal da Presidência da IECLB - 2009

19/12/2009

“Natal

Celebrações no mundo inteiro.

Uma das maneiras de recordarmos e celebrarmos o Natal é com a montagem de presépios.

Em muitos lugares há, inclusive, presépios vivos, com pessoas representativas da comunidade.

No cultos de Natal frequentemente há encenação de crianças, reproduzindo a cena do nascimento de Jesus.

Também há muitos presépios produzidos pela arte popular.

Em casa temos uma coleção deles.

Temos dois presépios trazidos de Belém, do lugar em que nasceu Jesus. São feitos de madeira de oliveira, árvore típica da região. Bem, um deles é uma simples lâmina de madeira recortada que podemos colocar contra o vidro da janela: no centro o menino Jesus, rodeado por Maria e José, acima os três magos que se aproximam, abaixo os pastores já chegados.

Naturalmente todos os presépios têm o menino Jesus, bem como Maria e José. Além dos pastores e dos magos do Oriente, temos, muitas vezes, a estrela de Belém, os anjos e também animais. Em primeiro lugar, ovelhas, das quais os pastores em Belém cuidavam. Mas pode ter também camelos. Um presépio da Alemanha tem também vaquinhas, e um do Quênia, África, até um porco. Animais importantes nessas comunidades.

Alguns presépios são grandes, outros bem pequenos, um usa uma casca de pinhão como caverna, as figuras são feitas de palito de fósforo. Um presépio feito por indígenas do Paraguai é simplesmente as figuras de Maria, José e do Menino Jesus esculpidas num fino pedaço de tronco de madeira, aberto em duas metades, mas que se fecha para esconder as figuras ou se abre para mostrá-las.

Também a aparência das figuras muda. Jesus, Maria e José certamente tinham traços amorenados. Em presépios alemães ou nórdicos as figuram podem ser aloiradas. Nós temos um presépio brasileiro, feito de folha de bananeira, em forma de coroa contendo as figuras de Jesus, Maria e José, negras. Presépios andinos têm os personagens com feições indígenas.

Essas figuras de presépios seriam falsificações da realidade? Não, bem ao contrário: elas são atualizações do primeiro Natal. Atualizações para dentro das mais diferentes realidades, tempos e culturas. Para dentro de nossas vidas. Eles testemunham, assim, que Jesus Cristo é a boa nova de Deus para todas as pessoas.

E, assim, de certo modo, Jesus nasce em todos os tempos e lugares, também hoje. E pode nascer ou renascer, inclusive, no coração de cada um de nós. Aliás, é em nosso coração que o menino Jesus quer morar. É com o nosso coração que podemos adorá-lo. Neste Natal, hoje e sempre.

Feliz Natal.”

Walter Altmann

Pastor Presidente da IECLB
 


Autor(a): Walter Altmann
Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 11957
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br