Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Atos 4.32-35 - 2º Domingo da Páscoa - 11/04/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

07/04/2021

11/04/2021 – 2º Domingo da Páscoa
Pregação: Atos 4.32-35; Leituras: Salmo 133; Marcos 16.12-18
P. Valdir Hobus – Sinop – MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Saudamos a nossa comunidade com o texto bíblico:
Jesus disse para Tomé: Você creu porque me viu? Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! João 20.29
Damos as boas vindas a todos que aqui se encontram. Que o Ressurreto, nosso Senhor Jesus Cristo nos abençoe com sua presença. Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 20 - LCI – Jesus, em tua presença

Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Assim como os discípulos ouviram de Jesus: Paz seja com vocês, também nós queremos viver nessa paz. Onde Cristo está, há paz.
Por isso reunimo-nos em nome de nosso Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº171 - LCI – Ontem, hoje e sempre.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor nosso Deus, Agradecemos por nossa vida, e pela oportunidade de ouvir tua Palavra Senhor. A notícia da Ressurreição trouxe vida nova para os primeiros discípulos, e alegramo-nos por fazermos parte dessa história.
Pedimos perdão pelos pecado que temos cometidos, e por isso, nesse momento de silencio, abrimos o nosso coração aos teus pés.
(Tempo de oração silenciosa)
Concede-nos tua graça e teu perdão. Abençoa-nos com tua paz. Por Cristo Jesus, Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Jesus nos diz: Vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Que Deus conceda seu perdão e sua graça a todos nós.
Amém.

KYRIE
Como pessoas perdoadas e renovadas pela Graça de Deus, olhamos à nossa volta, e nos compadecemos com o sofrimento de tantas pessoas, e de toda a criação que sofre e geme. Por isso cantamos juntos:
Pelas dores deste mundo (LCI 56)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glória in excelsis

ORAÇÃO DO DIA
Senhor nosso Deus, como uma árvore que busca pela água para se renovar, nós buscamos tua Palavra. Queria conceder-nos neste momento o discernimento necessário para compreender teu querer. Abre nossos ouvidos e coração. Fala conosco, Senhor.
Por Cristo oramos, Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 133

Aclamamos a Leitura do Evangelho cantando: Aleluia

2ª Leitura Bíblica: Marcos 16.12-18

3ª Leitura Bíblica: Atos 4.32-35

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 - LCI – Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO
Atos dos Apóstolos é um livro impressionante. Seu autor, o médico Lucas, busca narrar em seus primeiros capítulos a realidade da Igreja de Cristo nos primeiros tempos de sua existência. Como viviam e como experimentavam sua fé os primeiros cristãos, pouco tempo depois de Jesus ter estado aqui na terra.
O texto sugerido para este segundo domingo após a páscoa é de fato muito propício para nossa reflexão. Também nós estamos diante de um novo começo. Páscoa é o evento central de nossa fé. Tudo se define a partir da morte e ressurreição de Jesus. Diante desse evento, cabe-nos perguntar: como nossa vida é impactada por tal fato? O que muda?
Assim como para os primeiros cristãos, também para nós Jesus é aquele quem define toda a nossa existência.
Vejamos então algumas possíveis implicações disso na vida dos primeiros cristãos, e consequentemente, para nós.
Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Atos 4:32
O grupo de crentes da igreja primitiva veio de muitas nações, tornando-se assim um grupo bem diversificado. Entretanto é impressionante observar a sua excepcional “unidade de coração e mente”.
Os cristãos da primeira comunidade tinham línguas, culturas e origens diferentes. Mas através de sua recém encontrada fé que o Espírito Santo criou no ressurreto Jesus Cristo, eles eram humildes e firmemente ligados entre si e foram internamente transformados em “um coração e uma mente”, testemunhando que “Em Cristo somos muitos membros, mas um só corpo”. (Atos 4: 32, 1 Coríntios 12: 13)
Cresce em todo mundo o individualismo, a segregação e o preconceito. Quem não pensa como nós, não tem lugar entre nós. Infelizmente desaprendemos a convier como irmãos.
Contudo, o evento recém celebrado, a Páscoa, Ressurreição de Cristo, nos alerta para esse fato: em Cristo somos um. Todos somos pecadores, e recebemos o perdão e a Graça de Cristo de forma imerecida. Isso nos leva naturalmente a uma nova realidade baseada no mandamento daquele que Ressuscitou: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

Mas compartilhavam tudo o que tinham. Atos 4:32
“Ninguém dizia que as coisas que possuíam eram somente suas” porque se eles podiam oferecer-se totalmente a Deus em primeiro lugar, então quaisquer bens materiais que tinham também pertenciam a Deus e ao grupo. Eles os usavam para mostrar seu verdadeiro amor uns para com outros e para intensificar a propagação da mensagem do Cristo ressurreto dentro do grupo e para o mundo. (v. 32b)
Eles mostravam uma generosidade real em relação a sua riqueza material; todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham. Ninguém reivindicava egoisticamente nada para si mesmo.
Essa realidade talvez seja a mais estranha aos nossos dias. Não se trata de utopia ou sonho... trata-se daquilo que diz Lutero: Onde está o teu coração, ali está o teu Deus.
Aquela comunidade não tinha seu coração na riqueza, nas posses, nos bens materiais... Seu coração estava em Cristo Jesus, e consequentemente, apontava para as outras pessoas. Por isso a generosidade fazia parte de sua vida de fé.
A fé não era expressa pela prosperidade, e sim pela generosidade.
Continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus Atos 4:33
“Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus” (Atos 4.33). Os apóstolos não se desviaram de sua principal missão no mundo de proclamar a mensagem de Jesus Cristo, de amor, paz e reconciliação com Deus e de uns para com os outros, começando em Jerusalém e expandindo para o resto do mundo.
Vivemos quase 2mil anos depois, e continuamos sendo a igreja de Cristo. Precisamos constantemente nos perguntar se ainda testemunhamos nosso Cristo Ressurreto ao mundo.
Testemunhar Cristo é algo que não pode ser desassociado da vida daqueles que tiveram suas vidas impactadas pela notícia da Ressurreição.
Conclusão:
A comunidade de Atos havia descoberto um verdadeiro tesouro: O Cristo Ressurreto. A partir disso, toda a vida foi transformada.
Quero concluir com uma pequena história que fala sobre o verdadeiro tesouro de nossa vida:
Um homem muito rico e seu filho tinham grande paixão pela arte. Tinham de tudo em sua coleção, desde Picasso até Rafael. Muito unidos, se sentavam juntos para admirar as grandes obras de arte.
Por uma desgraça do destino, seu filho foi para guerra. Foi muito valente, e morreu na batalha, quando resgatava outro soldado.
O pai recebeu a notícia e sofreu profundamente a morte de seu único filho. Um mês mais tarde, justo antes do Natal, alguém bateu na porta...
Um jovem com uma grande tela em suas mãos disse ao pai:
- Senhor você não me conhece, mas eu sou o soldado por quem seu filho deu a vida, ele salvou muitas vidas nesse dia, e estava me levando a um lugar seguro quando uma bala lhe atravessou o peito, morrendo assim, instantaneamente. Ele falava muito do senhor e de seu amor pela arte. E o rapaz estendeu os braços para entregar a tela: - Eu sei que não é muito, e eu também não sou um grande artista, mas sei também que seu filho gostaria que você recebesse isto”. O pai abriu a tela. Era um retrato de seu filho, pintado pelo jovem soldado. Ele olhou com profunda admiração a maneira em que o soldado
havia capturado a personalidade de seu filho na pintura. O pai estava tão atraído pela expressão dos olhos de seu filho, que seus próprios olhos se encheram de lagrimas. Ele agradeceu ao jovem soldado, e ofereceu pagar-lhe pela pintura.
- Não, senhor, eu nunca poderia pagar-lhe o que seu filho fez por mim. Essa pintura é um presente. O pai colocou a tela a frente de suas grandes obras de arte, cada vez que alguém visitava sua casa, ele mostrava o retrato do filho, antes de mostrar sua famosa galeria.
O homem morreu alguns meses mais tarde, e se anunciou um leilão de todas as suas obras de arte.
Muita gente importante e influente , com grandes expectativas de comprar verdadeiras obras de arte. Em exposição estava o retrato do filho. O leiloeiro bateu seu martelo para dar início ao leilão. -Começaremos o leilão com o retrato FILHO.

Quem oferece por este quadro? Um grande silencio... Então um grito do fundo da sala:
- Queremos ver as pinturas famosas!!! Esqueça- se deste!
O leiloeiro insistiu...
- Alguém oferece algo por essa pintura?? $100? $200?
Mais uma vez outra voz:
-Não viemos por esta pintura! Viemos por Van Goghs, Picasso,..
Vamos as ofertas de verdade...
Mesmo assim o leiloeiro continuou...
- O FILHO!!! O FILHO!!! Quem leva o filho?
Finalmente, uma voz:
- Eu dou $10 pela pintura...
Era o velho jardineiro da casa. Sendo um homem muito pobre, esse era o único dinheiro que podia oferecer.
- Temos $10! Quem da $20? “, gritou o leiloeiro.
As pessoas já estavam irritadas, não queriam a pintura do Filho, queriam as que realmente eram valiosas, para completarem sua coleção. Então o leiloeiro bateu o martelo.
- Dou-lhe uma, dou-lhe duas, vendida por $10!!!
O leiloeiro soltou seu martelo e disse:
- Sinto muito damas e cavalheiros, mas o leilão chegou ao seu final.
- Mas, e as pinturas? , disseram os interessados.
- Eu sinto muito., disse o leiloeiro, Quando me chamaram para fazer o leilão, havia um segredo estipulado no testamento do dono. Não seria permitido revelar esse segredo até esse exato momento. Somente a pintura o filho seria leiloada; aquele que a comprasse, herdaria
absolutamente todas as posses deste homem inclusive as famosas pinturas.
O homem que comprou O FILHO fica com tudo.
Reflexão: Deus nos entregou seu filho, que morreu numa cruz a 2000 anos.
Assim, como o leiloeiro a mensagem hoje é sobre O FILHO. Quem ama o filho tem tudo
HINO
Hino escolhido pela comunidade.

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos nossa fé com as Palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 84 - LCI – Te agradeço


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor Deus te abençoe e te guarde, que Ele faça resplandecer seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor sobre ti levante sua face e te dê a Paz.

ENVIO
Vamos na Paz de Cristo e sirvamos a Ele com alegria

CANTO FINAL
Nº 293- LCI – Dá-nos esperança e paz


Autor(a): Pastor Valdir Hobus
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 2º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 32 / Versículo Final: 35
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 61207

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br