Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Hebreus 10.16-25 - Sexta-feira da Paixão - 02/04/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

02/04/2021

02/04/2021 – Sexta-feira da Paixão
Pregação: Hebreus 10. 16-25; Leituras: Is 52.13 – 53.12; Sl 22; Jo 19.16-30 (31-37).
P. Osmar Diesel – Paróquia Evangélica de Rondonópolis - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia (boa noite). Sejam bem vindos ao culto no qual lembramos o grande amor de Jesus por nós. Como pecadores merecemos o castigo a ira de Deus sobre nós, mas Jesus toma o nosso lugar. Este dia também nos lembra de tantas injustiças deste mundo onde um inocente é condenado a morte para satisfazer a sede por poder. Mas também queremos celebrar a vitória de Deus sobre o mal. Ouçamos a Palavra do Senhor que Ela seja a fonte para nossa esperança e para nosso agir. Que a Palavra de Deus nos ajude a mudar os caminhos errados de nossa vida. Acolhemos as pessoas que hoje nos visitam. Agradecemos a presença de cada um de vocês, desejamos que se sintam bem em nosso meio e voltem sempre.

CANTO DE ENTRADA

06 – Livro de Canto – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos na presença de Deus Pai, que enviou Jesus para ser o nosso Salvador. Estamos na presença de Jesus que deixou sua glória para tornar-se um ser humano como nós. E na presença do Espírito Santo que nos ajuda a fazer a vontade de Deus.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
173 – Livro de Canto – Nome sobre todo nome

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nós te damos graças porque o Senhor luta contra o mal deste mundo e contra o mal dentro de nós. Humildemente confessamos nosso pecado. Nós colaboramos com o mal que existe no mundo com nossas palavras ofensivas, nossos pensamentos de poder sobre os demais, nossas ações que prejudicam outros. Disso nos arrependemos o clamamos por tua misericórdia através de Jesus. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
A Palavra de Deus nos ensina a confiarmos na misericórdia de Deus vinda através de Jesus Cristo. Crês nisto? Então responda, sim. (esperar a resposta). Eu te anúncio em nome do Senhor Jesus que teus pecados estão perdoados, viva em alegria e conte a outros o motivo de tua alegria e se pronuncie contra injustiças. Amém.

KYRIE
Olhando o nosso mundo vemos que ele precisa de pessoas que anunciem a graça e a misericórdia de Deus. O mundo precisa de pessoas que se pronunciem contra as injustiças. Em nosso mundo há pobreza, guerras, fome, e outros males. Por isso clamemos ao nosso Deus cantando...

42 – Livro de Canto – Liberta-nos, fiel Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

 

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o Deus que nos perdoa e que não abandona o mundo. Cantamos o hino:
432 – Livro de Canto – Dignus es


ORAÇÃO DO DIA
Nós te agradecemos Senhor, Pai celeste, que através de Jesus Cristo nos acolhe em teu agir salvador e santificador. Nós somos gratos, pois és o Deus eterno e realiza tua vontade na história e nós podemos ver o teu agir, nos admirar e agradecer. Abençoa-nos com tua Palavra, que ela crie em nós um coração disposto a fazer tua vontade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LjEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 52.13 – 53.12

2ª Leitura Bíblica: Sl 22

3ª Leitura Bíblica: Jo 19.16-30 (31-37)

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

426 – Livro de Canto – Ó, meu Jesus, que mal
Ou: Nº ____________________________________________________

PREGAÇÃO: Hb 10. 16-25

Participar da igreja, pra que isso?
Cara comunidade!
Começo contando a vocês a história de um rapaz. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul tem algumas casas de recuperação de pessoal envolvido com drogas e álcool que comunidades de nossa
Igreja apoiam. É um trabalho muito importante e bonito.
Certa vez um rapaz chegou a fé em Jesus graças a esse trabalho. Lá ele conheceu Jesus e entregou sua vida a Cristo. Após o período de internação e recuperação ele voltou muito alegre pra casa. Contou ao seu pai que estava recuperado, que não bebia mais e que tinha entregue sua vida a Jesus.
Seu pai ao invés de ficar contente com a decisão do filho disse pra ele: “Não quero CRENTE na minha casa e expulsou o filho de casa. Graças a Deus isso não afetou ele. Ele continuou caminhando na fé em Jesus e longe das bebidas.
Os destinatários da carta aos hebreus também tinham desafios. Eram perseguidos por sua fé até por parentes, alguns até eram mortos pelo seu próprio povo. Alguns tinham suas propriedades confiscadas. Então alguns por medo de perseguição deixavam de se reunir para não serem identificados como cristãos.
O apóstolo Paulo está fazendo eles refletirem sobre abandonar a fé em Jesus deixando de reunir-se e voltando ao apego as leis do Antigo Testamento.
Seu convite a continuar se reunindo começa com a lembrança do perdão. Sacrifícios de animais para ser perdoado como eram feitos nos templo em Jerusalém estão longe da grande graça de Deus que coloca sua lei, sua vontade, no coração daqueles que estão ligados a Jesus.
Pela fé em nosso Salvador se cumpre a promessa de Deus de que sua vontade estaria nos nossos corações e nos nossos pensamentos e que Deus esquece dos nossos pecados. Que grande bênção: perdão, orientação nesta vida, e depois a vida eterna.
Mas como permanecer nesta fé? Agora vem a receita. “Não deixemos de nos reunir para adoração a Deus.” É nos reunindo que fugimos da grande doença chamada EGOISMO. Só quem tem outras pessoas com quem conversar sobre a fé, sobre entendimento da Palavra de Deus, sobre o amor e sua prática, que são as boas obras. Só quem tem outros para animar e ser animado na vida de fé abandona o pecado e tem a vida eterna.
Voltemos ao rapaz do início. Como ele chegou a fé? Havia pessoas que falaram sobre o perdão de Deus e a nova vida que ele poderia ter a partir da fé em Jesus. Foi se reunindo com outros que ele aprendeu a orar. Foi se reunindo com outros que ele aprendeu a entender a Bíblia. Foi se reunindo com outros que ele disse não as drogas. E foi se reunindo com outros que ele construiu uma vida feliz.
Se ele cedesse ao pai que não queria um “crente” em sua casa e se afastasse da fé como seu pai queria provavelmente voltaria ao alcoolismo e arruinaria sua vida.
Nem todos tem uma vida destruída pelas drogas, mas muitas vezes esse cominho onde a pessoa não se acha pecadora é o pior. É fácil encher-se de orgulho e não se ver como um necessitado do perdão de Deus. Por isso cuidado. Cuidado com a ideia de que é uma boa pessoa, cuidado com a ideia de que não precisa do perdão de Deus. Cuidado com a ideia de que não precisa se reunir com outros irmãos e irmãs para juntos se fortalecerem na fé.
Se você acha que não precisa reunir-se para fortalecer a fé eu te pergunto: “Você ama a Deus mais que teu trabalho, teus amigos, tua família, teus momentos de diversão ou outras coisas?” Lembre que se você ama alguma outra coisa mais do que a Deus você está pecando contra o primeiro mandamento.
Nem vou falar sobre os outros mandamentos. Mas quem não dá tempo para Deus em sua vida, está com a porta aberta para uma vida longe de Deus e por isso a outros pecados. Pois só na comunhão com Deus e com outros irmãos e irmãs na fé seremos fortalecidos e dizer não para as tentações que aparecem em nossa vida.
Hoje se fala muito mal da igreja. Em algumas situações as criticas são verdadeiras. Eu mesmo tenho enormes criticas as práticas de outras igrejas e também tenho criticas a nossa igreja. Mas também vejo uma número enorme de tantas coisas boas que as igreja fazem. A nossa igreja já teve orfanatos que ajudaram tantas crianças, tem ancionatos maravilhosos, tem creches em muitos lugares para pessoas carentes, em muitas cidades fundou hospitais, tem começado trabalhos de levar a fé a pessoas que ainda não conhecem Jesus. Além de tantos outros trabalhos que as vezes nem ficamos sabendo. Eu nunca tive problemas com drogas, mas eu só posso dizer que foi a participação na igreja que me manteve longe das drogas.
(O exemplo a seguir é de minha vida, quem for pregar pode buscar algo em sua vida pelo que seja grato o Deus e vida em comunhão com irmãos na fé) Sempre fui fiel a minha esposa, também tenho que dizer que é graças a fé que aprendi com irmãos e irmãs na fé, pois se não fosse a comunhão com Deus eu me deixaria levar pelas tentações que surgiram em minha vida. Por isso posso dizer que as bênçãos de reunir-se com irmãos na fé me guardou de tantos males em minha vida.
Quer ter uma vida feliz? Quer ter uma vida com Deus? Reúna-se com irmãos na fé.
Que Deus nos abençoe para dia a dia termos mais da graça e do amor de Deus junto a outros irmãos. Amém.
171 – Livro de Canto – Ontem, hoje e sempre

Ou: Nº ____________________________________________________


CONFISSÃO DE FÉ
Em meio ao mundo repleto de injustiças confessemos que cremos no agir de Deus no mundo e em nossas vidas.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

526 – Livro de Canto – Glória para sempre

Ou: Nº ____________________________________________________


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO

294 – Livro de Canto – Bênção araônica

ENVIO
Agora vão. Busquem servir segundo o exemplo de Jesus Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitas pessoas. Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL

288 – Livro de Canto – Vem derrama a paz

Ou: Nº ____________________________________________________
 


Autor(a): Pastor Osmar Diesel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Sexta da Paixão

Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 16 / Versículo Final: 25
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 61205

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br