Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Já podemos sentir os sinais da ressurreição

2º Domingo de Páscoa

19/04/2020


Com a participação do Gustavo Goltz (voz), Eder Targino (órgão) e do P. José Kowalska

Neste culto, queremos pedir a Deus para que coloque em nossos corações, a certeza no lugar da dúvida, a esperança no lugar do medo.

Pregação baseada na 1ª Carta de Pedro 1.3-9
Muitas pessoas pensam a ressurreição somente em relação a vida após a morte. Mas, não precisamos esperar até morrer para sentir a ressurreição. Assim como nós não esperamos o Domingo de Páscoa para lembrar da ressurreição de Cristo. Cada domingo é dia de celebrar a vitória de nosso Senhor sobre as forças de morte e mal que existem neste mundo. A cada domingo celebramos uma pequena Páscoa.
O início do texto da primeira carte de Pedro, também é citado na cerimônia fúnebre. Somos lembrados que a ressureição nos transforma, nos regenera para uma viva esperança. Esse texto é dito para as pessoas que estão presentes no velório e que seguirão com as suas vidas. Mesmo em meio à morte somos lembrados da grande misericórdia de Deus. Assim também em situações como as atuais, em meio à pandemia, lembramos da misericórdia divina.
A carta de Pedro também não é ingênua, ali está escrito que passaremos por provações. Os sinais do mal, da morte se fazem presente em nosso existir. Isso acontece não só por causa da Covid-19, nós todos passamos por situações que nos testam, que nos fazem até pensar em desistir. Cada um de vocês, cada uma de vocês sabe muito bem do que estou falando. Podem ter sofrido a perda de uma pessoa querida, do trabalho com o qual traziam alimento ao seu lar, até mesmo serem machucados por pessoas em quem vocês confiavam. A vida é dura, a vida neste mundo é muito cruel. Se formos negativos, podemos pensar que passamos de sofrimento em sofrimento até ser libertados pela morte.
Mas, somos convidados, pelo Apóstolo a não desistir, somos convidadas a renovar nossa esperança, porque Deus nos ajuda a seguir adiante.
A partir da ressurreição de Cristo, relembramos o amor de Deus em nossas vidas. Não olharemos tudo cor de rosa, mas saberemos os limites do mal. Olharemos para nossas vidas como uma maratona, onde com esforço e dedicação seguimos adiante. Onde somos refrescados por Deus com a água da vida. E assim a cada curva do trajeto podemos olhar para trás e ver tudo o que Deus fez por nós. Deus nos ressuscita de tanta coisa ruim.
Observe a sua vida, será que você enxerga onde Deus lhe ajudou? Será possível ver sinais do amor divino em meio à desgraça? Acredito que sim. Por isso, tanta gente usa a expressão “graças a Deus”.
Graças a Deus podemos agradecer. Podemos ver em nossa vida pessoas que nos amam, que estão junto a nós. Podemos agradecer porque até nas situações mais complicadas observamos o agir divino. Assim como aquele texto das pegadas na areia: Deus está junto de nós e nas situações mais complicadas nos carrega em seu colo.
Que Deus nos carregue em seu colo quando for necessário, mas principalmente agradecemos por tudo o que tem feito para nós. Somos pessoas amadas, graças a Deus!

Bênção
Que o Deus da vida abençoe vocês.
Que o Cristo ressuscitado acompanhe vocês.
Que o Espírito Santo ajude vocês a viverem a Boa Nova da ressurreição. Amém.
 


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Pedro I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 56149
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br