Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

João 3.14-21 - 4º Domingo na Quaresma - 14/03/2021

14/03/2021

14/03/2021 – 4º Domingo na Quaresma
Pregação: João 3.14-21; Leituras: Números 21.4-9; Efésios 2.1-10
P. Adriel Raach – Cuiabá – MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Assim como Moisés, no deserto, levantou a serpente numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.” João 3.14-15
Sejam bem-vindos, sejam bem-vindas! Vamos juntos celebrar o amor de Deus, amor este que foi capaz de dar o próprio filho como sacrifício, para morrer no lugar de todos e todas nós.
- Quem vem hoje aqui pela primeira vez? – Nós acolhemos com alegria quem vem à casa de Deus. Ele convida a todas as pessoas para fazer parte da sua comunhão! Bem-vinda! Bem-vindo! A casa também é sua!

CANTO DE ENTRADA
Nº 26 - LCI – Reunidos aqui

Ou: Nº 18 – O nosso encontro____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome e na presença do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 - LCI – Trino Deus

Ou: 02 – Que a graça

CONFISSÃO DE PECADOS
- Misericordioso Deus, diante do teu grandioso amor por nós e pelo mundo que criaste ficamos envergonhados e muitas vezes tentamos nos esconder nas trevas, escondemos nossos pecados e nossas maldades. Sabemos que a fé que temos em ti não combina com essa atitude! Sabemos que tu esperas de nós a confissão sincera, de coração aberto! Crer em ti nos chama à responsabilidade de zelar pela paz e pelas boas práticas de amor neste mundo. Perdão, ó Pai, porque somos fracos e falhamos constantemente nesta tarefa. Sem o que tu fizeste por nós em Cristo, na cruz, estaríamos totalmente perdidos! Por isso é que nós te pedimos: Tem misericórdia de nós e perdoa-nos! Por teu Filho Jesus, nosso libertador e salvador, Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus.” João 3.18 - Aos que confessam seus pecados e sua total dependência a Cristo a promessa de Deus é que a sentença já foi dada: a você que crê em Cristo, receba o perdão de Deus – em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
- “Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau.” João 3.19

 


E por causa da maldade do coração humano, o ódio, a violência, a opressão, a ganância e o egoísmo… o mundo sofre, geme de dor! A criação de Deus é perfeita! Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Porém, podemos e fazemos escolhas erradas! Pensamos demais em nós mesmos como se fôssemos únicos e especiais e de menos na criação como um todo, onde tudo é especial e de valor e de crucial importância! Resta-nos orar a Deus para que se apresse em nos socorrer.
Cantemos – Nº 261 – LCI - Justiça terá por fruto pra sempre a paz

ORAÇÃO DO DIA
Pai amoroso, tu destes a maior prova de amor pela humanidade quando permitiste que teu Filho fosse pregado naquela cruz. Faz-nos enxergar esse amor através deste gesto. Ajuda-nos a seguir teu Filho Jesus e a reconhecer nele a grande luz para iluminar nossas ações. Fortalece a nossa fé hoje, através da palavra pregada. Ao ouvirmos sobre o teu amor somos lembrados da nossa verdadeira essência que foi criada por ti para cuidar deste mundo como tua maravilhosa criação. Por teu Filho Jesus, que é a palavra da criação e também da salvação do mundo, hoje e eternamente. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Números 21.4-9

2ª Leitura Bíblica: Efésios 2.1-10

3ª Leitura Bíblica: João 3.14-21

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 166 – LCI – O Senhor é a minha força

PREGAÇÃO:
Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo esteja com todos e todas vocês. Amém.
- Quem aqui tem medo do escuro? Levanta a mão! Pode assumir, gente! Eu sei que a tem gente aí com medo do escuro! E por que é que temos medo do escuro? ...Nós tememos o que não podemos ver! Tememos ser pegos de surpresa, seja por um “fantasma”, um ladrão ou até mesmo pelo pé da cama que a gente acerta o dedinho do pé com toda força e sente muita dor. Sendo assim, é sempre melhor termos o ambiente bem iluminado. Até por isso a grande maioria das atividades no mundo são realizadas durante o dia... primeiro porque tem luz de graça e abundante para realizar tudo com clareza e tranquilidade... segundo porque a grande maioria das coisas que se faz no mundo são de coisas boas, necessárias e importantes! É claro que eu não estou afirmando que os trabalhos realizados à noite são ruins, maus, até porque hoje contamos com a energia elétrica para iluminar os locais e muita coisa boa também é realizada também durante a noite. Porém, vocês devem concordar comigo que uma das coisas que nos faz ter medo do escuro é que, geralmente, os crimes, os roubos, os sequestros, os assaltos, os assassinatos, o tráfico e tantas outras coisas ruins são realizadas em maior parte à noite, na escuridão... o motivo é óbvio: precisam esconder as maldades, para que ninguém veja ou descubra o mal que está sendo realizado.
- O Evangelho de João nos traz um texto muito conhecido e citado sempre quando se fala do amor de Deus pela humanidade. O mais famoso versículo é o 16: “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” O texto maior onde este versículo está inserido está falando principalmente do gesto revelador de Deus em favor da humanidade... primeiro citando Moisés e o seu gesto de erguer a serpente numa estaca. Quem fosse picado por uma cobra venenosa bastava olhar para a serpente erguida na estaca que seria salvo. Jesus agora era como esta serpente, salvando àqueles e àquelas que eram tomados pela maldade e que se arrependiam. Agora eles têm o recurso de olhar para Cristo e serem libertados dos pecados e maldades. Na sequência o evangelista fala da luz que Deus enviou ao mundo para que a humanidade pudesse escolher fazer o que é bom. Jesus, o seu Filho é esta luz, sacrificado à luz do dia, erguido numa cruz, exposto para todos verem! Mesmo assim a humanidade escolheu as trevas, a escuridão, ou seja, escolheu esconder suas maldades e não olhar para a luz que resplandecia em Cristo, pois, ao olhar para o Filho da humanidade, estariam enxergando sua essência, a verdadeira razão de serem criados e, assim seriam reveladas as suas maldades e seus pecados, tudo o que os afastava da humanidade original criada por Deus à sua imagem e semelhança!
- Crer em Jesus Cristo significa olhar para a luz a partir da escuridão! Não é um gesto fácil, pois fará com que nossas maldades e nossos pecados sejam revelados, ou seja, trazidos para a luz do dia! Quando tomamos a decisão de seguir pelo caminho da verdade e da bondade então devemos estar dispostas a revelar nossas ações, agir na luz do dia! Quando nos voltamos para o Cristo resplandecente na cruz e cremos nele de todo o coração, somos agraciados com o perdão e a chance de poder agir no mundo a fim de que todos possam ver claramente as nossas ações que, então, serão pautadas na vontade de Deus.
- O amor de Deus é capaz de dar o próprio filho como sacrifício, para morrer no lugar de todos e todas nós. Sim! Isso precisava ser numa cruz! Bem no alto, à luz do dia! Ao contrário das coisas erradas que fazemos, as quais fazemos de tudo para manter escondidas, na escuridão. O amor e o testemunho de fé precisam aparecer e continuar sendo multiplicados para trazer de volta a criação original de Deus, que é amor, bondade, misericórdia, justiça e paz... tudo inverso ao que Jesus recebeu ao ser pregado naquela cruz! Vamos olhar para ela e nunca nos esquecer da maldade que somos capazes de praticar. Porém, pela mesma cruz Deus não nos deixa esquecer do que Ele é capaz de fazer para nos revelar o seu amor por nós! Vamos corresponder a este amor através das nossas ações aqui no mundo!
- E quando bater aquele medo do escuro lembre-se que temos um Deus que resplandece em luz para iluminar a nossa caminhada, por mais difícil e pesado que seja. As maldades e injustiças que ainda sofremos aqui neste mundo são consequências das ações praticadas na escuridão, ou seja, distantes da essencialidade do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus. Ora somos vítimas dessas consequências, ora também somos os agentes, pois continuamos pecando. Precisamos olhar sempre para a luz de Cristo e continuar tentando trazer cada vez mais e mais pessoas para esta luz para que o mundo veja as boas obras que fazemos! Essas boas obras são resposta da fé que temos no Salvador Jesus, que é o único capaz de nos libertar da escravidão do pecado e nos trazer de volta à luz. Seguir a Cristo significa servir em amor, assim como Ele fez, à luz do dia, sem nada a temer. Que Deus nos ajude. E a paz de Deus, que excede nosso entendimento, guarde nossos corações e nossas mentes em Cristo Jesus. Amém.

HINO
Nº 285 - LCI – Que a luz de Cristo brilhe


CONFISSÃO DE FÉ
Voltados para a cruz de Cristo, lembramos que somos guiados pela luz que resplandece do crucificado. Nossa maldade é revelada, mas o amor de Deus nos alcança e podemos confessar a nossa fé de todo o coração. Fazemos isso juntos através das palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 564 - LCI – Abre nossos olhos


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Deus, Pai de amor e justiça. Nós agradecemos por este culto, pela palavra que nos foi trazida e, acima de tudo agradecemos pelo teu gesto amoroso, quando fostes capaz de entregar teu Filho para morrer na cruz em nosso favor. Ao olharmos para ele nos damos conta do quanto erramos e pecamos, mas também do quanto tu nos amas. Queremos corresponder a este amor através das nossas ações neste mundo. Mas, reconhecemos que sozinhos não somos capazes. Dependemos de ti, que através da constante ação do teu Espírito Santo protege, ampara, orienta e consola teus filhos e tuas filhas. Recebe a nossa oração em favor das pessoas que sofrem, seja pelo luto, por depressão, doença, privação da liberdade, separação ou mesmo pela falta de esperança e pelo medo de que a maldade venha nos atingir. Oramos em favor da tua Igreja no mundo. Que cada cristão e cada cristã seja capaz de se voltar para a cruz e enxergar em teu Filho Jesus a verdadeira luz que nos guia em meio à escuridão do mundo. Intercedemos pelo país e pelas autoridades no mundo inteiro, para que trabalhem pela paz, agindo sempre à luz do dia, ou seja, sem mentiras e maldades que só destroem a nossa humanidade e promovem o ódio e à opressão aos mais fracos. Esteja com as nossas famílias e com nossas comunidades, auxiliando onde for preciso para que nossas boas obras sejam vistas e estejam sempre de acordo com a tua santa e perfeita vontade. O mais que temos em nossos corações incluímos na oração que teu Filho nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus te abençoe e te guarde. Que ele faça resplandecer seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.
- Demos graças a Deus!

CANTO FINAL
Nº 300 - LCI – Deus vos guarde pelo seu poder


Autor(a): Pastor Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 4º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 61046

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
REDE DE RECURSOS
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br