Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

No labirinto da vida, seguimos a Cristo que é o caminho, a verdade e a vida

Culto on-line 5º Domingo da Páscoa

09/05/2020


Culto feito em mutirão, com a participação de Ana Sophia Kowalska (voz), Lélia Brazil (flauta), Eder Targino (piano), P. José Kowalska

Hoje, junto ao Dia das Mães, nós celebramos o 5º Domingo da Páscoa e quero acolher vocês com as palavras de Jesus Cristo que diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Hoje mais do que nunca é necessário perguntar-se qual caminho eu quero trilhar, qual a verdade eu acredito, qual a vida que quero viver. Que Jesus nos guie ao Pai.

Pregação baseada em João 14.1-14
Desde pequeno tenho fascinação por labirintos. Não sei porque, mas adorava procurar, nos labirintos impressos, o caminho desde a entrada até a saída. Sempre que posso me adentro em labirintos, sejam eles de papel, na realidade virtual ou na vida real. Mas, para muitas pessoas labirintos são só para se estressar. A falta de perspectiva, a impossibilidade de saber o que virá na próxima esquina, faz com que muitas pessoas detestem labirintos. Eu por minha parte, a falta de perspectiva me desafia. Procurar a solução, encontrar o caminho que une a entrada e a saída, é que justamente me motiva. Qual será o caminho certo? Não o sei, até tê-lo transitado.
Se me permitem quero comparar a nossa vida com a travessia num labirinto. Pois, na vida nós só sabemos o início e o fim. O que acontece no meio, ainda que muito bem planejado, ninguém tem certeza. Pessoas supostamente destinada para um fim, podem terminar justamente em outro totalmente diferente. Nós podemos fazer planos, mas ninguém sabe o que a próxima esquina nos trará, o próximo dia. Para sermos sinceros, ninguém sabe o que acontecerá na próxima hora. Podemos ter alguma noção, mas certeza mesmo ninguém tem.
Talvez seja agora momento para deixar de lado os labirintos e olharmos o Evangelho de hoje. Jesus está diante dos seus discípulos e quer consolá-los. Mas, parece que o consolo se tornou confusão. Jesus fala da sua unidade com o Pai, do seu ministério que é ajudar às pessoas chegarem até Deus. Porém, os discípulos ficam cada vez mais confundidos. Eu os guio, diz Jesus. Por onde?, pergunta o apóstolo. Confiem em mim, diz Jesus. Mas, nós precisamos saber exatamente, diz o apóstolo.
Parece que os apóstolos não andaram com Jesus pela Palestina. Parece que o ensino, a vivência, a experiência foram esquecidos. Jesus mostrou o caminho diversas vezes. Com exemplos bem concretos, Jesus acolheu pessoa, curou doentes, deu dignidade para aquelas pessoas a quem se lhes tinha sido dito que não a mereciam. Jesus se mostrou como aquele que guia para uma vida plena e abundante. Mesmo assim, aqueles discípulos não conseguiram entender.
Será que nos hoje entendemos? Quanta gente usa o nome de Deus para inventar Fake News? Quanto ódio é destilado em nome de um Deus que é amor?Hoje mais do que nunca, somos desafiados a perguntar-nos qual caminho eu quero trilhar? Qual a verdade eu acredito? Qual a vida que quero viver? Pessoas, que se dizem cristãs, tem em sua condição de cristãs um compromisso gigantesco e uma responsabilidade enorme.
No labirinto da vida, qual a sua atitude? Você só anda em círculos e grita que está na saída? Você fica batendo com a parede, dizendo que ela não existe? Você coloca armadilhas para que as outras pessoas caiam? Ou você escuta a voz de Jesus e aprende com o seu exemplo?
Tenho dito isso para várias pessoas e volto a repeti-lo aqui: em tempos de crise, nós vemos a verdadeira face das pessoas. Em tempos de crise, vemos a verdadeira essência das pessoas.
Eu convido você, que se diz pessoa cristã, a que no labirinto da vida siga a Deus, o Deus da verdade, aquele que amou tanto a humanidade que seu próprio Filho para que nós tivéssemos vida, vida plena e eterna. Amém.

Oração pelas mães
Pai amoroso que estás no céu, nós te agradecemos por tudo que nos deram nossas mães: O amor tão precioso que nunca poderá ser medido. O tempo que não ser medido nas horas que elas dedicam cada semana. A paciência que parece não ter fim e pode até mesmo parecer esticar-se passando o ponto de ruptura. Que possamos ver tua mão amorosa guiando a cada uma delas. Nós oramos por aquelas mães que temem que vão ficar sem amor, sem tempo, ou sem paciência.
Te pedimos que as abençoes com teu amor que é tão especial e as enchas com teus dons para que possam continuar educando e criando seus filhos, ainda que já estejam grandes. Derrama, hoje, as tuas bênçãos sobre cada uma das mães. Amém.


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 14
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 56532
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br