Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Páscoa - Marcos 16.1-8

Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia

04/04/2021

 

Páscoa- 04/04/2021
Pregação: Marcos 16.1-8; Leituras: Isaías 25. 6-9; Atos 10. 34-43
Pastora Sinodal Vera Lucia Engelhardt – Sínodo da Amazônia

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele”. (Rm 6.9)

Chegou a Páscoa! Cristo ressuscitou, há vida e temos esperança, pois a morte não tem poder.
Bem-vindo e bem-vinda ao culto da Páscoa.
Vamos celebrar a vitória da vida sobre a morte.
Vamos nos alegrar, orar, evangelizar e cantar juntos e juntas.

CANTO DE ENTRADA
442 - LCI – Celebrai a Cristo

SAUDAÇÃO
Nos reunimos no culto da Páscoa em nome de Deus, Todo-Poderoso Criador, em nome de Jesus Cristo, o ressuscitado, Senhor e Salvador, em nome do Espírito Santo, consolador e animador!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
26 - LCI – Reunidos aqui

CONFISSÃO DE PECADOS
Na presença de Deus é preciso reconhecer que somos pessoas pecadoras, nos deixamos vencer por tentações, erramos e pecamos contra Deus o contra nosso próximo. Vamos fazer um exame de nossos pensamentos e ações, à luz dos mandamentos e confessar o pecado e em arrependimento pedir o perdão de Deus.

Oremos: Deus de amor e misericórdia, reunidos e reunidas em tua presença nos damos conta do pecado que cometemos – o medo nos domina, nos deixa sem ação. Há muito desentendimento entre nós, dizemos palavras ofensivas e que provocam ira e confusão. Preferimos ficar em nosso cantinho que agir e falar de teu amor, de teu reino de paz e justiça. A vida dentro de nossa casa, em nosso lar, também revela o pecado que cometemos, a impaciência, a ofensa, desunião, não ensinamos a nova geração o amor a Ti Senhor. Perdoa-nos Senhor, envia sobre nós o Espírito Santo para mudar nossa mente e nossas ações e para que vivamos verdadeiramente como teus filhos e filhas. Por Cristo Jesus, amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Nosso Deus é Deus perdoador. Ele se alegra com o pecador arrependido. Ele enviou Jesus Cristo ao mundo, aos seus amados e amadas, inclinando-se ao pecador, a pecadora para perdoar e salvar. “Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados” (Rm 8.33). Anuncio a quem se arrependeu de seus pecados o perdão em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Libertos do pecado pelo perdão, nossos olhos clareiam e enxergam o sofrimento no mundo, nos comovemos e nos compadecemos. É hora de agir para cuidar e preserver a vida e a primeira ação é orar e clamar por compaixão e misericordia de Deus. Oramos, cantando juntos e juntas:

56 – LCI - Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
“Este é o dia que Senhor fez; exultemos e alegremo-nos nele”. (Sl 118.24)
Glória a Deus, hoje é o dia do Senhor, dia da vitória da vida sobre os poderes da morte! Vamos nos alegrar e cantar:

84 – LCI - Te agradeço

ORAÇÃO DO DIA
Querido Deus, é muito bom nos reunirmos em culto nesta Páscoa. Desejamos ouvir o evangelho. Faze, ó Senhor, que ouçamos a tua palavra com devoção, que compreendamos a tua Palavra, que a boa notícia da vida que vence a morte seja crida e anunciada por nós. Por Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 25. 6-9
2ª Leitura Bíblica: At 10. 34-43
3ª Leitura Bíblica: Mc 16. 1-8

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
165 - LCI – Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO
Estimada Comunidade!
“Que o amor de Deus, a graça do nosso Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo estejam entre nós”. Amém.

O que você faz em dias difíceis? Como você reage ao enfrentar as tensões do dia a dia, na família, no trabalho? E como faz para suportar tempos de tristeza? Como resolver nossos grandes dilemas e sofrimentos? Aquelas três mulheres amanheceram andando e se perguntando como resolver seu pesado problema – uma pedra e a perda de Jesus.

Aquela semana da festa da Páscoa em Jerusalém foi cheia de emoções e tensões para os discípulos e discípulas de Jesus. Cada um reagiu diferente: alguns trabalharam para preparar a refeição da Páscoa, uma pessoa traiu o mestre, um o negou, alguns dormiram quando deveriam vigiar e orar; um desembainhou a espada para defender o mestre; uma mulher ungiu/perfumou Jesus, um tratou de sepultar Jesus; alguns ficaram trancados dentro de casa.

Foi uma semana difícil. Ainda naquela semana, na sexta feira, Maria Madalena, Maria e Salomé “observaram de longe” (Mc 15. 40) a crucificação e presenciaram e morte de Jesus. Elas acompanhavam Jesus e o serviam quando Jesus estava na Galiléia. Maria Madalena e Maria viram José de Arimatéia baixar o corpo de Jesus da cruz, enrolar num lençol e colocar num túmulo aberto na rocha. Elas “observaram onde ele foi posto” (Mc 14. 47). Isso aconteceu ao cair da tarde, logo anoiteceu.

Acabou a semana, escureceu, veio a noite. Mas passou! Além de observar, as três mulheres também agiram: compraram óleos para perfumar o corpo de Jesus e foram ao túmulo, bem cedo, ao nascer o sol do primeiro dia da semana. Estavam preocupadas com a pedra da entrada do túmulo.

O que você faz em dias difíceis? Reagimos de muitos jeitos: há quem reage com agressividade e desembainha a espada – violência física, verbal, humilhações – dirigida especialmente a crianças, mulheres e pessoas idosas ou a quem primeiro encontrar pela frente; há quem a dorme – e como avestruz enfiam a cabeça na areia para não ver; há quem nega que existam dificuldades; há quem trabalha para suportar os dias difíceis – providencia alimento, há quem age para ajudar a suportar espalhando perfume de amor.

Aquela tensa semana terminou na escuridão da morte. A escuridão passou e o sol nasceu, houve manhã e veio a ressurreição do Senhor. As mulheres parecem não se lembrar que Jesus mesmo, por três vezes, havia lhes dito de seu sofrimento, morte e sua ressurreição. Preocupam-se em cumprir os rituais do sepultamento digno, como era naqueles tempos. E sua preocupação – a pedra na entrada do túmulo - foi removida.
Elas entram dentro do túmulo, que fora cavado numa rocha. Veem um jovem vestido de roupas brancas e este lhes diz uma palavra que revela uma realidade muito diferente daquela que elas esperavam encontrar.

- Ele ressuscitou, ele não está aqui – ele vai adiante de vocês! As mulheres buscavam o corpo de Jesus para ungi-lo, não o encontram, mas receberam, na luz do amanhecer a notícia da ressurreição de seu Senhor. Ele não está aqui. Ele vai adiante de vocês. Na Galileia vocês o verão. Ele está vivo e vai adiante no caminho. A Galiléia era a pátria daquelas mulheres e foi o lugar onde Jesus chamou as pessoas ao arrependimento e anunciou o Reino de Deus que está perto.

O Cristo ressuscitado é o mesmo que foi crucificado, que passou pelo sofrimento e dor. O Cristo ressuscitado está andando adiante de nós, há esperança para quem o vê, há esperança para quem crê nEle. As mulheres receberam esta notícia e nós a recebemos nesta manhã de Páscoa. Ele ressuscitou, e vai adiante de nós, na nossa frente. Nos dias difíceis na vida, em que tudo nos parece escuro como aquele túmulo sem saída, recebemos a notícia – Jesus está vivo, ele está com os seus na Galileia, na vida toda. Ele ressuscitou e todos os que nele creem também ressuscitarão para a eternidade do Reino de Deus.

Na Páscoa ouvimos: não tenham medo – Jesus está vivo e vai na nossa frente. Não precisamos fazer e resolver tudo sozinhos e sozinhas. O que fazemos em dias difíceis? Sabemos que Cristo está vivo, ele não nos abandona, ele está presente. Sua presença faz a escuridão transformar-se em luz da aurora. Cristãos e cristãs não se veem livres dos problemas e dos sofrimentos, mas em seus problemas e sofrimentos sabem que Jesus Cristo está vivo e está junto. Ele conhece de sofrimento, ele sabe do que se trata. Ele venceu o maior dos sofrimentos, a morte, maior inimigo. E nos envia para ir e dizer: Ele vive.

Não precisamos ter medo, pois o futuro está nas mãos de Deus. A coragem para enfrentar problemas e pesados sofrimentos da vida nós recebemos de Deus que nos diz: “Eu estarei contigo, dou-te a minha graça. E a minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”. A descrença e a desesperança são vencidas pela fé, fé que conta com a força de Deus, que confia no poder de Deus. O pecado foi vencido com a morte de Jesus Cristo na cruz. Deus nos perdoa. Não há nada a temer!

O mensageiro diz: “Vocês procuram Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está aqui; vejam o lugar onde o tinham colocado” (v.6). A notícia da Páscoa é que Jesus Cristo vive. Ele está vivo em nosso meio. Jesus Cristo é o primeiro que ressuscitou e sua ressurreição é esperança para nossa ressurreição.

As mulheres foram enviadas para anunciar a ressurreição de Jesus, a vitória da vida - a mensagem da ressurreição não deve parar em nós. As palavras “Vão e digam” nos convidam a anunciar a ressurreição do corpo, a vitória da vida e a negação de tudo o que produz morte.
Aceitar e anunciar a ressurreição implica não somente em viver a alegria da boa nova, mas também implica em assumir uma vida comprometida com essa libertadora notícia. Que Deus nos fortaleça e nos ajude a pôr em prática a boa nova da Páscoa na certeza de que em dias difíceis e dias alegres Jesus permanece conosco. Que Deus nos guarde e nos acompanhe. Amém

HINO
436 - LCI – Porque ele vive

CONFISSÃO DE FÉ
É Páscoa, é ressurreição de nosso Senhor. Vamos confessar que cremos em Deus, Deus da vida, Deus do amor. Confessemos nossa fé: Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
221 – LCI – Oferta do coração

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor, nosso Deus, agradecemos-te pelo teu amor por cada um e cada uma de nós, pelo presente do teu filho Jesus que morreu e ressuscitou para que nós possamos ser salvos. Intercedemos por todas as pessoas que vivem em escuridão, em sofrimento, que acham a sua cruz pesada demais para ser carregada. Senhor, queremos lembrar em oração as pessoas que estão em dificuldades e doentes. Faça que nós sejamos acolhedores e justos para que as pessoas se tornem mais amigáveis e saudáveis e tua criação seja preservada para que a vida possa continuar. Cuida de cada um, cada uma de nós e ajude-nos para que façamos a tua vontade.

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Assim Te abençoe o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vamos na paz de Deus e o sirvamos com disposição e alegria.

CANTO FINAL
293 - LCI – Dá-nos esperança e paz

 

 

 


Autor(a): Pastora Sinodal Vera Lucia Engelhardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 60522

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br