Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Romanos 10.8b-13 - 1º Domingo na Quaresma - 06/03/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

06/03/2022

06/03/2022 – 1º Domingo na Quaresma
Pregação: Romanos 10.8b-13; Leituras: Deuteronômio 26.1-11; Lucas 4.1-13
Pa. Camila Luísa Faber Kerber – Alta Floresta – MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Jesus respondeu: Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’. (Mateus 4.4)
Queridos irmãos em Cristo! Hoje estamos no 1º Domingo na Quaresma, época em que somos chamados a refletir no nosso viver, em nossas ações e atitudes. Também, somos chamados a refletir naquilo que iremos celebrar na Páscoa: a morte e ressurreição de Jesus, que nos dá perdão dos pecados e chance de vida eterna.
Por isso, não só devemos alimentar nosso corpo físico, mas o corpo espiritual, através da Palavra de Deus!
Acolher os/as visitantes

SAUDAÇÃO
Reunimo-nos como família cristã não em nosso nome, mas em nome do trino Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 5 – LCI – Livro de Canto da IECLB – Aqui chegando, Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Convido, aqueles que puderem, para colocarem-se em pé e confessarmos nossos pecados a Deus.
Oremos: Misericordioso Deus e Pai, graças nós te rendemos por quem Tu és. Obrigada por nos teres criado e, dia após dia, cuidar dos nossos passos. Pai Amado, diante da cruz, precisamos confessar a Ti que temos pecado, Senhor: pecado através do nosso pensar, do nosso agir e do nosso falar. Pecado, Senhor contra Ti, quando nos desviamos do Teu caminho; pecado contra nós mesmos, quando não cuidado de nosso ser, que é templo do Espírito Santo, como deveríamos; e pecado contra nosso próximo, quando pensamos mais em nós e não olhamos a nossa volta, para aqueles que Tu colocas em nosso caminho. Bondoso Deus, tu és aquele que podes sondar o mais íntimo do nosso coração e perceber o que lá está. Por isso, te pedimos: sonda-nos, perdoa-nos pelos nossos males e renova-nos para a caminhada contigo, guiados e conduzidos pelo Espírito Santo. Isso nós te pedimos, com clamor, em nome de Jesus, que contigo e com o Espírito Santo reinam pelos séculos dos séculos. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
A Palavra de Deus nos diz: “(...) se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7.14)
Quando confessamos os nossos pecados, não apenas reconhecemos nossos erros diante de Deus, mas pedimos que Ele os apague e possa conduzir o nosso viver na caminhada cristã. Assim, Deus nos ouve, perdoa-nos dos pecados e conduz a nossa vida, moldando-nos com o agir do Espírito Santo.
Diante da confissão sincera eu anuncio o perdão dos nossos pecados, para que possamos estar abertos a sua mensagem, em nome do Trino Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

KYRIE
Como uma oração, nós queremos, a uma só voz, clamar a Deus pelos que sofrem, pelos que anseiam e pelos que necessitam da proximidade de Deus. Assim o fazemos cantando:

Nº 56 - LCI – Livro de Canto da IECLB – Pelas dores deste mundo

Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus, obrigado por quem tu és. Obrigado pelo teu cuidado e condução em mais uma semana de nossas vidas. Obrigado, Senhor, pelo perdão que tu nos concedes. Queremos te pedir, ó Pai, que tu possas trabalhar em nossos corações e mentes, de modo que, a tua palavra hoje aqui pregada, possa nos mover para mais perto de Ti e para mais perto daquilo que Tu queres que nós sejamos. Assim nós te pedir, em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Deuteronômio 26.1-11
2ª Leitura Bíblica: Lucas 4.1-13

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 87 – LCI – Livro de Canto da IECLB – A lei do Senhor é perfeita

Ou: Nº ____________________________________________________

PREGAÇÃO
Romanos 10.8b-13

Queridos irmãos em Cristo!
O texto de hoje é muito especial para a época que estamos vivendo. Nos encontramos no 1º Domingo da Quaresma: tempo em que somos chamados a refletir e nos prepararmos para celebrar a Páscoa.
E, neste tempo, em especial neste culto, neste dia, Deus quer nos lembrar algo muito precioso. Ele nos lembra que Ele não quer obras sobre-humanas (grandiosas, que vão além de nossas forças) de nós, mas sim que tenhamos fé no evangelho que é pregado. Ou seja, antes de qualquer coisa, precisamos conhecer e entender o conteúdo do Evangelho. E aqui precisamos conhecer e entender duas coisas: A pessoa de Jesus e a obra de Jesus.
A pessoa de Jesus, pois, na época em que Paulo escreveu esta carta e na época que Cristo viveu, os césares, ou como são mais conhecidos, os imperadores romanos, se declaravam Senhores, superiores a tudo e todos. E, é nesta época que Jesus se faz presente.
Ele vem, como Filho de Deus ao mundo, para mostrar sua soberania sobre quaisquer pessoas ou divindades criadas pelo ser humano. Jesus é reconhecido por Paulo como “kyrios”, termo grego usado para reconhecer o nome de Deus, como Senhor sobre tudo e todos.
Ou seja, Paulo quer trazer para a sua época e, também para a nossa, a lembrança de que o único que verdadeiramente merece e deve ter o título de Senhor sobre tudo e todos é Jesus Cristo.
Como consequência, precisamos entender a obra de Cristo no mundo, pois como alguém pode ser chamado de Senhor sem conhecermos o motivo do seu senhorio?
Paulo nos lembra que Jesus é aquele que ressuscitou dentre os mortos. Ele é o primeiro que morreu sem culpa alguma e ressuscitou dentre os mortos, para vencer a morte e dar a cada um de nós, chance de perdão dos pecados e de vida eterna. Por isso Jesus é reconhecido como Senhor! Nenhum imperador, por mais que tentasse ou quisesse, poderia fazer o que Jesus fez. Nenhum homem ou mulher de nossa época, por mais que queira, pode fazer o que Jesus fez!
Por isso somos chamados a confessar exteriormente aquilo que cremos interiormente, ou seja, confessar daquilo que creio e que o meu coração sente. Eu preciso entender em minha mente e ir além. No meu coração preciso saber que Jesus fez tudo o que fez por mim e, em resposta, eu confesso, com todas as minhas forças e com o mais íntimo do meu ser, que Jesus é meu Senhor e meu Salvador.
Portanto, quando Paulo diz que “Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação.” (Romanos 10.10) está nos chamando a internamente sabermos o que Deus fez e faz por nós e, com nosso falar, confessar que Ele é nosso Salvador e pode ser o de outras pessoas também.
E como posso afirmar que esta fé em Jesus, este crer em Jesus é para toda e qualquer pessoa que verdadeiramente o buscar?
Nos vs. 12-13 Paulo nos lembra que Deus não faz distinção de nossa condição como seres humanos: sejamos nós judeus ou alemães; rico ou pobres; magros ou altos, entre outros. O que Deus quer de nós é que o confessemos como Senhor de nossas vidas da forma mais pura, para que possamos ser salvos, ou seja, tenhamos uma vida eterna junto ao Pai.
Portanto, nós somos chamados a falar as pessoas que Deus coloca em nosso caminho de que, mesmo em meio ao mundo complexo que vivemos e muitas vezes nos sentimos perdidos e cobrados demais, há alguém que nos ama e nos quer por perto. Deus proporciona a cada um de nós a chance de caminharmos com Ele, de recebermos este seu amor como filhos a quem Ele quer cuidar.
E nós somos chamados a invocar o Seu nome, o nome de Deus. E como nós invocamos o nome de Deus?
A cada novo dia somos chamados a confessar nosso pecado, de forma humilde e sincera, pois ele cria uma barreira entre nós e nosso Pai. Quando confessamos o nosso pecado, Jesus, por meio de sua morte e ressurreição, nos limpa e renova para a caminhada.
Com isso, somos chamados a confessar Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, para que o Espírito Santo trabalhe em nosso viver e, a partir da Palavra de Deus que é pregada, lida, meditada, nós invocamos o nome de Deus e pedimos a sua transformação em nosso viver. Por isso, todas as vezes que iniciamos um culto, lembramos que nos reunimos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Portanto, para caminharmos com Deus, dia após dia, é necessária uma renúncia de nossa parte: de nossos pecados, de vivermos como nós queremos, para vivermos o que Deus tem preparado para nós e através de nós. Que Deus quebrante nossos corações e, através do agir do Espírito Santo, nós possamos confessar a partir de nosso coração e com o nosso falar quem é Senhor e Salvador de nossas vidas. Amém!

HINO
Nº 320 – LCI – Livro de Canto da IECLB – Senhor, se tu me chamas

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos, a uma só voz, confessarmos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico. Convido aqueles que puderem para se colocarem em pé.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 477 – LCI – Livro de Canto da IECLB – Obrigado, Pai Celeste

Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
“Que Deus seja contigo; seu Espírito guie teus passos; sua graça alente teu coração; que sua palavra, hoje proclamada, seja praticada em tua vida e na minha também, por Jesus Cristo, o Senhor.” Que assim vos abençoe o trino Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Ide e servi a Deus e eu próximo com muita alegria. Conte sobre as suas maravilhas em sua vida para todos aqueles que por ti passarem. Abençoado domingo e semana a todos. Amém!


Autor(a): Pastora Camila Luísa Faber Kerber
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 1º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66027

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br