Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Romanos 8.22-27 - Domingo de Pentecostes - 20/05/2018

Caderno de Cultos 2018

20/05/2018

20/05/2018 - Domingo de Pentecostes
Pregação: Rm 8.22-27; Leituras: Ez 37.1-14; Jo 15.26-27; 16.4-15
Daiane Mariléia Baade Pasqualotti – Gaúcha do Norte - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Acordei esta manhã e mantive os olhos fechados.
Fiquei pensando no Espírito de Deus sem imagem nenhuma .
Não imaginei nem vento, nem línguas de fogo, nem pomba branca pairando sobre o povo, nem pessoas chorando emocionadas e de olhos fechados e imersas em adoração e pedindo o Espírito de Deus sobre elas.
Não imaginei os fiéis de braços abertos, balançando o corpo e orando em línguas.
Simplesmente tentei pensar na Santíssima Trindade. Como seria o Pai, como seria o Filho desde toda a eternidade e como seria o Espírito Santo que procede do Pai e do Filho!
Tentei me abstrair dos sinais e dos símbolos.
Abri os olhos e disse a mim mesmo: NÃO SEI NEM MESMO IMAGINAR O DEUS UNO E TRINO
Sentei-me na poltrona e repousei mais trinta minutos pensando neste mistério. Os apóstolos e os discípulos ao menos viram os sinais.
Eu, e quem crê comigo, dou-me por satisfeito quando sinto que Deus me ilumina, inspira-me e importa-se comigo e com as pessoas por quem eu oro!
Às vezes entro em sintonia com Ele. Mas eu nunca o vi. Apenas creio que Ele age no mundo, na Igreja e também em milhares de fieis que sonham fazer uma nova História! No meio deles, também eu que penso, medito, oro e canto estes mistérios do Deus Uno que nos conduz em nome de Jesus!” Pe Zezinho

Bom dia ou Boa noite! Hoje é dia de Pentecostes, e essas palavras do Pe Zezinho nos ajudam a tentar compreender a ação de Deus em nossas vidas através do Espírito Santo. Bem vindos, bem vindas à festa da igreja cristã do dia de hoje.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
320 – HPD 2 – Espírito Santo de Deus

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Aqui nos reunimos em nome e para honra e glória de Deus que se revela dessas três formas, Deus Pai e Criador, Deus Filho Jesus Cristo, nosso Salvador, Deus Espírito Santo, que nos santifica e impulsiona a vivermos como irmãos e irmãs na fé. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
365 – HPD 2 – Vem, Espírito Santo

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Nossas mãos. Vamos olhá-las. Vamos admirá-las. Mãos calejadas. Trabalhadoras. Mãos experientes. Vamos movimentá-las. (...) Em muito elas nos são úteis. Fazem muito acontecer. Quero convidar você para pensarmos em tudo o que nossas mãos fazem: (...)
• Às vezes elas se fecham, nervos e músculos se contraem. Fazem força. Estão preparadas para golpear, como se fossem dar um soco. E o dão. Às vezes nossas mãos ferem outras pessoas. (...)
• Às vezes o dedo indicador fica em riste. Acusa, ameaça. Como a multidão o fez com a mulher adúltera. Acusa e se prepara para apedrejá-la. Mas Jesus diz: “atire a 1ª pedra quem não tiver pecado”. (...)
• Às vezes nossas mãos se escondem atrás do corpo. São negligentes. São omissas diante do sofrimento do outro. É como se dissessem com Pedro: “que tenho eu contigo? Não te conheço”. (...)
• Outras vezes nossos gestos não são contra pessoas, mas contra a igreja. A agredimos, a ameaçamos ou nos omitimos, não ajudamos a torná-la sempre mais gostosa, humana.
• ...
Oremos: Chegamos hoje perante ti, ó Deus, com o que somos e como estamos. Perdão pedimos porque faltamos e tua vontade não praticamos, e o enfermo e a que sofre abandonamos. Perdão pedimos, perdão clamamos, por Cristo oramos. Amém.


ANÚNCIO DO PERDÃO
Quem vai à presença de Deus com pedido de perdão não retorna vazio. Retorna cheio da graça de Deus. Pois Ele anuncia: “Não temas, pois eu te remi. Chamei-te pelo teu nome, tu és meu.”

KYRIE
Lembramos, no kyrie, da parábola do bom samaritano. Alguém é assaltado e fica caído à beira do caminho. Entre nós, e também no mundo, quantos são os que sofrem violência a cada novo dia e ficam caídos, debilitados, machucados, à beira do caminho, à beira da vida. E estão lá, estendendo sua mão, já quase sem voz, pedindo ajuda... Clamemos por essas mãos estendidas em todo o mundo cantando

...Pelas dores deste mundo...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Apesar das dores do mundo nós sempre podemos sentir a presença de Deus, através de amigos, familiares ou estranhos, através de ações de justiça, paz e solidariedade, é o Espírito Santo que nos faz agir e assim promover a vontade de Deus. Por existirem pessoas que se deixam guiar pela ação do Espírito Santo, louvemos a Deus cantando

...Bendirei ao Senhor em todo o tempo...

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus, te agradecemos por podermos celebrar a vida. Que o Espírito Santo ilumine os nossos corações e resplandeça a sua luz sobre o mundo, sobre tudo, sobre os que vivem no medo, sem esperança e sem ânimo. Cria entre nós intensa comunhão. Contagia-nos com o teu amor. Envolve-nos na tua missão. Te pedimos isso, em nome de Jesus Cristo, teu filho, nosso Senhor. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica - EZEQUIEL 37.1-14

2ª Leitura Bíblica - Aclamemos ao Evangelho cantando Aleluia - JOÃO 15.26-27; 16.4-15

3ª Leitura Bíblica - ROMANOS 8.22-27

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
381 – HPD2 – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
Graça e paz da parte de Deus Pai, Filho e Espírito Santo seja com todos e todas. Amém.

Era uma bela manhã de primavera e Joana, que já completará seu nono mês de gestação, começa agora a sentir as primeiras dores do parto. Ela chama seu esposo e ambos se movimentam para organizar tudo e levá-la ao hospital. Por ter tido uma gestação tranquila Joana opta pelo parto normal, o médico diz que tudo bem, agora era só esperar até que a pequena Ana Júlia estivesse pronta para vir a este mundo. Passam-se mais ou menos quatro horas desde a entrada da Joana no hospital até o nascimento de Ana Júlia. Foram quatro horas quase intermináveis para Joana, uma porque as dores se tornavam cada vez menos suportáveis, a ponto de dar gritos e gemidos intensos de dor, outra porque Joana estava ansiosa para poder ter em seus braços sua primeira filha.

Querida Comunidade, uso esta imagem hoje para que vocês possam estar imersos nesse sentimento de dor, de força, mas também de esperança e alegria ao nos prepararmos para ouvir o texto bíblico de Romanos 8.22-27

Leitura do texto

As dores de parto representam e apresentam o nosso texto de hoje. Por três vezes é usado o verbo gemer. O gemido vem de sentir uma dor profunda, ás vezes uma dor óbvia, que possa ser vista, ás vezes uma dor camuflada, que nem todos podem ver. Nesse dia de Pentecostes, nós vamos ouvir quais os gemidos que tem nos acompanhado ao longo da história da humanidade.

1. A CRIAÇÃO GEME.
“Pois sabemos que até agora o Universo todo geme...” (Rm.8.22).
O planeta está gemendo e pedindo socorro. No estado original da terra, havia uma perfeita harmonia em todas as coisas criadas por Deus. Mas quando o pecado tomou conta do ser humano, todo o sistema foi alterado. Disse Deus: “por causa do que você fez a terra será maldita “(Gn.3.17). A partir daí toda a criação começou a gemer. Com o aumento da população, aumentou também o pecado. Com o avanço da ciência e da tecnologia, a ganância pelo poder aumentou, e o homem vem agredindo cada vez mais a natureza e causando grandes males ao ecossistema, deixando a terra em desequilíbrio. O rompimento da camada de ozônio é uma situação irreversível, o chamado efeito estufa é um problema inevitável, os oceanos tendem a avançar, porque as geleiras dos polos estão derretendo muito rápido por causa do rompimento da camada de ozônio, e isto vem causando altas temperaturas na terra, é o que os cientistas chamam de aquecimento global. A humanidade está se auto destruindo, a criação está com dores de parto; aguardando a sua redenção, quando haverá novos céus e nova terra.

2. SERES HUMANOS GEMEM.
“E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente.” Rm.8.23.
Nós gememos diante de tantas injustiças, maldades, impiedades, imoralidades, corrupções, imparcialidades e conformismo. Diante de um sistema egoísta, opressor e desumano. Os tempos difíceis de dor neste mundo são apenas dores de parto. Mas isso não é apenas ao nosso redor: é também dentro de nós. O Espírito de Deus está nos impulsionando por dentro: nós também sentimos dores de parto. Verdade é que sabemos que estamos neste mundo por um tempo, mas que depois retornaremos ao braços de Deus, nosso Pai Celestial. E enquanto estamos aqui nos fragilizamos e sentimos todas as dores que um ser humano é capaz de sentir, sejam doenças, sejam tragédias, seja compaixão pelos que sofrem, seja pena, ódio, ira, misericórdia, tudo isso faz parte deste tempo em que vivemos neste mundo à espera daquilo que Deus tem prometido a nós pela obra de Cristo, salvação e vida eterna. Nossa vida consiste nessa espera paciente e em sentir e viver as alegrias e tristezas que a vida tem, assim como um parto é cheio de dores, mas também cheio de esperança e de uma alegria vindoura.

3. O ESPÍRITO GEME.
“Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza; pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.” Rm.8.26.
Se em algum momento nos cansamos de esperar, o espírito de Deus está ao nosso lado, nos dando aquela força. Se não sabemos como orar, não importa. Ele ora em nós e por nós, utilizando nossos suspiros sem palavras, nossos gemidos de dor. Ele nos conhece melhor que nós mesmos, conhece nossa condição de “gravidez” e nos mantém na presença de Deus. Assim, podemos ter certeza de que cada detalhe em nossa vida de amor a Deus é transformado em algo muito bom. A nós basta crer nestas palavras e viver sob os cuidados de Deus, deixando que o Espírito Santo aja quando e como quiser através de nós.

CONCLUSÃO:
Que possamos permitir que as dores do mundo e as nossas dores não nos façam perder as esperanças, mas que acima disso possamos perceber a mão de Deus conduzindo toda a humanidade e assim nos fortalecendo e cuidando de nós mesmo quando nós não sabemos como orar e como crer n’Ele. Esse é nosso Deus, ele assim nos ampara e protege sempre, até mesmo quando não percebemos, Ele está ali nos guiando em segredo. Amém.


HINO
437 – HPD2 – Quando o Espírito de Deus soprou

CONFISSÃO DE FÉ
Com devoção proclamemos, de pé, que cremos no Trino Deus, através das palavras do Credo Apostólico.... Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
455 – HPD2 – Cada dia o dia inteiro


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Bondoso e misericordioso Deus. Te agradecemos porque derramas sobre nós teu santo Espírito. Ele vem para nos animar, encorajar e encher de vida. Mas também vem para mudar os rumos da vida. Por isso te pedimos: muda, por teu Espírito, o rumo da vida daquelas pessoas que estão entristecidas, com situações familiares difíceis, daquelas pessoas que sofrem de depressão, que estão desempregadas. Também muda a vida e o rumo daquelas famílias que têm pessoas doentes em casa. Dá forças, coragem e ânimo. Lembramos e pedimos para que fortaleças a vida daquelas pessoas que estão enlutadas. Orienta os caminhos das lideranças da tua Igreja, também as lideranças políticas e sociais, conduz a todos e todas por teus caminhos de justiça, amor e paz.
Tudo o que ainda está em nosso coração colocamos diante de ti quando oramos...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Deus Pai te abençoe bondosamente e em Jesus te dê a Paz que necessitas. Viva pelo Espírito Santo que te carrega e consola diariamente. Que o trino Deus permaneça contigo hoje e sempre. Amém

ENVIO
Vamos em paz, servindo a Deus com nossos dons em alegria e gratidão!

CANTO FINAL
118 – HPD 1 – Deus vos guarde


Autor(a): Pastora Daiane Mariléia Baade Pasqualotti
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: Domingo de Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 22 / Versículo Final: 27
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 45604

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br