Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

A importância da Páscoa no tempo em que vivemos

A mensagem da Páscoa não afasta todo o medo, mas já nos pode confortar!

10/04/2020

No tempo pascal temos cantado que um desejo ardente em mim existe, um anseio sem igual: Ó Jesus, com teu poder me assiste, quando me tentar o mal, que seguir eu possa os teus caminhos, ó Jesus, coroado com espinhos, e permanecer na dor a teu lado, meu Senhor.

Este belo hino retrata com profundidade a paixão de Cristo por nós. Tal hino foi possível porque a mensagem bíblica da Páscoa celebra o amor, a confiança e a esperança, mesmo em tempos de sofrimento, de angustia, presente na sexta-feira da Paixão.

Sim, pessoas tem cantado ao longo dos séculos a este Deus que nos salva, nos cuida, nos ergue em tempos de tristeza, de dor, de angustia. No tempo em que vivemos, é imprescindível cantarmos e dar ao mundo também este testemunho: Ó Jesus, com teu poder me assiste, quando me tentar o mal

Especialmente em tempos de crise, a mensagem da Páscoa nos consola, nos ajuda a passarmos pelo medo quando tudo parece estar morto. Pois, foi assim mesmo que aconteceu com nossos irmãos e irmãs na fé em tempos passados. Eles e elas foram responsáveis pela divulgação, vivência e coragem em confessar a sua fé no Cristo vivo.

No Evangelho de Marcos 16.1ss. podemos ler: “ – Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo?”. Ou seja, nós, por nossas próprias forças não conseguiremos remover esta pedra, este obstáculo. Neste momento, a quem socorrer? A quem pedir ajuda? Quem poderá nos ajudar

Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago pensaram: sozinhas não vamos conseguir abrir o túmulo de Jesus! Elas queriam, como nos vai relatar o Evangelho, perfumar o corpo de Jesus. Queriam, através de tal gesto demonstrar seu amor, seu carinho, seu cuidado pelo Mestre.

Em outra passagem bíblica, no Evangelho de Lucas 24.13ss. os discípulos de Jesus estão abatidos, tristes, desapontados, pois acabara de ser crucificado seu amigo, seu mestre. À medida que eles vão caminhando, aproveitam para se consolar, pois certamente já estavam pensando em como seria a vida, após o acontecido.

Também nós, hoje, sozinhos não conseguiríamos crer em nosso Senhor Jesus Cristo. Lutero escreveu acerca desta nossa fraqueza. Creio que, por minha própria inteligência ou capacidade, não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem chegar a Ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé.

Com fé, esperança e amor é que vamos celebrar neste Domingo a Páscoa. A vida que vence a morte. O medo que não resiste à alegria, à bondade e ao amor de Deus para todas as pessoas que encontram nele sentido para a sua vida. Sim, domingo de manhã vamos cantar que perdeu a morte o seu poder; Jesus teve a vitória. Que mal satã há de fazer? É vã a sua glória.

A mensagem da Páscoa não afasta todo o medo, mas já nos pode confortar! Muitas pessoas estão preocupadas com a pandemia do Coronavirús. Esta pandemia veio do outro lado do mundo e nos tirou o silêncio. Transformou por completo aquilo que pensávamos estar correto, também nossa forma de viver. Que esperança a Páscoa pode transmitir em tempos de Coronavirús?

Os relatos da Páscoa têm uma coisa em comum: fé e alegria que se rompem de maneira calma, silenciosa e sutil. Hoje, graças a Deus olhamos podemos olhar para esses testemunhos de fé e nos alegrar, jubilar, pois podemos, como tantas pessoas sentir que tudo foi feito pelo amor de Deus ao mundo que estava perdido.

Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, cf. Rm 5.1. Ele veio nos salvar. Devolveu-nos novamente a alegria em viver sob sua Graça e seu amor. Isso é Fé que pode ser vivida em alegria, já, agora.

Não sentimos o medo, pavor e a solidão sentida pelas pessoas que lá estavam. Sim, este testemunho de fé no começo foi permeado pelo medo. Talvez também por isso a mensagem da Páscoa é forte. Em tempos que vemos cada vez mais o medo, a morte e a tristeza serem difundidas, ganha sentido a festa da Páscoa. Isso porque ela conforta, ela trás realmente paz para a nossa vida.

Por isso, podemos afirmar que Deus quer a vida. A nossa vida está em suas mãos. Nosso futuro não será de desgraça, como lemos nas últimas semanas com relação ao Coronavirús. Não! Nosso futuro está com Deus! Podemos confiar e acreditar em tal promessa. Graças a Deus, que a Vida celebrada na Páscoa, é mais forte do que qualquer outra coisa que possamos experimentar todos os dias

Por mais difícil e doloroso que seja para nós como Igreja não podermos celebrar a Páscoa este ano em comunidade, como até então acontecia, sentiremos que a mensagem da Vida, encontrará maneiras novas e até então desconhecidas de chegar a nós. Não ficaremos sem celebrar esta importante festa da nossa Fé.

Que possamos, neste Domingo, Celebrar e crer na Vida dada a cada um e a Cada uma de nós em Jesus Cristo. Sabendo que Tudo o que Deus me envia somente é para o bem: prazeres, alegria e provações também. Tão grande é seu amor que Deus, comiserado, à terra tem mandado seu Filho Redentor. 

Abençoada Páscoa a você e sua família!

P. Evandro Elias
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
REDE DE RECURSOS
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br