Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Ascensão

19/05/2020

ASCENSÃO
Que imagem você têm da Ascensão de Jesus? A grande maioria das pessoas cristãs nem se lembram mais desta data tão importante no calendário cristão. Muitas pessoas cristãs nem sabem mais o que significa essa data. Muitos se lembram que neste dia Jesus foi elevado ao céu. “Que Jesus subiu ao céu.” Na nossa mente entendemos muitas vezes que o céu é um espaço físico, lá em cima, estrelas, lua, sol, nuvens, que paira sobre nossas cabeças. Aqui falamos do céu de Deus. Jesus após terminar o seu ministério terreno volta para junto de Deus, é um ato no qual Cristo transpassa o tempo físico rumo a eternidade, passa do visível ao invisível. Cristo agora vive com Deus na absoluta presença, perfeição, amor, glória, luz e felicidade. Assim Jesus Cristo, não fica mais limitado a um lugar e espaço. Mas agora ao mesmo tempo pode estar presente em vários lugares para estar ao nosso lado. Penso que Jesus não foi embora, Ele está presente no amor que não se vê, mas existe e dá movimento à vida. Aliás, ele é o amor. Sua presença continua plena, mas está presente em seus sacramentos, na Palavra, na sua comunidade e nas pessoas que sofrem as dores do mundo. Conforme confessamos no Credo Apostólico “subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai”. Na verdade, em Jesus temos alguém a direita de Deus o Pai que cuida de todos nós. No dia que foi elevado ao céu, disse aos discípulos, que hoje somos nós: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”(Mt. 28.18).

Deus, o Pai, o exaltou, colocando-o como Senhor sobre todo o Universo. Na ressurreição, Jesus foi entronizado por Deus e se tornou Senhor do mundo e juiz universal da vida. A porta de entrada para esse céu se encontra nas firmes promessas do Cristo, que diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém pode chegar ao Pai se não for por mim”( Jo. 14.6). É na promessa de Cristo, da ressurreição e da vida eterna, que a comunidade alimenta a esperança na volta do Senhor Jesus em glória. 

O ministério terreno de Jesus terminou, mas antes de subir ao céu, ele o passou o seu ministério aos seus discípulos, que hoje, são todas as pessoas que foram batizadas. Em Lucas 24.48, Jesus disse: “Vocês são testemunhas dessas coisas”. Em todos os tempos é dever de todos os cristãos testemunhar de Cristo a respeito de Jesus, de seu amor, de sua vida e de sua obra na cruz, para que mais e mais pessoas venham a crer. Cabe a quem assume o compromisso do Evangelho uma postura comprometida com a verdade e a vida. É se comprometer exclusivamente com a pessoa de Jesus Cristo, para que sua obra cresça entre nós. E que sua promessa se cumpra em nossa vida. “Eu escolhi vocês para que deem fruto” (Jo.15.16). Todos que foram batizados tem um compromisso com Jesus, de dar testemunho sobre a sua vida, de ensinar tudo o que ordenou e de viver o seu Evangelho. Isso nós chamamos de Sacerdócio Geral de todos os crentes. O testemunho e a vivência do Evangelho não é “sombra e água fresca”, mas muitas vezes significa sofrimento, colocando os bens e a própria vida em risco. Mesmo assim, tudo deve ser feito com alegria e gratidão, tudo por causa de Jesus que nos reconcilia com Deus, perdoa os nossos pecados e nos dá vida e salvação eterna. E além disto, Jesus nos promete: Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês (João 14.26). Amém.

Pastor Donirsio Carlos Becker 
 


Autor(a): Pastor Donirsio Carlos Becker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 26
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56708

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br