Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Ascensão - João 14.1-12

Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia

13/05/2021

 

13/05/2021- Ascensão do Senhor
Pregação: João 14.1-12; Leituras: Salmo 113; Atos dos Apóstolos 1.1-11; Colossenses 3.1-11.
P. Marcelo Maiberg – Paróquia Centro de Rondônia

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia a todos e todas, sejam bem-vindos e bem-vindas! Com alegria, com gratidão, celebramos a Ascensão de Cristo. Depois de 40 dias da Páscoa, Cristo ressuscitado e vivo, subiu ao céu, com toda honra, com toda glória, com todo o poder e está assentado a direita de Deus Pai, intercedendo em favor dos seus filhos e filhas. Cristo vive e é por todos nós, amém!

Eu saúdo a comunidade com as palavras de Filipenses 2.9-11, que nos dizem: “Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus, o Pai”.

Cristo está acima de todos os nomes, subiu ao céu, mas de forma alguma se esquece do seu povo, de forma alguma nos deixa sozinhos, desamparados/as. Hoje temos o Espírito Santo que nos conduz, que nos mostra o caminho certo a seguir. Que Deus abençoe e fortaleça a nossa fé nessa celebração.

Com essas palavras, acolhemos carinhosamente a comunidade de fé reunida e, de forma especial, cumprimentamos as pessoas visitantes...

CANTO DE ENTRADA
Nº 173 – LCI – Nome sobre todo nome
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO (Invocação Trinitária)
Jesus Cristo disse: “Onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles” (Mateus 18.20).

Na certeza da Presença de Deus, é que nos reunimos em nome do Trino Deus: Pai, Filho, e Espírito Santo, amém.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 02 – LCI – Bênção
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
No livro do Profeta Isaías 57.15, Deus nos diz o seguinte: “Eu habito num lugar alto e santo, mas também habito entre aqueles de coração contrito e espírito humilde”. Motivados/as por essas palavras vamos confessar nossos pecados com humildade e arrependimento.

Oremos conforme palavras do Salmo 51.1-12: “Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei – somente contra ti – e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas. De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me; e ficarei mais branco do que a neve. Faz-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo. Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades. Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente”. Assim oramos em nome de Jesus Cristo, amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O Salmo 86.5, nos diz o seguinte: “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para todos os que te invocam”.

Confiantes na graça, no perdão de Deus, anuncio o perdão dos pecados em nome do Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, amém

KYRIE
Como comunidade de fé reunida, clamemos a Deus pelas dores deste mundo. Clamemos a Deus por piedade, paz, justiça e salvação. Cantemos o hino 56 do LCI: “Pelas dores deste mundo”.

GLÓRIA IN EXCELSIS
A Deus que ouve a nossa oração, perdoa os nossos pecados, ouve o nosso clamor, a Ele sejam dadas toda a honra e toda a glória, hoje e para sempre, amém.

Cantemos Glória: 70 LCI.

ORAÇÃO DO DIA
Querido e bondoso Deus, graças te damos por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo de eternidade a eternidade, com toda honra, com todo poder e glória. Obrigado Senhor, que em Cristo recebemos perdão, vida e salvação. Obrigado Senhor, que pelo Espírito Santo recebemos fé, consolo, orientação e esperança. Querido e bondoso Deus, obrigado por essa celebração de culto e por todas as pessoas que aqui se encontram. Abençoe-nos com tua palavra, e dá-nos capacidade e alegria de sermos boas testemunhas do Evangelho, assim oramos, em nome de Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 113.

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO (Cantar entre cada leitura bíblica)
Nº 168 – LCI – Vede que grande amor
Ou: Nº ____________________________________________________

2ª Leitura Bíblica: Atos dos Apóstolos 1.1-11.

3ª Leitura Bíblica: Colossenses 3.1-11.


PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vocês, com todos nós. Amém”.

Leitura do Evangelho: João 14.1-12

Em aclamação a leitura do Evangelho cantemos “Aleluia”.

Os capítulos 13 até 17 do Evangelho segundo João, formam um bloco na Escritura Sagrada conhecido como os discursos de despedida de Jesus Cristo. Ali, no lava-pés, na última Ceia, Jesus Cristo sabendo que o seu tempo com os discípulos estava chegando ao fim, que em breve, na festa da Páscoa ele seria traído, negado, preso, humilhado, condenado, crucificado, morto e sepultado, ali, Jesus aproveita os seus últimos momentos para falar aos discípulos sobre o que eles vão encontrar na caminhada adiante. Esse discurso de Jesus é repleto de palavras de esperança: tem a promessa da vinda do Espírito Santo; e pensando em culto de Ascenção, temos aqui, Jesus Cristo anunciando o seu retorno para junto do Pai; temos Jesus Cristo fortalecendo os discípulos para ficarem perseverantes na Palavra de Deus, firmes no testemunho do Evangelho, mostrando o caminho certo a ser seguido.

O momento era de despedida. O lugar para onde Jesus vai é num primeiro momento inacessível para os discípulos. E havendo muitos laços de amor, de amizade, de cuidado, de comprometimento entre Jesus e seus discípulos, é sim, de se esperar, de se imaginar a tristeza, a aflição, a ansiedade que os discípulos começaram a sentir ao perceber que Jesus estava se despedindo. Se despedir de uma pessoa que amamos nunca é tarefa fácil. Por isso, Jesus procura consolá-los dizendo que irá preparar um lugar para eles, junto do Pai. E ali, Jesus pergunta: vocês conhecem o caminho para onde eu vou e que leva para junto de meu Pai? Vocês conhecem o caminho?

Essa pergunta precisa ser feita também para nós hoje, nos dias atuais: Vocês conhecem o caminho que conduz a Deus?

E Jesus mesmo responde: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. Jesus é o caminho, o único caminho, não há outro caminho, não existe outra pessoa que entregou a sua vida na cruz para o perdão dos pecados, que pagou a nossa dívida de pessoas pecadoras diante de Deus, não existe outra pessoa que subiu ao céu e está à direita de Deus intercedendo por nós. Por isso Somente Cristo, o caminho a verdade e a vida, o pilar central da fé cristã.

Prezada comunidade! Quem descobre, quem toma para si Jesus como o caminho, a verdade e a vida assume o seu papel de povo de Deus, de propriedade exclusiva de Deus. Assume a tarefa de proclamar os feitos poderosos de Deus. Assume a tarefa de anunciar a boa nova de salvação. Quem está no caminho promove a comunhão, coloca em prática o amor, coloca-se à serviço da vida. Se opõe as injustiças, é solidário, busca viver em paz. 

Quer saber se você está no caminho certo, no caminho da verdade? Olhe para a sua vida. Olhe para aquilo que você tem feito e você saberá se você está no caminho certo ou não.

No dia a dia da vida encontramos muitos caminhos, por diversas vezes buscamos a vida em muitos lugares diferentes. Cuidado! Muitos caminhos são apontados como “verdadeiros”, mas nem todos levam a Deus. Quem procura o caminho que leva a Deus, quem procura um sentido para a sua vida precisa orientar-se pelo guia que é o Espírito Santo, estudar o mapa, olhar o GPS, que é a palavra de Deus com muita atenção e dedicação. Então encontrará em Jesus Cristo o caminho, a verdade e a vida e chegará, pela graça de Deus, até a casa do Pai. 

Assim também sabemos, que mesmo com a presença de Deus, nem sempre a caminhada é fácil, encontramos perigos, obstáculos, dias de muito sol e calor, dias de cansaço, dias com tempestades em que ficamos aflitos, com medo, ansiosos: pode acontecer de termos que enfrentar muitas adversidades: enfermidades; luto (uma despedida de uma pessoa que amamos); pode acontecer de sofrermos perseguição por causa do evangelho. E pra essas situações Jesus nos diz: Não fiquem aflitos, não se perturbe o coração de vocês, Eu estou com vocês e já preparei um lugar especial pra vocês. Fiquem firmes e perseverem, tem promessa de restauração. Fiquem na paz do Senhor. Amém.

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra de Deus anunciada, confessemos a nossa fé com as Palavras do Credo Apostólico: Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 477 - LCI – Obrigado Pai Celeste
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Oremos: Querido e bondoso Deus, louvado sejas teu nome. Obrigado Senhor, por essa celebração de culto, obrigado por tua palavra revelada a nós, obrigado que Tu és grande em poder e glória e nada foge do teu conhecimento, obrigado que Jesus Cristo veio ao nosso encontro e nos dá palavras de fortalecimento, de perseverança nas adversidades, nos mostra o caminho certo a seguir, nos mostra que ele mesmo, Jesus Cristo, é o caminho, a verdade e a vida. Louvado sejas teu nome!

Querido e bondoso Deus, também nessa oração, com humildade, incluímos os pedidos de oração mencionados... (incluir os pedidos de oração).
E tudo o mais que não foi expressado em palavras, mas que precisa do teu cuidado, deixamos em tuas mãos por meio da oração que Jesus Cristo nos ensinou: Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz”. Assim vos abençoe o Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTO FINAL
Nº 300 - LCI – Deus vos guarde pelo seu poder.
Ou: Nº ____________________________________________________

ENVIO
Fiquem na paz do Senhor, e sirvam ao nosso Deus com alegria. Amém.

 

 


 


Autor(a): P. Marcelo Maiberg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Ascensão

Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 60541

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br