Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Meditação da semana

Reforma: esperança para um novo amanhã

28/10/2021

Em Jeremias 31.7, 10 O Senhor diz: “Cantem de alegria por causa de Israel, a maior de todas as nações. Cantem este hino de louvor: ‘O Senhor salvou o seu povo...’”. O Senhor diz ainda: “Nações, escutem o que eu, o Senhor, estou dizendo e anunciem as minhas palavras nas ilhas e terras distantes”.

Estamos nos aproximando dos 504 anos da Reforma Luterana. Muita história já foi registrada depois daquele 31 de outubro de 1517. Ao pregar as teses, Lutero viveu momentos de apreensão, mas teve esperança e coragem para construir este mundo melhor. Isto hoje nos é motivo de alegria e gratidão. Muita coisa mudou e muitas coisas ainda exigem reflexão.

Se olharmos o texto do profeta Jeremias, ele proclama um amanhã melhor. É um texto que fala de esperança, palavra tão atual nos últimos meses e tão atual nos dias de hoje.

O texto de Jeremias 31 expressa a perspectiva de quem está em cativeiro e sonha. É um canto esperançoso sobre o que Deus fará. Um sonho a se realizar. Nessa visão haverá um novo êxodo, uma peregrinação a Jerusalém, e uma era de alegria e bem-estar a ser inaugurada. Quem de nós também não quer cantar de alegria? Cantar hinos de louvor e de gratidão? Esperançar-se de um mundo com mais paz, mais humano? Neste texto, a palavra de Deus nos anima a confiar num futuro, nos convida a escutar a voz de Deus e a anunciar a sua palavra.

Pensemos na imagem desta cruz e nos símbolos dentro dela.

A cruz é símbolo central da nossa fé. Na cruz, Jesus Cristo morreu para perdoar os nossos pecados. A cruz está vazia porque Jesus Cristo ressuscitou para nos dar a salvação e vida eterna.

Durante a vida terrena, Jesus nos ensinou a orar, seguir os seus ensinamentos e celebrar a Santa Ceia com o coração puro, limpo de qualquer mágoa: estar em paz consigo mesmo, com o próximo e com Deus. Celebramos a ceia em memória de Jesus Cristo.

A representação de uma igreja nos lembra de fortalecer a fé cristã indo aos cultos e celebrações em grupos. A pomba fala do Espírito Santo de Deus, que sempre nos encoraja e anima a seguir os ensinamentos de Cristo neste mundo, buscando cada vez mais construir um amanhã melhor.

Ao centro, a menina de joelhos nos convida a orar, louvar e agradecer a Deus sempre, em todos os lugares e formas de viver a vida, a levar amor onde houver ódio, a levar perdão onde houver ofensa, a levar união onde houver discórdia, fé onde houver dúvida.

Esta cruz nos convida, portanto, a ser e viver a palavra de Jesus na prática, pois é símbolo de amor, de doação, de compromisso com Deus e com o próximo.

Fortalecidos por esta simbologia da cruz, dos sacramentos,do Espírito Santo, da Bíblia, da oração, nos encorajamos a continuar esta luta por um mundo novo e cheio de salvação, ainda não descortinado aos olhos, mas que brota do coração e da fé em Jesus Cristo. Cantemos e vivamos nossa esperança. Amém!

Oração: Amado e bondoso Deus, agradecemos por Tua proteção até o dia de hoje. Somos gratos a ti porque pelo batismo, nós nos tornamos teus filhos e tuas filhas. A cada dia, nos convidas a olhar para a cruz na esperança de um novo amanhã. Todos os dias nos convidas a orar e a agir em favor do nosso próximo.

Orienta a nossa mente para vivermos nossa espiritualidade com todas as forças e de todo coração, e a crer que Cristo é quem pode salvar totalmente os que por ele se achegam a Deus. Ajuda-nos a ter a esperança em um amanhã melhor. Em nome de Jesus Cristo, oramos e dizemos: Amém!

Pastora Leonira Pagung
Paróquia Vale Real

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br