Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Mensagem de Páscoa - Sínodo Nordeste Gaúcho

10/04/2020

Celebramos a Semana Santa, que inicia com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo aclama “Hosana, bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!” (Cf. João 12.13). E esse mesmo povo, consegue, em tão poucos dias, virar as costas, esquecer de toda esperança e promessas. Memória curta, diríamos hoje.
Assim atravessamos essa semana, com sentimentos diversos. Por vezes mais confiantes, esperançosos e motivados. Outros momentos são mais difíceis, estamos mais pessimistas, mais céticos e desmotivados.
Chegando na Quinta-Feira Santa, lembramos de dois momentos importantes: a instituição da Santa Ceia que não podemos celebrar esse ano, porque não estamos fisicamente reunidos em comunidade e o lava pés.
O gesto de extrema humildade de Jesus nos quer ensinar tantas coisas que ainda não compreendemos. Jesus pergunta ao final: “Vocês entenderam o que eu fiz?” (João 13.12 NTLH). Parece que não entendemos. Faltam muitos sinais dessa compreensão. Enquanto o ser humano estiver mais voltado para o seu próprio bem estar e não se voltar para o próximo, ainda não entendemos.
O fato é que junto com Jesus atravessamos a Sexta-Feira Santa. A dor foi dele, a culpa não. Jesus aceitou a sua missão, morreu na cruz para salvar a humanidade.
A humanidade que tantas vezes o condenou e continua condenando. Que agradece o gesto de Jesus no dia de hoje e amanhã já se esqueceu de tudo.
E a Páscoa?
A Páscoa faz todo sentido se conseguimos compreender o que Jesus fez por nós. Um sacrifício que valeu apena.
Páscoa é a maior festa cristã. Sem a ressurreição de Jesus não estaríamos aí hoje, nos enchendo de confiança, esperança e novo ânimo a cada dia para atravessar esse momento tão difícil. Cada pessoa enfrenta momentos difíceis na sua vida e, com sua fé na ressurreição de Cristo, consegue vencê-los.
Agora temos um momento difícil comum entre toda a humanidade. E temos também mais pessoas se voltando para Deus, mais pessoas celebrando quem sabe, pela primeira vez a Páscoa.
Que seja Páscoa, que seja uma Feliz e Abençoada Páscoa.
Feliz porque temos a boa notícia da ressurreição de Jesus.
Abençoada porque assim, e só assim, podemos prosseguir e viver cada dia, porque não sabemos o dia de amanhã mas, como Jesus mesmo disse: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”(João 16.33 NTLH).


Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br