Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Qual é o teu caminho da Paixão?

Domingo de Ramos - Domingo da Paixão

26/03/2021


Este não é mais um domingo de Ramos, mais um domingo da Paixão, mais uma Páscoa. Houve apenas o momento em que Jesus entra em Jerusalém e é saudado pelo povo (Marcos 11.1-11), fato que ficou na memória das pessoas e transmitido pelas Escrituras Sagradas, e passou de geração em geração, assim como cada encontro com as pessoas que curou foi único e santificado.

A cada ano, a cada data cristã que comemoramos, lembramos destes momentos únicos e preciosos, na esperança que outros continuem acontecendo. Rogamos que tenhamos um encontro, um momento único no caminho de Jesus, assim como foi quando Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades (Mt 9.35).

Neste tempo de pandemia e em outros, clamamos por um momento de fortalecimento, de abraço apertado, de olho no olho com Jesus. Podemos ter certeza de que Ele está se encontrando conosco a cada instante, mas as vezes estamos olhando pro outro lado do caminho.

Neste encontro, Jesus nos pergunta qual a enfermidade que precisa ser curada em nós?
A maioria diria que agora seria o Covid, mas reflito se a maior doença da humanidade, em todos os tempos, não é as intolerâncias religiosas, as discriminações, os preconceitos, que não passam como as pandemias passam?! Do que adianta curar o físico se a mente e o comportamento continuam doentes?!

Vamos neste domingo da Paixão refletir sobre qual a verdadeira doença que precisa ser curada em meu ser, em nosso ser. Jesus veio para curar o nosso espírito, para que amássemos a pessoa próxima como amamos a Deus e a nós mesmos. Não vamos deixar que mais uma data cristã, de tamanha magnitude, passe sem trazer transformação para nossa vida. Somos conclamadas/conclamados a cuidar da vida tão preciosa, nossa e da pessoa próxima. Continua sendo real manter a higienização, a máscara, a distância segura. Deus está de braços abertos nos saudando no caminho da Paixão, nos motivando a abrir os nossos com amor a nós e a quem estiver próximo.

Pa. Mayke Marliese Kegel
Pastora - Capelania Hospitalar - Hospital Unimed
em Joinville - Santa Catarina, onde reside
Sínodo Norte Catarinense
 


Autor(a): Pa. Mayke Marliese Kegel
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61670

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br