Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Vai com Deus e cuide-se!

Devocional Dominical - 07-6-2020

06/06/2020

Vai com Deus e cuide-se

 

Já presenciei vários momentos onde os pais se despedem da visita de seus filhos, já adultos, ou jovens que não moram mais em casa. Eu mesmo vivenciei muitas vezes este momento. Normalmente é um instante repleto de sentimento.
Palavras como: “Vai com Deus!” ou “Deus te abençoe!” são bastante comuns. Somado à essas palavras, normalmente também se diz: “Cuide-se!” ou, “Tenha juízo!”
Esta forma de despedir-se de pessoas amadas, não é coisa de hoje. O próprio apóstolo Paulo, ao escrever a segunda carta aos Coríntios, também se despede da mesma maneira.
As duas cartas que o apóstolo Paulo escreve à comunidade de Corinto estão repletas de orientações, instruções, correções e exortações. Ele dá muitos ‘puxões de orelhas’ na comunidade como um todo e também em algumas pessoas de forma mais individual. Haviam vários problemas na comunidade. Várias compreensões diferentes. Várias divergências. Neste sentido, as cartas trazem orientações e exortações.
Também é assim nos dias de hoje. Em nossas comunidades existem divergências, ideias e opiniões diversas que por vezes acabam gerando conflitos. Mas não só na comunidade. É assim também no local de trabalho das pessoas. É assim no contexto familiar. Nem sempre reina a harmonia, a paz e o bom entendimento.
A palavra bíblica pode ser muito útil também para nós, nos dias de hoje. Por mais que ao longo de suas cartas, Paulo, por vezes tenha sido bastante duro, a sua exortação sempre está permeada pelo amor. Por isso, ao finalizar a carta ele escreve num tom muito carinhoso e cordial. E mais, Paulo aponta para o Deus triúno como referência para a convivência cristã. Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, onde as três pessoas da trindade tem um relacionamento profundo permeado pelo amor, quer estender este relacionamento também a nós. Ele nos convida a nos relacionarmos sempre com base no amor que vem dele próprio. Por isso Paulo diz: “procurem ser corretos”, “tenham todos o mesmo modo de pensar”, “vivam em paz”
Sem dúvidas o conselho de Paulo traz desafios para a convivência cristã;
Por sermos pecadores, nem sempre fazemos o que é certo, mas, deve haver em nós o esforço por querer fazer o que é correto, querer o bem, não só para nós, mas também para os demais. Pensamos diferente, temos opiniões diferentes, e não há nada de errado nisso. Muito pelo contrário. Não precisamos pensar igual. Precisamos sim, pensar do mesmo modo, ou seja, pensando não só em nós mesmos, mas pensando no bem comum, naquilo que edifica, que fortalece. E viver em paz tem a ver com a postura que assumimos diante da vida e das adversidades. Podemos escolher, se queremos viver em clima de guerra, ou de medo, ansiedade e tensão, ou viver em paz, apesar das circunstâncias por vezes serem adversas.
Queira Deus nos ajudar a vivermos e agirmos sendo sempre motivados pelo amor que recebemos do Senhor. Saibamos que o Deus da paz estará conosco. E assim, que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com vocês! Amém.

 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Testamento: Novo / Livro: Coríntios II / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57093
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br