Culto e Liturgia



ID: 2653

Culto de recordação do batismo - forma breve

Esta liturgia contém uma ordem bastante abreviada de um culto de recordação do batismo. Como é de praxe no fazer litúrgico da IECLB, liturgias podem ser moldadas (isto é, abreviadas, ampliadas ou alteradas) conforme as circunstâncias e segundo procedimentos litúrgicos reconhecidos. Para a moldagem podem ser utilizadas sugestões e alternativas oferecidas nas demais liturgias e na secção Recursos litúrgicos deste livro. Hinos e cantos litúrgicos são mencionados apenas em certos lugares. Naturalmente, podem ser utilizados com maior frequência, sempre que conveniente. Esta forma breve é derivada do Culto de recordação do batismo – Forma ampla. Podem ser encarados como elementos imprescindíveis da liturgia de recordação do batismo: a anamnese batismal, a renúncia, a profissão de fé e uma oração de ação de graças (que será, normalmente, a oração das águas). Para um culto brevíssimo, previsto na presente ordem, cada um desses elementos recebe formulação bastante abreviada.

As liturgias de entrada e da Palavra, neste culto, seguem os padrões indicados no Livro de Culto da IECLB e giram em torno do batismo. A secção Recursos litúrgicos oferece, para tanto, sugestão de passagens bíblicas apropriadas e de diversos elementos litúrgicos com formulação focada no batismo.

A liturgia de recordação do batismo proposta aqui segue-se às liturgias
de entrada e da Palavra, inserindo-se ao final do hino após a prédica e desembocando
na oração geral da Igreja.

LITURGIA DE RECORDAÇÃO DO BATISMO

A liturgia de recordação do batismo é presidida a partir da fonte batismal, que se encontra cheia de água.

ANAMNESE BATISMAL
L Irmãs e irmãos em Cristo!
Pelo batismo Deus recebeu vocês e converteu vocês em membros de sua Igreja. Na comunidade de todo o povo de Deus, vocês aprenderam por meio da sua palavra o propósito amoroso de Deus por vocês. Vocês foram alimentados na mesa da ceia do Senhor e chamados a serem testemunhas do evangelho de Jesus Cristo no mundo em que vivem. Por tudo isso, demos graças a Deus, cantando:
C (canta) Dai louvor ao Senhor (Ou outro canto litúrgico, como: Louvemos todos juntos; Graças, muitas graças; Graças,
Senhor; Banhados em Cristo.)
(De pé)

ORAÇÃO DAS ÁGUAS
L Deus eterno e misericordioso, escuta a oração do teu povo, que recorda tuas grandes obras. Tu nos criaste e nos salvaste maravilhosamente. Tu criaste a água para a fertilidade da terra e para nos proporcionar bebida refrescante e banho revigorante. Tu te serviste da água para realizar a obra da tua misericórdia: através das águas do mar Vermelho libertaste teu povo da escravidão; com água da rocha saciaste a sua sede no deserto; Jesus, teu Filho, veio a nós como fonte de água viva; pela água, que Cristo santificou no Jordão, tu, no banho batismal, nos purificaste do pecado e nos concedeste nova vida, como tuas filhas e teus filhos. Nós te pedimos: derrama sobre nós o teu Espírito Santo para que nos lembremos sempre da tua aliança no batismo e para que cumpramos as promessas batismais que hoje reiteramos. Por todo teu amor rendemos-te graças.
C Amém.

RENÚNCIA
L Agora convido cada qual, para que, junto com toda a comunidade, renove suas promessas batismais:
Você renuncia ao pecado para viver na liberdade dos filhos e das filhas de Deus?
C Sim, renuncio.

L Você renuncia a toda força do mal para que não te oprima o pecado?
C Sim, renuncio.

PROFISSÃO DE FÉ
L Então, confessemos em conjunto a fé, na qual fomos batizados.
T Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.
(Sentar)

HINO
(De pé)

ORAÇÃO GERAL DA IGREJA
Segue-se a liturgia da ceia do Senhor. Caso, por razões excepcionais, esta não for celebrada, passa-se da oração geral da Igreja diretamente para a liturgia de saída.
 

Fonte: Livro de Batismo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br