Culto e Liturgia



ID: 2653

Culto Eucarístico - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2010

01/08/2010

 

Culto Eucarístico
22 de agosto/ 12° Domingo após Pentecostes
Celebração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
Dá-nos a superação do preconceito a cada dia

LITURGIA DE ABERTURA

Sugerimos que pessoas com deficiência sejam convidadas para participar da liturgia e também auxiliar na distribuição dos elementos da Ceia

Acolhida

L Prezados irmãos e irmãs em Cristo, bem-vindas! Bem-vindos a este culto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Baseado no lema do ano da IECLB – “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” (Mt 6.11), o tema deste culto é: Dá-nos a superação do preconceito a cada dia. O amor de Deus, em Cristo Jesus, nos alcançou e continua a alcançar todas as pessoas com ou sem deficiência. Que possamos
sentir esse grande amor de Deus neste culto.

Acolher de forma mais espontânea as visitas e pessoas com deficiência que tenham vindo participar especialmente deste culto

Canto Sugestões - HPD 337; 332; 330

Voto Inicial

L Celebramos este culto da Palavra com a Ceia do Senhor em nome do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

C Amém.

L Vamos invocar a presença do Espírito Santo entre nós, cantando o hino..... Na medida do possível, escolher um hino que expresse a invocação.

Canto Sugestões - HPD 318; 321; 365

Confissão de Pecados

L Pecamos quando somos egoístas, quando excluímos pessoas pela sua aparência, quando temos preconceitos; pecamos através de tantas outras formas que destroem o amor fraterno e nos distanciam de Deus. Por isso, peçamos humildemente a Deus por perdão.

D1 Deus, de misericórdia, chegamos a ti para pedir-te perdão, excluímos o próximo, agindo com preconceito, e quando não enxergarmos a tua presença nas pessoas com deficiência. Por isso clamamos:

/:Perdão, Senhor, perdão:/

D2 Pecamos, Senhor, por não nos esforçarmos para promover uma cultura de paz e pela defesa de vida digna e de acesso universal para todas as pessoas. Pedimos-te perdão pela frieza do nosso olhar e pela falta de sensibilidade cristã diante do mundo, pela falta de amor, por sermos tão impacientes e incompreensíveis com as pessoas às quais julgamos diferentes de nós. Por isso clamamos:

/:Perdão, Senhor, perdão:/

D3 Perdão, Senhor, por não enxergarmos teus filhos e tuas filhas além das aparências. Ensina-nos a ver como tu os vês, além de todas as fragilidades humanas. Perdão por levantarmos calúnias, difamações e falsidades contra o nosso próximo. Pai de misericórdia, perdoa os corações indiferentes, e dá-nos a superação do preconceito a cada dia. Por isso clamamos:

/:Perdão, Senhor, perdão:/

Anúncio da graça

L Tão certo como é o ar que respiramos; tão certo como é o amanhecer de cada novo dia, é certo que Deus concede aos corações sinceros e arrependidos o perdão. Deus demonstrou a sua compaixão por nós ao entregar o seu Filho para morrer pelos nossos pecados, por todas as pessoas que reconhecem o amor de Deus em seu Filho Jesus Cristo. Este é o mandamento divino que nos liberta da escravidão do
preconceito e nos move para a sua superação.

Louvado seja Deus!

C Amém.

L Portanto, alegremo-nos no Senhor, pois ele nos concedeu o seu perdão.

Canto Sugestão - HPD 398 - ou canta-se originalmente o Glória – HPD 346

Oração do Dia

L Oremos:
Senhor, nosso Deus e Pai, graças te damos por permitires que o teu povo se reúna em teu nome e que vens a nós sob a tua Palavra e pelo sacramento da Santa Ceia. Que esta seja uma busca e um desejo constante de todos nós, “pois tu tens as palavras da vida eterna”. Que somente em ti e através da tua Palavra e Sacramentos busquemos consolo, orientação e a quebra dos nossos próprios preconceitos em relação às pessoas com deficiência. Por Jesus Cristo, teu Filho amado, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina para todo o sempre.

C Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

L Lâmpada para caminhos sem preconceitos é a Palavra do Senhor. Por isso, cantemos:

Canto Sugestões – HPD 380; 381; 456; 379

1ª Leitura 1 João 4.7-21.

L Aclamemos o Evangelho, cantando:

C Aleluia...

2ª Leitura Mateus 15.21-28

L Palavra do Senhor.

C Louvado sejas Cristo.

Mensagem

Confissão de Fé

Creio em Deus Criador. Creio que ele, movido pelo seu eterno e inexplicável amor, tomou a iniciativa de servir a humanidade com o seu poder criador, presenteando-nos com a criação do universo, todo ele integrado e completo, para ser nosso lar. Serviu-nos com a sua própria imagem, dando-nos a liberdade e a capacidade para participarmos de sua obra criadora. Creio que o poder criador de Deus, concedido às nossas mãos vazias, nos permite estar a serviço da vida neste mundo.

Creio em Jesus Cristo. Creio que ele, movido pelo seu eterno e inexplicável amor, tomou a iniciativa de nos servir com a sua vida, cruz e ressurreição, reconciliando o mundo com Deus. Creio que o poder reconciliador de Cristo, concedido às nossas mãos vazias, nos permite estar a serviço da reconciliação neste mundo.

Creio no Espírito Santo. Creio que ele, movido pelo seu eterno e inexplicável amor, tomou a iniciativa de nos servir com a criação da Igreja de Cristo, despertando e vivificando a fé, congregando e consolando as pessoas que crêem. Creio que o poder mobilizador do Espírito Santo, concedido às nossas mãos vazias, nos permite ser Igreja corajosamente solidária, que está a serviço da causa dos mais pequeninos e das mais pequeninas neste mundo.

Canto Sugestões - HPD 487; 401

Avisos comunitários

As ofertas deste culto são destinadas para o trabalho junto às pessoas com deficiência no âmbito da IECLB.

Motivação: Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, lembrada em todo o País, queremos agradecer as muitas lideranças da nossa igreja que têm se dedicado a esta causa. Sabemos que no Brasil existem milhões de pessoas com deficiência, que junto com seus familiares ainda sofrem com a exclusão e com a falta de informações.

O Lema do ano da IECLB, “dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” (Mt 6.11), nos faz refletir que pão significa muito mais que alimento: pão é tudo aquilo que é necessário para uma vida com dignidade. A partir desta compreensão e também acreditando que todos e todas são iguais aos olhos de Deus, há 18 anos o Programa Diaconia Inclusão da IECLB desenvolve atividades para, junto com as pessoas com deficiência,
construir uma sociedade mais inclusiva.

A oferta de hoje vai possibilitar a continuidade do TRABALHO JUNTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA na IECLB. As ofertas são para a manutenção deste trabalho que visa proporcionar aos sínodos a oportunidade de realizar seminários, cursos e retiros com pessoas com e sem deficiência.

Além da formação, que no último ano possibilitou capacitar mais de 400 pessoas, as ofertas auxiliam na elaboração de materiais, como o Subsídio para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

Agradecemos a cada pessoa que se une neste esforço. Um mundo mais justo e inclusivo, onde se respeitam as diferenças, é um mundo melhor para as pessoas com deficiência e para as pessoas sem deficiência, pois vamos viver em comunhão e solidariedade.

Canto para recolher as Ofertas Sugestão - HPD 359

Oração Geral da Comunidade

L (Motivação) A Igreja viva é aquela que não esquece de servir ao próximo como Deus nos serviu por meio de seu Filho Jesus Cristo. A prática da oração em favor das pessoas, sociedade e mundo é uma forma de servir e praticar a diaconia – o serviço da comunidade cristã.

Portanto, vamos interceder a Deus, orando:

L Intercedemos, Senhor, pelas situações onde existem medo, dor, violência, angústia e sofrimento. Intercedemos especialmente pelas pessoas com deficiência, vítimas da violência, bem como pelos seus agressores. Dá que o teu amor transforme os agressores, sustente e restabeleça as vítimas e transforme o medo em esperança e superação.
Por isso cantemos:

/:Ouve nossa oração e atende nossa suplica:/

L Intercedemos, Senhor, pelas instituições diaconais da Igreja, pelas iniciativas e projetos, pelos lares de acolhida, creches, hospitais e instituições governamentais ou ONG's, pelas APAEs e secretarias que viabilizam o acolhimento. Que em meio às dificuldades não falte motivação para dar seguimento a estas frentes, oportunizando uma maior qualidade de vida e transformando situações de sofrimento.
Por isso cantemos:

/:Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/

L Intercedemos, Senhor, para que a sociedade, as instituições e os órgãos governamentais não esqueçam das pessoas com deficiência. Que sejam propostas e colocadas em prática ações que viabilizam a acessibilidade e a inclusão a todas as pessoas. Que a exclusão, o preconceito e a ignorância sejam superados em todos os níveis e setores da nossa sociedade. Por isso cantemos:

/:Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/

L Intercedemos Senhor, para que a nossa Comunidade abra espaços para o diálogo e a participação das pessoas com deficiência nas questões concernentes à vida em comunidade. Que as pessoas que estão excluídas ou que não estão sendo vistas por nós sejam abraçadas, para que desta forma possamos dar um verdadeiro testemunho de que somos uma comunidade viva e que pratica a comunhão da qual nos fala o Evangelho.

Intercedemos também, por todos os membros desta comunidade e da Igreja, para que aceitem o chamado e coloquem dons e habilidades a serviço do próximo, promovendo, assim, a reconciliação e vida digna a todas as pessoas. Por isso cantemos:

/:Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/

L Bendito sejas, Senhor, que por teu Filho Jesus Cristo inclinas os teus ouvidos às nossas orações.

C Amém.

Obs: Se for omitida a Santa Ceia, seguir com o Pai-Nosso, Bênção e Envio.

LITURGIA EUCARÍSTICA

Comentário introdutório

Diferente, bem diferente do que acontece entre nós, Deus não é preconceituoso, não é excludente. Deus nos ergue, nos abraça, enxuga nossas lágrimas, nos faz ter esperança. Deus nos nutre. Mais, ele é nosso alimento. É isso que celebramos na mesa da comunhão, para a qual Deus mesmo nos convida.

Canto Sugestões - HPD 358; 402

Oração eucarística

L O Senhor esteja com vocês.

C E com você também.

L Vamos elevar a Deus nossos corações.

C Ao Senhor os elevamos.

L Vamos dar graças a Deus em oração?

C Sim, pois é digno e justo darmos graças a Deus.

Prefácio

L Sim, é digno, justo e do nosso dever que, em todos os tempos e lugares, rendamos graças a ti, Deus eterno e Todo-Poderoso, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Pois ele, o Cordeiro Pascal que tira o pecado do mundo, ao morrer, destroçou os poderes do preconceito e da morte e, ressurgindo, restaurou as forças da vida, promovendo inclusão. Por isso, com toda a tua Igreja e os coros celestiais, louvamos e adoramos teu glorioso nome, cantando o sempiterno hino:

Canto Sugestão - HPD 125 - Santo, Santo, Santo

L Graças te damos, Senhor, pela dádiva maior do teu amor por nós, que é teu Filho, o qual viveu entre as pessoas, possibilitando a cada uma achegar-se novamente a com suas limitações e medos. Jesus zelou também para que as pessoas fossem incluídas nos grupos sociais, transformando as situações de isolamento, de abandono, de solidão.

E foi para possibilitar a reconciliação a todas as pessoas, que ele se sujeitou à morte de cruz e venceu a morte pela ressurreição.

Narrativa da instituição

L É por tudo isso que reavivamos o fato de que nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que jantou pela última vez com sua comunidade de discípulos, tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e deu aos seus dizendo: “Tomai e comei. Isto é o meu corpo, que é dado por vocês. Façam isto sempre que comerem em minha memória.” De modo semelhante, depois da janta, Jesus tomou também o cálice, agradeceu e deu aos seus dizendo: “Bebam dele todos. Este cálice é a nova aliança no meu sangue que é dado em favor de vocês. Façam isto sempre que o beberem em minha memória.”

L Senhor, envia o Espírito Santo, o Espírito que nos transforma e move para atitudes inclusivas para que, partilhando o pão da vida e o cálice da salvação, nos tornemos, em Cristo, um só corpo que anuncia e vivencia a inclusão.

C Vem Santo Espírito.

L Lembra-te de todas as pessoas que nos antecederam, que te serviram em outros tempos e em outros lugares, promovendo a inclusão. Reúne-nos com elas no teu reino, junto à mesa do banquete que nos tens prometido.

C Por Cristo, com Cristo e em Cristo, sejam a ti, Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e sempre.
Amém.

Pai-Nosso

Gesto da paz

L Cristo expressou um profundo desejo de que haja paz entre seus seguidores. Saudemo-nos uns aos outros, repetindo a frase: Deus não vê a aparência, mas o coração.

Fração

L O cálice pelo qual damos graças é a comunhão do sangue de Cristo
Elevar o cálice

O pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo
Repartir e elevar o pão ou a hóstia

C Nós, embora muitos, somos um só corpo.

Convite para a Comunhão

L Venham! Venham todas e todos vocês, pois tudo já está preparado.
Eis o banquete da inclusão! Quem convida é o próprio Cristo.
Explicar a forma em que se procederá com a distribuição da Comunhão

Oração pós-comunhão

L Graças te damos, bondoso Senhor, que nos restauraste através desta comunhão que nos fortalece na fé em ti e no amor ao nosso próximo e que nos ajuda na superação do preconceito. Brilhe em nós a luz de Cristo por meio da prática de ações de amor e de misericórdia que dignificam nossos semelhantes. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

C Amém.

Canto (a escolher)

LITURGIA DE DESPEDIDA

Bênção

L Que Deus te toque com afeto e amor de Pai, que Jesus te visite e te faça companhia, que o Espírito Santo te envolva para que te sintas amparado/a, protegido/a incluído/a. Assim te abençoe o nosso Deus.
Em nome do Pai, (…) do Filho e o Espírito Santo. Amém.

C Amém.

Envio

L Vão em paz. Anunciem a todos que Jesus Cristo é o Senhor de sua vida. Sendo pessoas cristãs e batizadas, coloquem em evidência na vida de vocês o que foi expresso como tema do culto de hoje: Dá-nos a superação do preconceito a cada dia.
C Demos graças a Deus.

Liturgia moldada por
Diác. Vanderlei Boldt
Paracatu /MG

Índice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência - 2010
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br