Culto e Liturgia



ID: 2653

Deus quer o nosso bem - Culto 03/10 Paróquia Bom Samaritano, Ipanema Rio de Janeiro, RJ

Culto híbrido on-line e presencial - liturgia

02/10/2021

Altar Domingo 3 de outubro
participantes culto 3 de outubro 3.
participantes culto 3 de outubro 2.
participantes culto 3 de outubro 1.
1 | 1
Ampliar


Acolhida
É com a graça de nosso Senhor que dou as boas-vindas queridos irmãos e queridas irmãs em Cristo. Que hoje, neste meu último culto aqui com a Paróquia Bom Samaritano, possamos juntos refletir e meditar nas palavras de Deus.
E acolho vocês com a palavra de Eclesiastes 4. 9-10: Melhor é serem dois do que um, porque maior é o pagamento pelo seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro. Mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante.

Prelúdio

Saudação apostólica
Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.

Hino Tal qual estou
LCI 587

1. Tal qual estou, sem demorar,
a ti me venho consagrar.
Ó não me queiras rejeitar:
Jesus bendito, eu venho a ti!

2. Tal qual estou, Senhor Jesus,
refúgio quero aos pés da cruz;
pois, atraído em tua luz,
Jesus bendito, eu venho a ti!

3. Tal qual estou me vês, Senhor:
um pobre e triste pecador.
Ó vem mostrar-me o teu favor!
Jesus bendito, eu venho a ti!

Oração de confissão de pecados
Senhor Deus, Pai celestial, que a cada novo dia nos presenteias com o teu amor, confessamos diante de ti a nossa culpa por negligenciarmos o teu amor, achando-nos donos de nós mesmos, apostando na nossa própria força. Senhor, confessamos perante ti nossas falhas pelas vezes em que nos autopromovemos e não vemos o teu amor, nem que a ajuda vem de ti. Pedimos perdão também por todas as vezes que deixamos de lado nossas tarefas como cristãos ao teu serviço, contribuindo, assim, com as injustiças. Isto, te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.

Absolvição
O Deus da vida nos perdoa, nos restabelece e nos renova, para que possamos viver como povo perdoado, disposto a perdoar e a partilhar o que Deus mesmo nos tem oferecido. Por isto, louvamos o nome do Senhor.

Hino Tal qual estou
LCI 587

4. Tal qual estou me aceitarás.
Terei contigo, enfim, a paz.
A tua mão me estenderás:
Jesus bendito, eu venho a ti!

5. Tal qual estou, descansarei
em ti, Jesus, meu Deus, meu Rei!
E, além das trevas, cantarei:
Jesus bendito, eu venho a ti!

Kyrie Eleison
Sejamos sinceros, olhemos ao nosso redor. Olhemos para as nossas relações, a nossa família, a nossa sociedade, o mundo inteiro. Olhemos para a criação de Deus. Quanta dor! Quanta miséria! Por isso, peçamos a Deus que tenha misericórdia:

Hino Pelas dores deste mundo
LCI 56

Pelas dores deste mundo, ó Senhor!
Imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação.
Teus ouvidos se inclinem ao clamor
Desta gente oprimida.
Apressa-te com a tua salvação!

A tua paz, bendita irmanada
Com a justiça
Abrace o mundo inteiro.
Tem compaixão!
O teu poder sustente
O testemunho do teu povo.
Teu Reino venha a nós!
Kyrie eleison!

Oração do dia

Salmo 8
O livro dos Salmos é um hinário. Por isso, convido a que cantemos uma versão do salmo 8, salmo indicado para hoje:

Hino Senhor meu Deus
LCI 623

1. Senhor, meu Deus,quando eu, maravilhado,
contemplo a tua imensa criação,
a terra e o mar e o céu todo estrelado
me vêm falar da tua perfeição:

Então minh’alma canta a ti, Senhor:
“Grandioso és tu, grandioso és tu.”
Então minh’alma canta a ti, Senhor:
“Grandioso és tu, grandioso és tu!”

2. E quando penso quanto Deus me ama —
que em meu lugar na cruz Jesus sofreu,
a gratidão meu coração inflama,
pois foi por mim que ele padeceu.

Então minh’alma canta a ti, Senhor:
“Grandioso és tu, grandioso és tu.”
Então minh’alma canta a ti, Senhor:
“Grandioso és tu, grandioso és tu!”

3. Tua palavra veio revelar-me
o eterno alvo que devo alcançar.
Com tantas bênçãos vens presentear-me:
Eternamente hei de te louvar!

Então minh’alma canta a ti, Senhor:
“Grandioso és tu, grandioso és tu.”
Então minh’alma canta a ti, Senhor:
“Grandioso és tu, grandioso és tu!”

Evangelho de Marcos 10.1-12
Saindo dali, Jesus foi para o território da Judeia e para além do Jordão. E outra vez as multidões se reuniram junto a ele, e, de novo, ele as ensinava, segundo o seu costume.
E, aproximando-se alguns fariseus, o puseram à prova, perguntando:
— É lícito ao marido repudiar a sua mulher?
Jesus respondeu:
— O que foi que Moisés ordenou a vocês?
Eles disseram:
— Moisés permitiu escrever uma carta de divórcio e repudiar.
Mas Jesus lhes disse:
— Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés deixou escrito esse mandamento. Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.
“Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, que ninguém separe o que Deus ajuntou.
Em casa, os discípulos voltaram a fazer perguntas sobre esse assunto. E Jesus lhes disse:
— Quem repudiar a sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela. E, se ela repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério.

Pregação do P. José Kowalska baseada em Mc 10.1-12

Prezados irmãos, prezadas irmãs em Cristo,
As palavras de Jesus no evangelho de hoje soam difíceis de entender no Brasil do século 21. No Brasil a partir de 1977, as pessoas podem divorciar-se, antes disso caso não fosse possível a convivência existia o desquite. Será que o Brasil está contrariando o pensamento de Jesus? Será que as pessoas divorciadas estão vivendo em pecado com o seu novo cônjuge?
Este é um daqueles textos da Bíblia que se simplesmente o tiramos de contexto podemos entender o que quisermos. É como dizer que o “Parabéns a você” pode ser cantado quando um jovem sai de casa e vai morar sozinho, por exemplo. Mas, todos nós sabemos que o “Parabéns” é dito principalmente quando se celebra um aniversário. Não é assim?
Para podermos entender o que Jesus diz e o porquê o diz é preciso fazer uma viagem no tempo. Para facilitar essa viagem, vamos utilizar ideias atuais adequadas à época em que Jesus viveu. Então vamos lá?
Estamos no início da era cristã, as leis eram muito diferentes das atuais. Não existia democracia, nem o reconhecimento de que todas as pessoas são iguais diante da lei humana ou da lei divina. Existiam pessoas com plenos direitos e outras que nem sequer contavam. Assim, encontramos um casal, um homem e uma mulher. O casamento tinha sido acordado pelos pais (casar por amor, nem pensar). O pai da noiva tinha entregue a filha na esperança de que tivesse uma boca menos para sustentar. O pai do noivo consegue uma mulher que possa trazer descendência. A noiva, que geralmente casou muito jovem, nem sequer conhecia o marido antes do casamento, talvez o tenha visto uma que outra vez. Mas, nem ideia de quem era ele, e, para ser sincero, isso não importava. Depois de feito o contrato de matrimônio, o dever da mulher é servir ao marido, dar-lhe filhos (herdeiros homens), cuidar da casa, da comida e ponto. Se uma mulher não fazia o que estava estipulado, o marido tinha possibilidade de dar-lhe uma carta de repudio, ou seja, se divorciava dela. O motivo podia ser bem tolo: arroz queimado, não dar à luz meninos ou simplesmente contrariar o marido. Assim, a mulher tornava-se um bem descartável. O complicado podia ser devolver a dote (os bens que vieram com a mulher), fácil mesmo era dizer tchau para ela. Em teoria, e só em teoria, a mulher poderia repudiar o marido. Mas isso, era quase impossível pois elas não eram consideradas cidadãs juridicamente falando. Elas se poderiam divorciar somente se era negócio para o pai, o que era muito raro.
Voltemos ao nosso tempo. Viram como a vida das mulheres daquela época foi muito difícil? Repudiar a mulher era mais fácil do que tentar resolver o problema, dialogar, considerar a outra pessoa como igual. Era “não gostei, quero outra”. Diante dessa realidade, Jesus é questionado. Jesus protege à mulher, não faz o matrimônio valer de qualquer jeito. Se olharmos para o contexto, Deus quer o bem de todos, e nesse caso em especial, das mulheres que são tratadas como objeto descartável.
Pode ser difícil para nós entender, talvez somente uma mulher que sofreu abusos no casamento e que conseguiu sobreviver ao divórcio sabe o valor das palavras de Jesus. O casamento é para o bem do casal, não para sofrer e calar.
Nosso Senhor rejeita a lógica da época, onde existem pessoas de segunda categoria. Ao proteger o casamento, Jesus indica que homem e mulher entram em igualdade no matrimônio. O homem não é senhor da mulher, assim como a mulher não é escrava do homem.
Quem vive bem em casamento sabe o valor do cônjuge, aquela pessoa que nos apoia quando precisarmos, que nos corrige quando cabe e em quem podemos confiar até a nossa própria vida. Isso é o que Deus quer! Deus não quer divórcios, Deus quer matrimônios em que o casal possa encontrar a plenitude. Por quê? Porque Deus quer o nosso bem! Amém.
 

Hino Quão bondoso amigo é Cristo
LCI 590

1. Quão bondoso amigo é Cristo! Revelou-nos seu amor.
E nos manda que levemos a seus pés a nossa dor.
Falta ao coração dorido gozo, paz consolação?
É porque não confiamos / tudo a ele em oração.

2. Andas triste e carregado de pesares e temor?
A Jesus, refúgio eterno, vai, com fé, teu mal expor!
Teus amigos te desprezam? Conta-lhe isso em oração,
e, por seu amor tão terno, paz terás no coração.

3. Cristo é verdadeiro amigo! Disso prova nos mostrou,
quando para ver remido o culpado se encarnou.
Derramou precioso sangue, para as manchas nos lavar;
gozo em vida e no futuro já podemos alcançar!

Oração Geral da Igreja e Pai-Nosso

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Avisos

Domingo passado contamos com 27 pessoas de forma presencial e com pelo menos 109 pessoas de forma virtual.
A oferta do domingo passado destinada pelo Sínodo para apoio a Campos de Atividade Ministerial foi de R$ 270,00

A oferta deste domingo é destinada pela IECLB para Missão no Sínodo Mato Grosso

A Campanha Vai e Vem 2021 foi encerrada, aqui em Ipanema colhemos R$ 3.560,01. Muito obrigado às pessoas que puderam ajudar nesta campanha.

Amanhã às 19h30, acontecerá reunião do Conselho Paroquial.

As reuniões presenciais da OASE continuam as terças-feiras às 14 horas.

Lembramos da existência do armário da OASE que está aqui na sala que une ao prédio. No armário está o material que as senhoras vendem.

Chegaram os devocionários para 2022:
Castelo Forte R$ 30,00
Senhas diárias R$ 20,00
Combo (1 Castelo Forte e 1 Senhas Diárias) R$ 45,00


A Leonir trabalhou até sexta-feira passada, pelo que por enquanto a secretaria paroquial não tem expediente.

O Pastor José trabalha em Ipanema até a próxima quinta-feira, dia 7. Depois tomará uns dias pelo descanso anual que ainda tem direito.

Próximo culto presencial está marcado para o domingo 17 de outubro quando virá um candidato para apresentar-se à vaga ministerial. No boletim paroquial e no portal Luteranos está o link para realizar a inscrição.
Maiores detalhes de como continuará a vida eclesial com certeza se terá na reunião do Conselho Paroquial desta segunda-feira.
 

Hino Paz, paz de Cristo
LCI 263

Paz, paz de Cristo.
Paz, paz que vem do amor lhe desejo, irmão!
Paz que é felicidade de ver em você
Cristo, nosso irmão.

Se algum dia na vida
você de mim precisar,
saiba que sou seu amigo,
pode comigo contar.
O mundo dá tantas voltas,
a gente vai se encontrar.
Quero nas voltas da vida,
a sua mão apertar.

Paz, paz de Cristo.
Paz, paz que vem do amor lhe desejo, irmão!
Paz que é felicidade de ver em você
Cristo, nosso irmão.

Bênção
Esteja ao teu lado para te defender.
Esteja dentro de ti para te conservar.
Esteja diante de ti para te conduzir.
Esteja atrás de ti para te guardar.
Esteja acima de ti para te abençoar.
Assim te abençoe Deus, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Envio
P: Vão em paz e vivam como filhos amados, filhas amadas por Deus.
C: Demos graças a Deus.

Hino Coral - Confiança
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 64587
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br