Culto e Liturgia



ID: 2653

Liturgia Diária | De 03 a 09 de Abril de 2022

5º Domingo na Quaresma

01/04/2022

 

Semana do 5º Domingo na Quaresma

Ciclo da Páscoa | ANO C


Acenda uma vela
e respire fundo 5 vezes

 

Introito:
Glória seja ao Pai, o Criador; Glória ao Filho, Salvador; Glória ao Espírito Santo, Consolador. Amém.

 

Oração de Confissão:
Senhor, nosso Deus, tu és o Deus da graça e da misericórdia. Fomos salvos tão somente pelo teu amor e não por nossas obras, sejam quais forem. Ó Deus, perdoa-nos quando não queremos tomar a nossa cruz e seguir a ti, quando queremos tornar o caminho fácil pegando atalhos em nossos próprios esforços de salvação. Não há atalhos! O único caminho é teu Filho Jesus Cristo, nosso único e suficiente Senhor e Salvador. Assim como teu Filho unigênito abriu mão da sua glória para se tornar um de nós, ajude-nos a trocar a zona de conforto da religiosidade vazia pela adoração em Espírito e em Verdade, pois as coisas velhas já passaram e eis que se fizeram novas. Assim pedimos e cremos, em nome de Jesus, amém.

 

Kyrie (tem, Senhor, piedade):
Senhor, em todos os lugares, teu povo e a tua Criação gemem e clamam por novos céus e nova terra. Há também, Senhor, quem se aproveite do sofrimento alheiro, promovendo e divulgando uma religiosidade exploratória, opressiva e que beneficia apenas aos interesses dos seus falsos mestres e falsos líderes espirituais. Por isso, pedimos que tua graça liberte quem está cativo para que, em liberdade, vivam responsavelmente teu Evangelho neste mundo caído pelo pecado. Tem, Senhor, piedade. Amém.

 

Oração do Dia:
Senhor, agora pedimos que o Senhor nos sirva com a tua Palavra. Vivemos um tempo em que perdemos a capacidade de ouvir. No tumulto das nossas palavras, muitas vezes somos incapazes de ouvir a tua voz. Por isso, pedimos que agora o Senhor venha e fale conosco. Que através da leitura da tua Palavra, aprendamos de teu Filho Jesus. Amém.

 

Leitura Bíblica do dia:

03/04 Domingo Filipenses 3.4b-14 / João 12.1-8
04/04 Segunda-feira João 16.23b-33
05/04 Terça-feira João 17.1-5
06/04 Quarta-feira João 17.6-11a
07/04 Quinta-feira João 17.11b-19
08/04 Sexta-feira João 17.20-26
09/04 Sábado João 18.1-11

 

(Obs.: você pode substituir as leituras diárias previstas pela leitura do devocionário que você já usa).

 

Refrão:
Vem abrir teu santo livro, resplandece, ó luz dos céus! Afugenta todo o engano e dos erros livra os teus!”. – (Sarah Poulton Kalley, 1825-1907. LCI nº 617, 2).

 

Reflexão pessoal:
Reflita sobre o texto bíblico ou do devocionário lido, saboreando da Palavra e meditando nela.

 

Oração:
Senhor Deus, obrigado pelo ouvir tão profundo e verdadeiro da tua Palavra. Que esta leitura seja meu alimento para todo este dia que se inicia. Peço também que o Senhor me guarde e proteja de pecados e de todo mal. Entrego este dia e a minha vida em tuas bondosas mãos. Em nome de Jesus, teu filho unigênito, nosso Senhor e Salvador, amém.

 

Bênção:
Tua bênção nos acompanhe em cada minuto hoje e sempre. Amém.

 

respire fundo 5 vezes
e apague a vela.


Como usar a Liturgia Diária? A LITURGIA DIÁRIA é uma liturgia que você pode adaptar ao seu momento devocional, sendo usada de Domingo a Sábado. Em cada edição, um grupo fixo de orações e reflexões teológicas é selecionado para acompanhar diferentes textos bíblicos. A repetição das partes permite que a Palavra se desdobre e fale dia após dia mais fundo em nossos corações. Você pode usar a LITURGIA DIÁRIA em três ou mais modalidades:

1) No centro da LITURGIA DIÁRIA está a Bíblia. Nós sempre indicaremos os trechos na postagem de acordo com o antigo devocional pietista “Senhas Diárias” (“Die Losungen”, no original alemão), pois seguem uma sequência lógica de textos bíblicos, relacionados entre si;

2) Caso já possua um devocionário que você curte, é possível usar a LITURGIA DIÁRIA como “moldura” para esse material. Para isso, basta substituir o texto bíblico indicado das Senhas pela leitura do texto bíblico e reflexão do seu devocionário;

3) Você pode adaptar a liturgia de diferentes maneiras. Exemplo: você pode usar a LITURGIA DIÁRIA de manhã com a leitura bíblica indicada pelo devocionário e à noite repetir a LITURGIA DIÁRIA lendo o texto bíblico indicado na imagem. Ou pode incluir músicas entre as partes da liturgia. Seja criativo(a)!

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelas redes sociais ou pelo email teoligado@gmail.com.


Texto: P. William Felipe Zacarias – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS
Revisão: Traudy de Quadros Friske Bieging – Blumenau/SC
Diagramação: Teoligado – Blog e Podcast – 10 anos no ar!
Sigla: LCI = Livro de Canto da IECLB

Página na web: www.teoligado.com.br
facebook.com/teoligado
instagram.com/teoligado.com.br


 


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 66594

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
REDE DE RECURSOS
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br