Culto e Liturgia



ID: 2653

Liturgia Diária | 14 de Abril de 2022

Quinta-feira da Paixão

13/04/2022

 

Acenda uma vela
e respire fundo 5 vezes

 

Introito:
Glória seja ao Pai, o Criador; Glória ao Filho, Salvador; Glória ao Espírito Santo, Consolador. Amém.

 

Oração de Confissão:
Senhor, Deus onipotente, Pai misericordioso. Grato sou por eu receber da tua graça mesmo sem merecimento algum. Tu te ofereces a nós através da refeição do pão e do fruto da videira para nos dares o sinal visível do teu amor e da tua misericórdia. Por isso, venho a ti pedir o perdão pelos meus pecados. Ajuda-me que, ao ir aos cultos desta semana tão importante, eu seja renovado/a na fé em ti e no amor ao próximo.

 

Kyrie (tem, Senhor, piedade):
Além do mais, lembramos que há muitas pessoas sofrendo em muitos lugares: guerra, doenças, acidentes, desastres naturais, violência nas ruas e dentro das casas... Pedimos que teu amor se estenda também a estes. Se algo estiver ao nosso alcance para ajudá-los, ajuda-nos a fazermos sem pensarmos duas vezes.

 

Oração do Dia:
Em tudo isso, lembramos da tua Santa Palavra. Pedimos que ela seja a nossa instrução e alimento nesta quinta-feira da Paixão. Que tua Palavra nos dê a certeza do teu amor por nós e do nosso amor às outras pessoas. Amém.

 

Leituras Bíblicas do Dia:

14/04 | Quinta-feira | 1 Coríntios 11.23-26 / João 13.1-7, 31b-35

 

(Obs.: você pode substituir as leituras diárias previstas pela leitura do devocionário que você já usa).

 

Refrão:
“Ele não pergunta de onde viemos. Ele convida para pão e vinho, dispõe a todos nós à sua mesa e faz com que lá sejamos um. Se piedoso ou pecador; não importa aqui, se mulher ou homem; Deus iguala escravizados aos livres e os assume como herdeiros.” – (Johann Oxenham / Laurence H. Stookey / Hartmut Handt / Jörg Hermann).

 

Reflexão pessoal:
Reflita sobre o texto bíblico ou do devocionário lido, saboreando da Palavra e meditando nela.


Oração:
Querido Deus, nós comemos e vivemos em fartura com o verdadeiro bolo pascal. Ajuda-nos a não misturarmos o velho fermento à tua Palavra de Graça. Dá que da fartura da tua graça outras pessoas sejam alimentas com fé, esperança e amor. Amém.

 

Bênção:
E que assim, a tua bênção nos acompanhe. Amém.

 

respire fundo 5 vezes
e apague a vela.


Como usar a Liturgia Diária? A LITURGIA DIÁRIA é uma liturgia que você pode adaptar ao seu momento devocional, sendo usada de Domingo a Sábado. Em cada edição, um grupo fixo de orações e reflexões teológicas é selecionado para acompanhar diferentes textos bíblicos. A repetição das partes permite que a Palavra se desdobre e fale dia após dia mais fundo em nossos corações. Você pode usar a LITURGIA DIÁRIA em três ou mais modalidades:

 

1) No centro da LITURGIA DIÁRIA está a Bíblia. Nós sempre indicaremos os trechos na postagem de acordo com o antigo devocional pietista “Senhas Diárias” (“Die Losungen”, no original alemão), pois seguem uma sequência lógica de textos bíblicos, relacionados entre si;

 

2) Caso já possua um devocionário que você curte, é possível usar a LITURGIA DIÁRIA como “moldura” para esse material. Para isso, basta substituir o texto bíblico indicado das Senhas pela leitura do texto bíblico e reflexão do seu devocionário;

 

3) Você pode adaptar a liturgia de diferentes maneiras. Exemplo: você pode usar a LITURGIA DIÁRIA de manhã com a leitura bíblica indicada pelo devocionário e à noite repetir a LITURGIA DIÁRIA lendo o texto bíblico indicado na imagem. Ou pode incluir músicas entre as partes da liturgia. Seja criativo(a)!

 

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelas redes sociais ou pelo email teoligado@gmail.com.


Texto: P. William Felipe Zacarias – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS
Diagramação: Teoligado – Blog e Podcast – 10 anos no ar!

 

Página na web: www.teoligado.com.br
facebook.com/teoligado
instagram.com/teoligado

 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Liturgia Diária 20220414.pdf


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Área: Espiritualidade
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 35
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 66719

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
REDE DE RECURSOS
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br