Culto e Liturgia



ID: 2653

Liturgia Diária | 15 de Abril de 2022

Sexta-feira da Paixão

14/04/2022

 

Acenda uma vela
e respire fundo 5 vezes

 

Introito:
Glória seja ao Pai, o Criador; Glória ao Filho, Salvador; Glória ao Espírito Santo, Consolador. Amém.

 

Oração de Confissão:
Ó Cristo, Cordeiro de Deus, morto pelo pecado de todo o mundo, com coração penitente venho à Tua cruz, suplicando misericórdia e perdão. Meus pecados - e eles são muitos - aumentaram o fardo do teu sofrimento e te pregaram no maldito madeiro. Por mim, tu provaste a agonia da escuridão total para que eu não pereça, mas tenha a vida eterna. Tenha piedade de mim.

 

Kyrie (tem, Senhor, piedade):
Ó Cristo, Cordeiro de Deus, abraça-me com teu amor e perdoa-me todos os meus pecados. Tua morte traz cura para minha alma, dá paz para minha mente e limpa o meu coração. Ao olhar para a minha iniquidade, eu não poderia de modo algum vir a ti, pois minhas mãos estão impuras, meus lábios estão manchados e meu coração está enegrecido pelo pecado. Mas ao te ver sangrando, desprezado, abandonado, morrendo, traspassado, eu venho para ser purificado e perdoado.


Oração do Dia:
Ó Cristo, Cordeiro de Deus, conceda que eu possa odiar o pecado e a maldade cada vez mais ao te contemplar em tua grande agonia. Meu coração agradecido hoje encontra esperança em tuas palavras, conforto em tuas promessas e salvação em tua obra consumada na cruz, pela qual tu venceste o pecado, satanás e a morte. Ó Senhor, tenha misericórdia. Ó Cristo, tenha misericórdia. Ó Senhor, ouça minha oração. Amém.

 

Leituras Bíblicas do dia:

15/04 | Sexta-feira | Lucas 23.33-49 / Salmo 22

 

(Obs.: você pode substituir as leituras diárias previstas pela leitura do devocionário que você já usa).

 

Refrão:
“Ninguém a morte dominou, com seu poder ingente; eis que o pecado o mal causou; não houve um inocente. Pois a morte triunfou, nos seus grilhões nos apresou; as trevas dominaram.” – (Martinho Lutero, 1524).

 

Reflexão pessoal:
Reflita sobre o texto bíblico ou do devocionário lido, saboreando da Palavra e meditando nela.

 

Oração:
Senhor Jesus, obrigado que tu não fugiste da desgraça, da miséria e da dor da cruz. Por graça e misericórdia, a carregaste por todos nós. Impede-nos de baratearmos a tua graça ao nos fazer descobrir o tesouro valioso do teu amor. Nesta Sexta-feira, abençoa-nos com oportunidades de silêncio, meditação e reflexão. Guarda-nos neste mistério da tua morte até o dia da tua Ressurreição. Em teu nome, amém.

 

Bênção:
E que assim, a tua bênção nos acompanhe. Amém.

 

respire fundo 5 vezes
e apague a vela.


Como usar a Liturgia Diária? A LITURGIA DIÁRIA é uma liturgia que você pode adaptar ao seu momento devocional, sendo usada de Domingo a Sábado. Em cada edição, um grupo fixo de orações e reflexões teológicas é selecionado para acompanhar diferentes textos bíblicos. A repetição das partes permite que a Palavra se desdobre e fale dia após dia mais fundo em nossos corações. Você pode usar a LITURGIA DIÁRIA em três ou mais modalidades:

 

1) No centro da LITURGIA DIÁRIA está a Bíblia. Nós sempre indicaremos os trechos na postagem de acordo com o antigo devocional pietista “Senhas Diárias” (“Die Losungen”, no original alemão), pois seguem uma sequência lógica de textos bíblicos, relacionados entre si;

 

2) Caso já possua um devocionário que você curte, é possível usar a LITURGIA DIÁRIA como “moldura” para esse material. Para isso, basta substituir o texto bíblico indicado das Senhas pela leitura do texto bíblico e reflexão do seu devocionário;

 

3) Você pode adaptar a liturgia de diferentes maneiras. Exemplo: você pode usar a LITURGIA DIÁRIA de manhã com a leitura bíblica indicada pelo devocionário e à noite repetir a LITURGIA DIÁRIA lendo o texto bíblico indicado na imagem. Ou pode incluir músicas entre as partes da liturgia. Seja criativo(a)!

 

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelas redes sociais ou pelo email teoligado@gmail.com.


Texto: P. William Felipe Zacarias – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS
Diagramação: Teoligado – Blog e Podcast – 10 anos no ar!

 

Página na web: www.teoligado.com.br
facebook.com/teoligado
instagram.com/teoligado

 


 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Liturgia Diária 20220415.pdf


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Área: Espiritualidade
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 23 / Versículo Inicial: 33 / Versículo Final: 49
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 66728

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br