Culto e Liturgia



ID: 2653

Liturgia Diária | De 24 a 30 de Abril de 2022

Semana do 2º Domingo de Páscoa

23/04/2022

 

Respire fundo 5 vezes

e ascenda uma vela.

 

Introito:
Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como no princípio era, agora e sempre.

 

Oração de Confissão:
Senhor, muitas vezes temos diversas dúvidas sobre a fé em ti. Nem sempre conseguimos crer diante do que já nos revelastes nas Escrituras e em teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Como humanos, somos curiosos pelos teus mistérios. Sabemos que o Senhor nos aceita com as nossas dúvidas, da mesma forma com que aceitaste a Tomé. Porém, perdoa-nos se as nossas dúvidas não caminham juntas com a fé, pois sabemos que a dúvida é a irmã-gêmea da fé, se ambas caminharem juntas.

 

Kyrie (tem, Senhor, piedade):
Senhor, temos dúvidas ao olharmos para o mundo que nos cerca: quanta dor, sofrimento, tristeza, opressão, violência, guerra, doenças, terror... Muitas vezes perguntamos “onde o Senhor está?” Sabemos, porém, que nossas próprias ações têm trazido todo este mal à terra. Por isso, oramos também pelo nosso mundo pedindo que tenhas piedades das pessoas que sofrem e também da tua Criação que geme as dores de um parto.

 

Oração do Dia:
Senhor, gratos somos que a tua Palavra é luz em meio à nossa escuridão. Mesmo em meio às dúvidas, ela é amparo e consolo. Pedimos que venhas falar também aos nossos corações – e ao meu coração – neste dia. Tua Palavra não responde todas as minhas dúvidas, mas me anima a viver na fé em ti mesmo com tantas incertezas. Assim oramos, amém.

 

Leituras Bíblicas:

24/04 Domingo João 20.26-31
25/04 Segunda-feira 1 João 1.1-4
26/04 Terça-feira 1 João 1.5-10
27/04 Quarta-feira 1 João 2.1-6
28/04 Quinta-feira 1 João 2.7-11
29/04 Sexta-feira 1 João 2.12-17
30/04 Sábado 1 João 2.18-29

  

(Obs.: você pode substituir as leituras diárias previstas pela leitura do devocionário que você já usa).

 

Refrão:
No decorrer de minha vida, Senhor, tu te tornaste para mim um estranho. O jeito tão natural com o qual conseguia confiar em ti outrora, hoje se transformou em perguntas e dúvidas. Da mesma forma que no passado gostava de conversar contigo, hoje me faltam as palavras. Mesmo assim, permaneces sendo o meu Deus. Meu Deus duvidoso, meu Deus incompreensível, meu Deus que, sem palavras, faz de mim o que sou.” – (Herrmann Eckhard, Senhas Diárias 20/08/2015).

 

Reflexão pessoal:
Reflita sobre o texto bíblico ou do devocionário lido, saboreando da Palavra e meditando nela.

 

Oração:
Graças dou, ó Deus, que a fé vem pelo ouvir e que pela mesma fé posso confiar em tua honestidade, pois o Senhor é honesto e cumpre aquilo que promete. Concede-me da dádiva da fé para que eu possa crer cada vez mais em ti e em tua Palavra.

 

Bênção:
E assim, que tua bênção e teu amor me acompanhem neste dia. Amém.

 

respire fundo 5 vezes
e apague a vela.


Como usar a Liturgia Diária? A LITURGIA DIÁRIA é uma liturgia que você pode adaptar ao seu momento devocional, sendo usada de Domingo a Sábado. Em cada edição, um grupo fixo de orações e reflexões teológicas é selecionado para acompanhar diferentes textos bíblicos. A repetição das partes permite que a Palavra se desdobre e fale dia após dia mais fundo em nossos corações. Você pode usar a LITURGIA DIÁRIA em três ou mais modalidades:

 

1) No centro da LITURGIA DIÁRIA está a Bíblia. Nós sempre indicaremos os trechos na postagem de acordo com o antigo devocional pietista “Senhas Diárias” (“Die Losungen”, no original alemão), pois seguem uma sequência lógica de textos bíblicos, relacionados entre si;

 

2) Caso já possua um devocionário que você curte, é possível usar a LITURGIA DIÁRIA como “moldura” para esse material. Para isso, basta substituir o texto bíblico indicado das Senhas pela leitura do texto bíblico e reflexão do seu devocionário;

 

3) Você pode adaptar a liturgia de diferentes maneiras. Exemplo: você pode usar a LITURGIA DIÁRIA de manhã com a leitura bíblica indicada pelo devocionário e à noite repetir a LITURGIA DIÁRIA lendo o texto bíblico indicado na imagem. Ou pode incluir músicas entre as partes da liturgia. Seja criativo(a)!

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelas redes sociais ou pelo email teoligado@gmail.com.

Texto: P. William Felipe Zacarias – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS
Diagramação: Teoligado – Blog e Podcast – 10 anos no ar!

 

Página na web: www.teoligado.com.br
facebook.com/teoligado
instagram.com/teoligado

 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Liturgia Diária 20220424-30.pdf


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Área: Espiritualidade
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa / Organismo: Capela Luterana
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 26 / Versículo Final: 31
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 66798

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
REDE DE RECURSOS
+
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br