Culto e Liturgia



ID: 2653

Liturgia para o 1º Domingo de Advento

Obra Gustavo Adolfo

28/11/2010

SUGESTÃO LITÚRGICA PARA O 1º DOMINGO DE ADVENTO (28.11.2010)

LITURGIA DE ENTRADA

1. Acolhida: Sejam bem vindos! Sejam bem vindas! O convite vem do profeta Isaías para este primeiro domingo de advento: “Venham, vamos caminhar na luz que o Senhor nos dá”. (Is 2.5)

O culto deste domingo, primeiro Advento, nos chama a andar na luz de Cristo. Nos chama a andar na luz da justiça, do amor, da solidariedade e da paz. No primeiro domingo de advento, de todos os anos, somos convidados a ofertar para a Obra Gustavo Adolfo, que neste ano comemorou o seu centenário, à luz da solidariedade. Cem anos a serviço de nossas comunidades, a serviço do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo que é a nossa luz! Iniciamos com o canto 463 que é o convite para que caminhemos na luz de Deus.

Enquanto cantamos convidamos alguém da comunidade para acender a primeira vela da coroa de advento. Ela nos lembra que iniciamos o tempo de vigília e que a luz do mundo veio através do menino nascido em Belém. Cantemos:

2. ♪Canto: 463 Caminhamos pela luz de Deus

3. Invocação trinitária: (nas comunidades onde há três velas sobre o altar, o texto a seguir pode ser lido e as velas acendidas por três pessoas. Onde há apenas uma ou duas velas, estas poderão ser acendidas e em seguida uma pessoa lê a invocação)

L 1: Primeira vela: Acendemos esta luz em nome Deus que com sua palavra criadora diz: haja luz. E houve luz.
L 2: Segunda vela: Acendemos esta luz em nome de Jesus Cristo que é a luz do mundo e nos guia pelo caminho da verdade e da vida.
L 3:Terceira vela: Acendemos esta luz em nome do Espírito Santo que nos anima a sermos luz do mundo e convidar outros a andar nesta luz. Amém.

4. Oração preparatória / Confissão de culpa

(Canto 409 Se confessarmos os nossos pecados como preparação para a confissão de pecados ou “Perdão, Senhor, perdão” no final da oração)
Bondoso e misericordioso Deus aqui estamos reunidos e reunidas para louvar-te e adorar-te, mas também para confessar os nossos pecados, nossas falhas, nossas omissões e clamar por perdão e compaixão. Confessamos que nem sempre nos mantemos vigilantes na tua palavra. Por isso, dizemos: perdão, Senhor, se ofuscamos tua luz e caminhamos por vales escuros longe da tua justiça, do teu amor e do servir ao próximo. Perdão, Senhor, se nosso comprometimento de sermos luz do mundo é frágil e vacilante. Perdão, Senhor, se não transformamos as espadas em arado, a violência em paz, a ganância em solidariedade. Perdão, Senhor, se colocamos obstáculos e obstruímos tua vinda. Perdão, Senhor se não elegemos a tua luz como prioridade para nossas vidas e ignoramos o teu chamado. Venham, vamos caminhar na luz e manter as qualidades de Cristo Jesus. Humildemente clamamos por perdão. Amém.

5. Anúncio da graça:

“Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação”. ( Sl 85.7). Anuncio vos o perdao dos pecados em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

6. Gesto da paz: Advento nos lembra que a luz do mundo vem morar conosco, para nos reconciliar. Como sinal da nossa disposição para sermos luz e sal do mundo num gesto fraterno, externemos às pessoas mais próximas o desejo de paz que Cristo nos concede!

Kyrie e Glória

(Dinâmica: para o kyrie: em cartolina preta recortar ou escrever palavras que lembram o sofrimento dos que vivem na escuridão. As palavras serão lidas e comentadas por alguém da comunidade. Logo após, colocadas junto das velas lembrando e pedindo que a luz de Deus esteja com estas pessoas e situações. Para o glória: Em cartolina amarela – que lembra a luz – pode-se desenhar ou escrever palavras que lembram “das coisas” boas e bonitas que experimentamos no mundo. Assim como no Kyrie as palavras serão lidas e comentadas e depois colocadas junto das velas).

7. KYRIE

L1.: Diante de Deus queremos colocar as dores, os sofrimentos de pessoas e povos que não conseguem perceber a luz de Deus. Há situações de sofrimento que afastam as pessoas da luz de Deus. Também lembramos que para muitos a luz de Deus é ofuscada. Por isso, diante de Deus queremos colocar estas pessoas e as situações de dor e sofrimento.
(Dinâmica)
L 2.: Deus percebe, vê, ouve e leva a sério o sofrimento humano e de toda a criação. Na certeza de que ele inclina seu ouvido às dores e sofrimentos, clamemos para “que a luz de Cristo brilhe e os envolva em amor” e transforme as situações e as dores que foram colocadas diante de Deus. Em conjunto clamemos pelas dores do mundo.

C.: Tem, Senhor piedade! Ou, Kyrie - Pelas dores deste mundo ... Rodolfo Gaede

8. Glória:

L 1.: Todos os que se deixam guiar pela palavra e pela luz de Cristo agem de forma que agrada a Deus. Jesus nos diz: “Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu”. Mt 5.16. A luz de Deus se faz presente em nosso mundo. Vamos lembrar de situações onde percebemos esta luz.
(Dinâmica)
L. 2: Vamos nos alegrar, pois existem muitas situações onde a ação e a luz de Deus são percebidas e vivenciadas em nosso mundo. Queremos continuar caminhando nesta luz. Que a luz de Cristo brilhe e continue nos envolvendo em amor. Cantemos:
♪Canto: 463 Caminhemos pela luz de Deus ou 253 Glorificado ou um Glória a escolha.

9. Oração do dia:

Querido e amado Deus! Tu criaste a luz em meio a escuridão e nos enviaste a luz do mundo em Jesus Cristo, faze com que andemos pelos caminhos da vida e da verdade. Através da tua palavra que é luz para os nossos caminhos e lâmpada para os nossos pés fortalece a nossa fé e anima-nos a viver como pessoas da luz. Que sejamos fiéis testemunhas do teu Evangelho na realidade onde vivemos, transformando situações de dor e sofrimento em espaços de esperança, consolo, cuidado e comunhão. Que o teu Santo Espírito preencha nossos corações e mova nosso agir. Que a tua palavra anunciada seja palavra vivida começando por nós e iluminando outros através de nós. Por Jesus Cristo que contigo e com o Espírito Santo vive e reina hoje e sempre. Amém.

10. ♪Canto: 235 Seu nome é maravilhoso ou 3 A noite está findando - (a sugestão é que o canto intercale as leituras bíblicas)

LITURGIA DA PALAVRA

11. Primeira Leitura: Isaías 2.1-5

12. Segunda Leitura: Romanos 13.11-14 (texto de pregação)

Aclamação do Evangelho: “Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo que designei”. (Is 55.10-11) Aleluia!

13. ♪ Canto: Halleluja (353 HPD II)

14. Leitura do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo Mateus 24.36-44

15. Pregação:

16.Confissão de Fé

17. ♪Canto: 427 Senhor oramos agora

18.Oração Geral da Igreja:

L 1: Gratos te somos, Senhor, por tua presença e ação no mundo. Fruto de tua ação é a Igreja. Gratos pelas pessoas que no passado e no presente foram e são sinais da tua luz. Gratos te somos por continuar nos chamando para sermos tuas testemunhas onde vivemos. Faz parte deste testemunho a OGA – que neste ano completou seus 100 anos. A IECLB e todas as comunidades são gratas por sua ação junto do povo de Deus no Brasil. Graça, Senhor.

♪Com.: Graças, Senhor! Graças, Senhor! Por tua bondade, teu poder, teu amor: Graças, Senhor.

L 2: Gratos te somos, Senhor, pelas vidas transformados, pela comunhão, pela convivência, pela esperança que se renova na comunidade de fé. Gratos te somos porque nos dá o alimento, a saúde, a família, a tua Palavra que é orientação e luz para nossas vidas. Gratos que podemos inaugurar este tempo de advento – tempo de espera, de vigília e de preparação para o Natal de nosso Senhor em família e em comunidade. Graça, Senhor.
 

♪Com.: Graças, Senhor! Graças, Senhor! Por tua bondade, teu poder, teu amor: Graças, Senhor.

L 3: Senhor, intercedemos pelas autoridades do mundo, do Brasil, dos estados e municípios, pelas pessoas que têm poder de decidir. Que estas se deixem guiar por tua luz e que suas decisões sejam pautadas para o bem comum, para que promovam a justiça e o bem estar de todos, clamemos:

 ♪Com.: 367 Envia teu espírito Senhor /ou 341 Ouve Senhor, eu estou clamando tem piedade de mim e me responde.

L 4: Senhor, intercedemos por tua igreja, pelas comunidades, pelas lideranças, pelos ministros e ministras e pela OGA para que possam continuar sendo luz de Cristo no mundo. Que o testemunho continue sendo fiel aos princípios do Evangelho, clamemos:

♪Com.: 367 Envia teu espírito Senhor /ou 341 Ouve Senhor, eu estou clamando tem piedade de mim e me responde.

L 5: Senhor, intercedemos pelas pessoas em sofrimento: doentes, enlutados, crianças, jovens, drogados, idosos, desempregados ..., os que estão longe da vida de fé e da comunhão da igreja. Que possam ser alcançados e que possam caminhar na luz de Deus, clamemos:

♪Com.: 367 Envia teu espírito Senhor /ou 341 Ouve Senhor, eu estou clamando tem piedade de mim e me responde.

L.: Certos que nos ouve. Te pedimos e agradecemos em nome de Cristo. Amém

19. Pai Nosso

20. Avisos comunitários

21. Bênção:

Que o Senhor te acompanhe ao partires deste lugar;
Que vá à tua frente para iluminar teu caminho;
Que caminhe ao teu lado para ser sempre teu amigo;
Que vá atrás de ti para proteger-te de qualquer dano;
Que seus braços carinhosos estejam debaixo de ti para te sustentar
Quando o caminho for difícil e estiveres muito cansado;
Que esteja sobre ti para te cuidar, a ti e todos que amas.
E, sobretudo, que Deus viva em teu coração para dar-te sua alegria e sua paz para sempre. Amém.
(Hilda e Mônica Silva)

22. ♪Canto final: Dá-nos esperança e paz. Dá-nos bênção, dá-nos fé. Dá-nos a luz de teu olhar. Dá-nos teu amor. (Miriã p. 38) 486 Arrumando o mundo
 

23. Envio: Recebemos o convide para andar na luz de Deus. Agora somos enviados e enviadas ao mundo, portanto vão e sejam a luz de Deus neste mundo marcado por tanta escuridão. Levem a luz de Cristo a todos os lugares e sirvam a Deus com amor, dedicação e alegria. Amém.

Pa. Sandra Helena Fanzlau
P. Vernei Hengen
(Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Cachoeira – Guarapuava)
 


Autor(a): Sandra Helena Fanzlau e Vernei Hengen
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema / Paróquia: Cachoeira (Guarapuava-PR)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia / Organismo: Obra Gustavo Adolfo - OGA
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 1º Domingo de Advento
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 11708

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br