Culto e Liturgia



ID: 2653

Marcos 11.1-11 - Domingo de Ramos - 10/04/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

10/04/2022

10/04/2022 – Domingo de Ramos
Pregação: Marcos 11.1-11; Leituras: Sl 118.1-2, 19-29; Jo 12.30-33
Missionária Cledimar Becker Windmöller – Gaúcha do Norte – MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Saúdo a você que está nesse culto com a bondosa graça e a paz de Deus! Que aqui possamos encontrar a comunhão com Deus e uns com os outros!

A você que nos visita neste culto, sinta-se acolhido (a)!

CANTO DE ENTRADA
Nº 8 - LCI – Canção de chegada

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos aqui reunidos em nome do trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém!
A Palavra de Isaías 55.8 nos diz: “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o SENHOR.” Que assim, neste tempo de culto, possamos buscar a orientação na Palavra que nos traz vida verdadeira com Jesus!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 20 - LCI – Jesus, em tua presença

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus, diante da tua presença podemos estar, pois Jesus teu filho nos convida a te buscar, pois por meio dEle, temos acesso a ti. Pedimos pela tua misericórdia sobre nossas vidas, pois constantemente nos afastamos da Tua vontade. Sonda nosso coração, perdoa-nos e transforma nosso ser. Por Cristo, amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Se nos colocamos em oração e dependência de Deus, pedindo pelo seu perdão em arrependimento sincero e buscando pelo Espírito Santo transformador, recebamos a graça Deus em nossas vidas com o seu perdão! Amém!

KYRIE
Quando pedimos por nossas vidas, Cristo nos ensina olhar a nossa volta, interceder e servir ao próximo, trazendo esperança e o amor de Jesus. Que Sejamos nós sal e luz neste mundo, para a glória de Deus.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus nos ama de forma incondicional, por isso cantemos:
Nº 70 - LCI – Glória.


ORAÇÃO DO DIA
Deus amado, te agradecemos pela oportunidade de estarmos reunidos (as) no teu nome! Sejas Tu conosco neste momento de Palavra, por Cristo Jesus, amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 118.1-2, 19-29

2ª Leitura Bíblica: João 12.30-33


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 152 - LCI – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO

O início da última semana de Jesus em Jerusalém vem mostrando que Ele estava prestes a seguir o caminho da cruz. Façamos a leitura do Evangelho:

Ler Marcos 11.1-11

Jesus veio ao mundo para servir e a Sua grandeza era manifestada em sua forma humilde de ser. Diferente e contraditório para a época, em que para ser “Rei” era preciso impor sua autoridade e poder.
Neste período do calendário litúrgico que lembramos no Domingo de Ramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde estava cada vez mais próximo de se cumprir o propósito do Mestre. Como como relata a profecia que encontramos em Zacarias 9: 9: Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.
Muito louvor houve com a entrada de Jesus em Jerusalém. E grande era a expectativa ao recebê-lo como alguém que supriria as suas necessidades. Jesus continuou firme no seu propósito e isso incomodou e indignou muitos que disseram: “Hosana, hosana”. E em pouco tempo, estes começaram a gritar “crucifica-o”.
Duas lições que ficam para nós para refletir com essa Palavra em nossos dias:

Primeiro: Jesus é o Filho de Deus em Sua grandeza e majestade, Ele é Rei e Senhor independente quais são suas vestes: de luxo ou não. Se está montado em um cavalo pomposo ou num jumentinho. Jesus não precisa impor Sua autoridade e força, para então ser Rei, Ele demonstra seu amor, graça e misericórdia. Ele se doou como sacrifício pelo povo, aqueles que o amaram e aqueles que o rejeitaram.

Segundo: Assim como na entrada de Jesus em Jerusalém as pessoas esperaram com alegria e louvor sua entrada, por não serem servidas suas expectativas, logo, abriram sua boca para falar algo, mas dessa vez não “Hosana”, mas sim, “crucifica-o”, fica explícita a contradição do ser humano em relação a Deus.

Quantas vezes nós aguardamos Deus corresponder a nossas perspectivas, aos nossos desejos, aos nossos sonhos, a nossa vontade, mas quando isso não acontece, deixamos Deus de lado. Na verdade, se esperamos que o nosso “eu” seja satisfeito, não entendemos ainda quem é Deus. Ele não precisa da nossa aprovação para fazer ou deixar de fazer a Sua vontade. Deus é Deus.
Jesus seguiu o plano de Deus com o caminho da cruz!
Nós precisamos entender, que Deus poderia ter desistido de nós, mas Ele não o fez! Por isso que em Isaías 55. 8-9 encontramos essa profunda Palavra: “O SENHOR Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus.”

Que essa Palavra nessa semana de reflexão do sacrifício de Cristo pela humanidade, nos toque, nos transforme e nos ensine a humildade e a aguardar pela vontade do Pai. Amém!


HINO
Nº 418 - LCI – Hosana ao Rei!

CONFISSÃO DE FÉ
Diante do que ouvimos, com a Palavra que nos ensina e orientação, confessemos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 221 - LCI – Oferta do coração


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração (anotar pedidos e agradecimentos e incluir na oração).
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Senhor, te agradecemos pela benção de receber tua Palavra, que ela esteja viva em nossa mente e coração, em nosso falar e agir. Recebe Senhor, nossa intercessão pelos pedidos aqui compartilhados. Oramos pelas famílias, pela nossa comunidade, nossa família na fé. Agradecemos pela vida de cada um (a) que está neste culto, que o Senhor renove a fé e a esperança. Nós queremos concluir essa oração, lembrando das Palavras de Jesus, quando nos unimos em uma só voz dizendo...

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te conduza por onde você for!
ENVIO
Sejamos nós uma benção, servindo com alegria e amor!

CANTO FINAL
Nº 321 - LCI – Tua vontade


Autor(a): Missionária Cledimar Becker Windmöller
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: Domingo de Ramos
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66225

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br