Culto e Liturgia



ID: 2653

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2015 - Recursos Litúrgicos

12/08/2015

Recursos Litúrgicos

Culto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2015

23 de Agosto de 2015

Observações quanto ao preparo desta liturgia:

- Esta liturgia requer preparo. Reúna pessoas do presbitério ou outras lideranças e converse sobre o assunto que permeia o culto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Converse sobre esta proposta de liturgia que visa incluir na própria liturgia as pessoas e familiares das pessoas com deficiência. Onde há grupos de trabalho de pessoas com deficiência é importante que a liturgia seja discutida e preparada com o grupo. Onde não há este trabalho, reúna pessoas com deficiência e seus familiares e converse com elas, convide-as para participar do culto e integrar a equipe litúrgica.

- Prepare com grupos da comunidade (mulheres, homens) o pão ou cuca, ou os dois juntos, que serão oferecidos neste culto. Será mais significativo se o pão ou a cuca, ou os dois, forem caseiros, feitos com carinho, ou seja, se tiverem gosto e cheiro comunitário.

- É importante ter guardanapos para serem usados na distribuição do pão/ cuca;

- A Liturgia da Ceia segue em separado, pois, onde for celebrada a Ceia, omite-se a parte da partilha do pão.

- Envolva as crianças e jovens para participarem da liturgia.

- Envolva pessoas da comunidade que saibam a língua de sinais para traduzir o culto para LIBRAS. É importante que a comunidade como um todo ganhe cada vez mais intimidade com a língua de sinais e vá aprendendo a lidar com LIBRAS.

- Providenciar flores, de diferentes tipos e tons para serem usadas durante a Confissão de pecados;

- Ensinar, no início do culto, como são as PALMAS em Libras – conforme nos mostra o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=msCiFW5SawM. (A pessoa que faz a tradução em Libras poderá ensinar);



LITURGIA DE ABERTURA

Entrada

(Ministro/a, pessoas do presbitério, crianças, pessoas com deficiência e familiares entram pelo corredor do templo, de mãos dadas, enquanto a comunidade se põe de pé. A entrada do grupo é acompanhada por música instrumental, por um grupo de canto ou pelo coral)

Canto (instrumental ou coral): Parceria no caminhar

Conferir: Áudio de parceria no caminhar)

Acolhida

L1 (Animar, previamente e com preparação, uma pessoa com deficiência a acolher a comunidade, dizendo;)

Deus não é um ser indiferente, Ele comunica-se com a gente. Quer saber sempre como estamos nós. Foi assim que procedeu Jesus, quando lá no caminho de Emaús, viu caminhantes aflitos e sós. (Primeira estrofe do hino “Parceria no caminhar” – TA 2015)

L2 Bem vindos e bem vindas a este culto!

Durante este ano, tivemos várias oportunidades para refletir sobre o tema do Ano da IECLB: Igreja da Palavra - chamad@s a comunicar, ilumi- nado pelo seu lema, “Então Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?”. Lc 24.17. Estamos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (21 a 28 de agosto). E, neste culto, vamos refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência e queremos fazer isto conversando com que vive e convive mais de perto com esta realidade.

Para iniciarmos esta conversa, faço algumas perguntas para a nossa meditação pessoal: antes mesmo de nos comunicar com alguém, como vemos a outra pessoa, diferente de mim? Que valores entram no jogo das nossas relações? Nossas relações são marcadas por medidas de vantagem, de um lado, e desvantagem, de outro? Ou, são marcadas pela igualdade, mesmo nas diferenças? Como Deus nos vê?

L3 (Criança, adolescente ou jovem) Somos um corpo, comunidade do Senhor. Por isso, somos diferentes, cada qual com o seu jeito, cada qual especial. É assim que Deus ama a gente!

Saudação

L Como corpo, povo de Deus, aqui nos reunimos em nome do Ressuscitado, aquele que se aproxima de nós e caminha conosco; aquele que nos ouve e nos dá palavras de sentido; aquele que, com a sua presença, mexe conosco e faz arder o nosso coração. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo (+). Amém.

Canto: Parceria no caminhar

Confissão de pecados

L (Ministro/a) Oremos, confessando a Deus quem somos e como somos:

L1 (Pessoa com deficiência ou familiar) Deus, tu nos criaste à tua imagem, imagem com diferentes feições! Tu nos criaste, cada qual, com um sorriso; e um tom de pele que integra o tecido colorido da tua bela criação. Somos diferentes, mas cada coração pulsa vida, igualmente.

L2 Deus, como tuas criaturas, falhamos diariamente. Diante de ti, reconhecemos nosso pecado e pedimos o teu perdão, pois:

- Teimamos em transformar a imagem que de ti recebemos em imagens que queremos ser e ver;

- E pior ainda, teimamos em transformar a criatura em Criador;

L3 Ó Deus, perdoa-nos por nossa prepotência.

Canto de confissão e arrependimento (a escolher)
(Enquanto a comunidade canta, as crianças e jovens distribuem flores, das mais variadas, para cada pessoa presente)

Anúncio da graça

L Assim como as flores nos alegram com sua beleza, nos inebriam com o seu perfume e nos encantam com o mistério de suas cores, assim a graça e o amor de Deus preenchem a nossa vida, nos alegrando, porque aliviam a nossa angústia e acalmam a nossa alma.

C Aleluia! (Levantando e sacudindo as mãos - palmas na língua de Libras)

Kyrie

L Como comunidade que não é indiferente com as dores das pessoas que encontramos pelo caminho, ouçamos o que dizem as pessoas com deficiência aqui presentes sobre os sofrimentos que elas enfrentam caminho afora, assim como outras pessoas que vivem situações semelhantes:

L2 (Pessoas com deficiência falam das suas dores e das suas preocupações em relação aos e às demais)

L Roguemos a Deus por sua compaixão e pelo testemunho da igreja cristã diante do sofrimento de irmãs e irmãos.

Canto: Pelas dores deste mundo, ó Senhor!

Oração do dia

L Ó Deus de toda sabedoria, somos tua imagem, não a nossa. Tua imagem em nós reflete a grandeza e a diversidade da tua criação. Graças te damos! Dá que, nas conversas caminho afora, mediante a tua palavra, nosso coração seja invadido pelo Espírito Santo que sabe aproximar, ouvir, sentir, repartir o pão e abrir nossos olhos para o reconhecer. Em nome do Ressuscitado. Amém!

 

LITURGIA DA PALAVRA

Leitura bíblica

Primeira leitura


Gênesis 1. 27 (sendo um texto tão conhecido, sugiro que este texto seja lido apenas através de LIBRAS)

Segunda leitura

1 Co 12.12-31 (na língua portuguesa e em Libras)

Evangelho

Lucas 24.15-17, 28-32 (na língua portuguesa e em Libras)

Pregação

Credo apostólico
(Conferir: Credo Apostólico na Língua Brasileira de Sinais)

Recolhimento das Ofertas (ler a motivação da oferta conforme caderno Ofertas 2015 - Textos Motivadores)

Destino: Trabalho junto a pessoas com deficiência

Canto (a escolher)
(Enquanto canta, um grupo de pessoas arruma a mesa que está próxima à comunidade, com cestos de pão caseiro ou cuca, ou os dois, em pedaços. Ter guardanapos!

Caso for celebrada a Ceia do Senhor, omite-se esta parte da Partilha do Pão, e segue para Oração Geral da Igreja)

Partilha do pão

L Jesus partiu o pão muitas vezes com seus discípulos, suas discípulas, com a multidão, e também, na noite em que acompanhou as pessoas que caminhavam para Emaús. Neste culto, Jesus vem a nós de muitas formas: na palavra, nas pessoas, nos gestos, no ouvir, no falar e no sentir.

Sim, neste culto Deus está entre nós, bem assim como Jesus estava entre os discípulos de Emaús. Foi na comunhão de mesa que essa presença ficou visível, palpável. Partilhemos também neste momento o pão (e/ou cuca), entre nós, como sinal da comunhão que nos une através de Jesus. Que esta partilha seja sinal de compromisso, entre nós, com as pessoas que lutam por dignidade.

Oremos:

L Jesus amado, nosso irmão, nosso mestre, nosso Salvador! Como no caminho de Emaús, caminhas conosco, sentes como estamos, dizes palavras que nos orientam e aliviam as nossas angústias. Na partilha deste pão,

ó Senhor, dá que renovemos o compromisso que assumimos no batismo de que somos membros do teu corpo, somos o teu templo e, como irmãos e irmãs, temos compromisso entre nós e com as pessoas que sofrem mundo afora. Abençoa a nossa partilha, abençoa a nossa vida. Amém.
(Um grupo de pessoas ajuda a distribuir o pão. Enquanto isso, o coral, ou grupo de canto ou instrumental acompanha com um canto de sua escolha).

Oração Geral da Igreja
(Convidar a comunidade a manifestar seus motivos de oração e inclui-los ao final das petições que seguem:)

L A Jesus, o Filho de Deus que caminha conosco, nos ouve e conhece as nossas necessidades, entregamo-nos em oração:

L Olha, Senhor Jesus, para as pessoas que exercem cargos de liderança no nosso Estado, município, país e no mundo. Que seus cargos sejam exercidos com competência, ética e dignidade e não se esqueçam de olhar para as necessidades das pessoas com deficiência.

Ó Jesus, amigo e cuidador, dá que a dignidade humana conferida por Deus a todas as criaturas, seja universalmente reconhecida, e cada pessoa, indistintamente de sua cor, religião, gênero ou cultura, seja respeitada.

Acompanha, mestre e Salvador, a tua igreja e aos que nela atuam. Que o teu Santo Espírito fortaleça e guie as suas lideranças e o testemunho de cada pessoa batizada. Olha e cuida do teu povo, caminhe ao seu lado, tome sua mão e ensina-o a ser irmão e irmã para a outra pessoa.

L (motivos locais de intercessão...)
(Caso haja Ceia do Senhor, esta inicia-se aqui, sendo a Oração do Pai-Nosso parte da Liturgia da Ceia)

Pai nosso
(Conferir: Pai Nosso na Língua Brasileira de Sinais)

LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos

Bênção

L Que a bênção do Filho de Deus, o Ressuscitado, aquele que se aproxima de nós e caminha conosco, seja com você, hoje e em todas as horas da sua vida. (+) Amém.

Envio

L Viemos a este encontro, Deus se aproximou de nós e agora segue conosco para casa, para o nosso dia a dia. Vão em paz e sirvam a Deus com alegria!

Canto final

Saída
(O mesmo grupo que entrou, sai agora em conjunto)


Anexo

Liturgia da Ceia do Senhor

Preparo da mesa
(Levar as ofertas ao altar, preparar a mesa da Ceia)

Oração preparatória

L Ó Deus, graças te damos pelas ofertas em dinheiro, aqui recolhidas.
Abençoa o trabalho realizado com as pessoas com deficiência e desperta mais e mais as nossas comunidades para o engajamento nas lutas por dignidade de todas as pessoas.

L Tu que nos preparas a mesa da Ceia e nos convidas para nela tomar lugar: agradecemos-te porque nos recebes na Ceia, sem mérito algum de nossa parte, e nos ofereces o alimento da salvação, da reconciliação contigo, com os irmãos e as irmãs. Graças, ó Deus, por teu amor sem limites. Porque nos recebes, em silêncio, abrimos o nosso coração a ti. (Silêncio)

Oração de graças e louvor

L Ó Deus, grande em misericórdia. És Palavra-ação! Desde o princípio tu te aproximaste de nós. Nos criaste à tua imagem. Estabeleceste relações conosco em palavra, gestos e sentimentos. És Deus que ouve, toca e fala conosco. Por isso, te louvamos, agradecemos e, como comunidade, junto com os anjos, exaltamos o teu nome, cantando a tua santidade:

C Santo, santo, santo

L Graças a ti, Deus santo, pois em Jesus Cristo tu te aproximaste definitivamente de nós, tua criação e tuas criaturas. Em Jesus, nos tocaste, abraçando, curando, abençoando, perdoando. Tudo o que fizeste em Jesus, em sua vida, morte e ressurreição, foi para o benefício da humanidade e da criação inteira, para nos resgatar do pecado e da morte e nos dar a verdadeira vida, em comunhão, no corpo que formamos, em união com Jesus. Neste corpo não há barreiras, diferenças, limitações. Como corpo, sentamos à mesa e, na mesa, recebemos o alimento servido pelo próprio Jesus. Esta é a promessa que ele mesmo nos deixou, conforme está escrito:

L “Pois Ele, Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: tomai e comei, isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim. A seguir, depois de cear, tomou também o cálice, rendeu graças e o deu aos seus discípulos, dizendo: bebei dele todos, porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós, para a remissão dos pecados. Fazei isto todas as vezes que o beberdes em memória de mim.”

L Ó Deus, tu animas e sustentas a tua igreja, o seu corpo, com o poder do Espírito Santo. Graças te damos, pois, por meio do teu Espírito, esta Ceia nos une com Cristo e com Ele formamos o verdadeiro corpo que vive da comunhão.

L Nesta fé que nos faz e nos torna um só corpo, cremos e esperamos o encontro final e derradeiro, a reunião na mesa do banquete do teu Reino eterno.

L Nesta esperança, louvamos a ti, Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

Amém.

Pai-nosso

L Como pessoas que caminham juntas, ouvem e dialogam, unamos nossas mãos e vozes na oração daquele que é o coração do nosso corpo: Pai nosso...

Gesto da paz

L Como pessoas que vão juntas à mesa do Senhor para comer do mesmo pão e tomar do mesmo cálice, demo-nos um abraço ou aperto de mão, pois, como membros do mesmo corpo, só podemos viver a vida em estreita relação.

Fração

L O cálice pelo qual demos graças é a comunhão no sangue de Cristo; O pão que partimos é a comunhão no corpo de Cristo!

L Venham, pois tudo está preparado!

Comunhão

Hinos de comunhão

Oração pós-comunhão


Liturgia elaborada por Catequista Erli Mansk


Voltar para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2015

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
REDE DE RECURSOS
+
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br