Culto e Liturgia



ID: 2653

Subsídio litúrgico - Visita a famílias enlutadas

20/08/2019

Subsídio litúrgico

Visita a famílias enlutadas

Observações

Esta liturgia visa auxiliar pessoas ou famílias que, por causa da distância, não podem participar do funeral de um ente querido.
Seria muito significativo se a visita ocorresse no mesmo momento (dia e horário) da despedida da pessoa falecida.
Amigos e amigas da comunidade, pessoas próximas da pessoa ou família enlutada, podem ser convidadas.

Saudação

Elevo os meus olhos para os montes. De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Salmo 121.1-2.

Com essas palavras do salmista acolho cada um e cada uma de vocês neste momento em que a dor e o luto se fazem presentes.
Diante da morte, a despedida de alguém que amamos é sempre dolorosa. Sofremos ainda mais quando não podemos estar junto da família na despedida da pessoa amada. Porém, mesmo na distância, nossos vínculos de fé, comunhão e esperança se fortalecem. Deus está presente lá e aqui e nos consola.
Por isso, aqui nos reunimos em nome de Deus, origem e destino de nossa vida; em nome de Jesus Cristo, fundamento de nossa esperança, e em nome do Espírito Santo, fonte de consolo e poder (+). Amém!

Hino Para os montes olharei

Oração

Deus gracioso e compassivo, estamos diante de ti para colocar em tuas mãos nosso irmão enlutado/nossa irmã enlutada (nome da pessoa/das pessoas) e dividir o nosso sofrimento contigo. Graças te damos pela vida terrena de (nome da pessoa falecida), por tudo o que ele/ela ensinou e testemunhou. Tu, que és Deus de misericórdia, cuidas desta família em sua dor, amparas as pessoas aflitas, consolas as que chegam diante de ti com o coração entristecido e inquieto e nos ajudas a receber a morte como uma passagem para a vida eterna. Deus onipresente! Esteja com os familiares de perto e de longe. Concede que sigamos confiantemente nossa jornada por este mundo até o dia em que nos reuniremos com as pessoas que nos precederam na morte. Por teu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leitura Bíblica

Breve Alocução

(Se possível, contatar o Ministro/a Ministra que acompanhará o funeral e usar o mesmo texto bíblico para leitura e alocução.)

Credo Apostólico

Hino

Palavra aberta
(As pessoas são convidadas a se manifestarem, caso o desejarem, sobre a pessoa falecida ou apenas para expressar algum sentimento.)

Oração

Eterno Deus e Pai! Ouvimos a tua Palavra que nos fortalece nesta hora de despedida, mesmo na distância, de nosso irmão/nossa irmã na fé. Tu nos asseguraste que, diante de ti, o pecado e a morte não têm mais poder. Tu sacrificaste teu Filho Jesus Cristo para vencer o pecado e a morte. Tu prometeste a vida eterna para todas as pessoas que vivem de acordo com a tua santa vontade e que colocam sua vida em tuas mãos. Concede que invistamos nosso tempo e a nossa vida neste preparo. Faça crescer a certeza de que para ti não morremos, mas que queres nos despertar para a vida eterna. Isto te pedimos, orando como Jesus Cristo nos ensinou, dizendo: Pai nosso...

Hino

Benção

Querida Família! Deus acompanha vocês em seu luto e, por isso, dá a sua benção. Na certeza da sua presença e do seu cuidado, para que continuem suas vidas, com muita fé e esperança, recebam a bênção de Deus, estendendo as suas mãos abertas:

Que a benção do Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, venha sobre vocês e permaneça com vocês, hoje e sempre. Amém.

Fiquem com a paz de Deus!

Pastora Bruna Schneider Belard


Autor(a): Bruna Schneider Belard
Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 59821

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
REDE DE RECURSOS
+
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br