Culto e Liturgia



ID: 2653

Subsídios Litúrgicos para Celebrar a Reforma - 2015

14/10/2015

 

Subsídios Litúrgicos para  Celebrar a Reforma

Tema: Catecismo Menor

Sugestão de leitura do AT para a Liturgia da Palavra: Dt 6.1-9; 20-25;

 

Acolhida

Diz Jesus: Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. João 14.25-26

Neste mês de outubro, mês da Reforma, em que dedicamos a estudar e meditar com o Catecismo Menor de Lutero, esta palavra de Jesus é de grande importância. É um consolo saber que o Espírito Santo nos ensina. Ao mesmo tempo, é um compromisso que temos enquanto igreja, pais e mães, de assumir a educação na fé de nossos filhos e nossas filhas e recontar às gerações futuras os grandes feitos de Deus, conforme lemos em Dt 6.20: Quando teus filhos e tuas filhas no futuro te perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juízos que o Senhor, vosso Deus, vos ordenou?

Confissão de pecados

Deus da misericórdia, humildemente chegamos a ti e confessamos que não temos sido filhos e filhas que seguem a tua boa vontade e os teus bons ensinamentos. Tu nos dás a Palavra assim como o Espírito Santo que nos ensina e nos faz rememorar tudo o que Cristo fez. Mas, por causa da nossa soberba e teimosia, damos muito trabalho para o Espírito Santo, pois achamos que já sabemos todo o necessário para a nossa salvação. Colocamos o nosso conhecimento acima da sabedoria divina. Achamos que não precisamos mais aprender, meditar e ouvir o que o Espírito da divina sabedoria nos ensina. E neste afã, deixamos de contar e recontar as memórias da história da salvação para nossos filhos, nossas filhas, netos e netas. Devido ao longo costume, nossos erros tornam-se intocáveis e difíceis de serem abandonados. Mesmo assim, reconhecendo que é trabalhoso arrancar-nos do nosso velho jeito de ser, e sabendo que não somos dignos e dignas da tua compaixão, imploramos o teu perdão! Tem piedade de nós!

Anúncio da graça

Em Dt 6. 24 está escrito: O Senhor nos ordenou cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito até hoje.

Graças a Deus que nos dá mandamentos que orientam o nosso viver e nos envia o Espírito Santo que nos ensina a interpretá-los. E pelo Espírito e na Palavra conhecemos o Deus da graça e do perdão.

Kyrie

Quando nos reunimos em culto, o Espírito Santo sopra sobre nós, toca os nossos corações e direciona os nossos olhares, ouvidos e a nossa voz para o mundo. E o que vemos?

Vemos pessoas que sofrem porque o conhecimento da verdade que liberta lhes é roubado;

Vemos a opressão das pessoas cujas mentes são dominadas por falsas doutrinas e profecias enganosas;

Vemos crianças crescerem sem o acesso às memórias de vida e fé;

Vemos jovens cujas vidas são roubadas pela falta de conhecimento, ensino e formação;

Vemos pessoas oprimidas porque são ludibriadas com mentiras em nome da palavra de Deus;

Diante de Deus e no silêncio de nossas vozes, ressoe a voz dessas pessoas que sofrem; (breve silêncio!)

Que Deus nos dê coragem para testemunhar que o seu amor é dado a todas as pessoas e que a comunidade cristã seja um espaço onde esse amor seja ensinado no espírito da liberdade cristã e experimentado de forma concreta em favor e ao lado das pessoas que sofrem. Tem piedade de todas as pessoas que sofrem, Deus da compaixão!

Gloria in excelsis

Louvores sejam a Deus porque saiu das alturas, despiu-se da sua grandeza e encarnou-se; veio ao mundo criança, tornou-se pequeno em Jesus Cristo;

Glória seja a Jesus, que assumiu a condição humana, sofreu e experimentou a dor da morte, e na sua ressurreição nos devolveu a alegria e a esperança da vida;

Louvor e glória ao Espírito Santo que se faz presente entre nós, nos ensina a ser povo de Deus, irmãos e irmãs, uma igreja de comunhão na aprendizagem!

Louvor e glória ao Espírito Santo que inspirou pessoas, como Martim Lutero, que redescobriu os mandamentos e os colocou ao alcance de todas as pessoas. Glória a Deus nas alturas e paz na terra!

Oração do Dia

Amado Deus, fonte de toda existência! Graças a ti pelo cumprimento da promessa de Jesus, teu Filho, de nos enviar o Espírito Santo. Necessitamos da sabedoria do Espírito para entender, aprender e ensinar todas as coisas que vêm de ti. Ó Deus, que vens a nós na tua Palavra, dá que ela, através do Santo Espírito, nos ilumine, nos santifique e nos transforme. Por Jesus que tudo fez, por amor. Amém.

Oração geral da igreja

Agradecemos-te, Deus de bondade, pelos ensinamentos que são colocados ao alcance de todas as pessoas através do Catecismo Menor, um presente, uma dádiva do Espírito Santo;

Pedimos-te, ó Espírito Santo, tu que ensinas e despertas pessoas para o exercício do ensino-aprendizagem, dá que possamos discernir a voz divina no meio de tantos burburinhos; que saibamos calar e dar tempo para esperar e ouvir a voz de Deus. Não deixes que paremos de aprender os teus ensinamentos; desperta em nós o gosto pela Palavra que liberta e compromete. Dá que redescubramos a importância e a necessidade de estudar e meditar em nossas famílias com o Catecismo Menor. E que em todas as nossas comunidades sejam recuperados os propósitos do Catecumenato Permanente através do atual Programa de Educação Contínua na Fé e, neste, os conteúdos do Catecismo Menor sejam preservados e aprofundados.
(...)

(Cat. Erli Mansk)

Outros subsídios, acesse: Estação Educação Cristã Contínua


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
REDE DE RECURSOS
+
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br