Pedro Casaldáliga (*1928)

Obra e Biografia

29/06/2012

Pedro Casaldáliga (*1928) – HPD 352

Dom Pedro Casaldáliga ( nome completo: Pere Maria Casaldáliga) é ícone da resistência do povo do Mato Grosso, especialmente os pobres, indígenas e quilombolas. Ele nasceu em 16 de fevereiro de 1928 em Balsareny (Bacelona), na Espanha, com dupla nacionalidade: espanhola (ou catalão) e brasileira.

Ingressou na Congregação Claretiana em 1943, sendo ordenado sacerdote em Montjuïc, Barcelona, no dia 31 de maio de 1952. Em 1968, mudou-se para a Amazônia Brasileira.

Foi nomeado administrador apostólico da prelazia de São Félix do Araguaia em 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Felix do Araguaia (Mato Grosso), em agosto de 1971. Sua ordenação episcopal deu-se a 23 de outubro de 1971. Foi bispo da Sé titular de Altava até 1975.

Adepto da teologia da libertação, adotou como lema para sua atividade pastoral: Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar. É poeta, autor de várias obras. Entre outras, ele colaborou no texto do musical litúrgico “Missa da Terra sem Males” junto com o poeta brasileiro Hamilton Pereira da Silva (que usa o pseudônimo de Pedro Tierra). Veja HPD nº 352.

Dom Pedro já foi alvo de inúmeras ameaças de morte. A mais grave, em 12 de outubro de 1976, ocorreu no povoado de Ribeirão Bonito (Mato Grosso). Ao ser informado que duas mulheres estavam sendo torturadas na delegacia local, dirigiu-se até lá acompanhado do padre jesuita João Bosco Penido Burnier. Após forte discussão com os policiais, o padre Burnier ameaçou denunciá-los às autoridades, sendo então agredido e, em seguida, alvejado com um tiro na nuca. Após a missa de sétimo dia, a população seguiu em procissão até a porta da delegacia, libertando os presos e destruindo o prédio. Naquele lugar foi erguida uma igreja.

Por cinco vezes, durante a ditadura militar, Dom Pedro foi alvo de processos de expulsão do Brasil, tendo saído em sua defesa o arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.

No ano 2000, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas. - Apresentou sua renúncia à Prelazia de São Félix do Araguaia, em 2005. Que foi aceita pelo Papa João Paulo II.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/casaldaliga/casaldaliga_missa.html Veja o depoimento: http://www.youtube.com/watch?v=Yt1KdnzY198&feature=youtu.be
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18108
REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br