Xote da Vitória

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 439 – Xote da Vitória

Letra: Este cântico está inserido em nosso Hinário HPD na secção “Esperança de Transformação”, pois celebra a esperança da Vitória do Senhor (I.Crônicas 29,11; Provérbios21,31b; I.João 5,4), quando “Tudo aqui vai melhorar”. Note-se que todos os verbos principais estão no futuro - na 1ª estrofe: “dirás”, “realizará”, “se dará”, “haverá”, “afastará”; e na 2ª estrofe: “venceremos” e “prevalecerá”. Apenas três verbos estão no tempo presente (todos na 2ª estrofe): “caminhando”, “clareando” e “sabemos”, que expressam a nossa fé atual, conforme Hebreus 11,1 “A fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

A esperança por dias melhores é um tema que perpassa toda a Bíblia, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Na 2ª Espístola de Pedro (3,13) lemos: “Aguardamos novos céus e nova terra onde habita a justiça”. E o apóstolo João tem a visão do novo céu e da nova terra, onde não existirão morte, luto, pranto, dor e, sem dúvida, não haverá fome nem violência, pois “aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as cousas” (Apoc.21,4-5).

Outras referências bíblicas: Salmo 34,10; 72,12-14; 146,7; Provérbios 10,3; Isaías 51,11; 53,4; 60,18; 61,1-3; Mateus 5,6; João 6,35; Apocalipse 7,14-16.

Depoimento de João Francisco Esvael, o autor do texto: >>O Xote da Vitória foi composto pouco antes da gravação do disco “Revivendo” pelos grupos “Viva a Vida” e “Gente de Casa”, em 1983. Estávamos na fase de repertório e o Laan pediu-me que colocasse letra numa música que ele recém tinha feito. Gostei da música e passei a buscar um tema para ela. Então quando voltava do trabalho – num ônibus lotado -, olhando os rostos das pessoas, cansados e sofridos, senti que apesar de tudo ainda havia um resto de esperança de que as coisas poderiam mudar. Por isso é que a festa e a alegria ainda estavam presentes no meio do povo. E a letra surgiu naturalmente ali mesmo dentro do ônibus. Nela também tento dizer que as mudanças só acontecerão se as pessoas lutarem por elas. E lutarem não solitária mas comunitariamente.<<

O autor da melodia é Laan Mendes de Barros. Ele usou o gênero musical do Xote ou chótis (nome que vem do inglês scotch, em alemão: schottisch = escocesa), um ritmo de dança de salão que entrou no Brasil meados do século 19. Seu compasso é binário ou quaternário, e o andamento é rápido. O ritmo do acompanhamento apresenta um certo parentesco com a Polca. Os instrumentos básicos de execução são a gaita (sanfona, acordeon) e o violão. - No Rio Grande do Sul enraizou-se profundamente como dança e música, logo se adaptando à instrumentação típica dos gaúchos. - No Nordeste o xote teve em Luiz Gonzaga o seu grande impulsionador. Através do “Rei do Baião” adquiriu uma formação instrumental diferente do xote gaúcho, com sanfona zabumba e triângulo.

Fonte: www.metodistavilaisabel.org.br/docs/Esperança.pdf
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 439. Xote da vitória
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 19436
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br