Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Pastor Laechler , 606
CEP 96820-090 - Santa Cruz do Sul /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3717-3612 | (51) 3717-3898 | (51) 9966-43472 | (51) 9804-12727
sinodo@sinodoccs.com.br
ID: 6

Celebração de Natal

Caderno de Celebrações Natalinas

25/12/2008

Liturgia de Natal
P. Varno Valter Senger
Dom Pedrito - RS

Palavra Inicial- (preparando o ambiente)
-Esta Liturgia quer enfocar a Festa do Natal – Aniversário de Jesus Cristo – fazendo uma comparação com uma festa de aniversário de nossos dias. Pode ser levado em conta, o que geralmente temos numa festa de aniversário, e o que Jesus teve quando do seu nascimento. Pode ser preparado um pequeno ambiente com balões, também podem ser preparados, pelas Crianças do Culto Infantil, pelos jovens, ou pela OASE, convites que podem ser entregues com pequenas mensagens de Natal. Outro símbolo que pode ser confeccionado é o chapéu de papel, que também pode trazer mensagens que falam e ilustram o nascimento de Jesus.
 

-Se há encontro das crianças - Culto Infantil - em ambiente separado, as crianças podem se integrar ao Culto antes da Santa Ceia. Os chapéus, balões podem ser distribuídos no final do Culto.

Saudação:
L- Com alegria acolhemos a todos. Não importa de onde viemos, nem o caminho que tomamos para aqui chegar, nem como viemos? O que importa é que estamos aqui. Que aceitamos o convite para esta festa de aniversário que lembra o nascimento de Jesus, nosso Salvador. Sejam bem-vindos........ esta é tua casa, este é o teu lugar.

Canto- (Natal é vida que nasce)

Intróito:
P- Deus quer restabelecer a Aliança com seu povo e para tal se faz gente em Jesus Cristo. No Natal Jesus nasceu. Nele, a expressão maior do seu amor pela humanidade. Hoje, é festa do seu aniversário. Ele que veio para dar vida aos fracos, curar doentes, perdoar pecadores e oferecer salvação aos que, em fé, nele confiam. Iniciamos o nosso culto, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
C: Amém.
Confissão de Pecados-
L- Eis, que o Verbo se fez gente em Jesus e habitou entre nós. Na sua humildade, a força para a superação e a vitória. Na sua ação de vida a Boa Nova, expressão do amor de Deus, oferecida à humanidade, a qual vive desviada do caminho, por preferir viver no egoísmo e no individualismo. Por isso queremos confessar nossos pecados. Oremos:
L- Senhor, Tu nos deste a Jesus para que tivéssemos vida e luz, mas, no nosso dia a dia, optamos pela morte e pela escuridão. Não seguimos os teus ensinamentos e não vivemos a tua vontade. Por isso pedimos por tua misericórdia.
C: Misericórdia Senhor, Misericórdia,.... Misericórdia.
L- Nosso coração é egoísta e orgulhoso. Necessitamos nos converter para a humildade da estrebaria, do cocho e dos animais, e daquele que nasceu de Maria e José, Jesus. No menino de Belém, o mistério do amor de Deus, destinado aos de coração humilde e aos que crêem. Senhor, pedimos perdão, por todas as vezes que não acreditamos e desconfiamos do teu amor. Por isso pedimos......
C: Misericórdia Senhor, Misericórdia,..... Misericórdia
L- Senhor, perdoe por nossa falta de fé, nossa incredulidade. Perdoe quando fazemos mal, quando atingimos os outros com nossas atitudes de rancor, ódio e violência. Quando não fomos humildes e solidários. Perdoe quando preferimos aquilo que é secundário e fútil. Quando não tivemos a compreensão necessária do teu gesto de amor acontecido em Belém. Não deixes de vir a nós neste Natal. Que o nascimento do Salvador, possa acontecer em nossas vidas e em nosso meio. Por isso clamamos pelo teu perdão. Faze com que tua luz vença as trevas e a vida vença a morte. E que o amor de Jesus possa fazer morada em nós e entre nós. Por isso clamamos por tua misericórdia..
C: Misericórdia Senhor, Misericórdia.... Misericórdia.
Absolvição:
P- Senhor, Deus, nós te louvamos, nós te bendizemos e te adoramos pelo teu imenso amor. Por nos aceitar com nossos defeitos e pecados, não nos deixe dispersar, mas mantenha-nos unidos na fé. É com alegria que em teu nome, e de Jesus Cristo, nosso Salvador, que anuncio a todos que acreditam e se arrependem, a Boa Notícia do teu perdão.
C: O nosso louvor e a nossa adoração ao Menino de Belém, e nele a nossa confiança e esperança para todo o sempre. Amém
Canto- Louvemos todos juntos o nome do Senhor.....
Kyrie:
L- O menino que nasce na humildade de Belém é Boa Nova para o mudo e às pessoas, mas mesmo assim, muitos não recebem ou negam esta graça. Com isto, sobram no mundo situações de rupturas, divisão e dor. Por isso juntos clamemos:
C: Kyrie eleison.
L- Maria e José, não foram orgulhosos e seguiram o que o Senhor os ordenou. Não pensaram neles, mas compreenderam o propósito do Senhor. Formaram uma família para que o Filho de Deus tivesse acolhimento e carinho. Hoje, vemos muitas famílias dispersas, sem fé e sem orientação, perdidas em seus valores. Por isso clamemos:
C: Kyrie eleison.
L- Os pastores receberam do anjo o anúncio da Mensagem Salvadora, o nascimento do menino Jesus. Isto significou renúncia da velha vida e ir ao encontro de uma nova, na presença do Salvador. Na estrebaria, a presença viva do amor de Deus, que se torna gente para salvar. Poucos reconheceram este amor e preferiram o ódio, o orgulho, a guerra, a miséria e a morte. Por isso clamemos:
C: Kyrie eleison
Glória
P- A Boa Nova do menino que nasce em Belém, para salvar o mundo é presente de Deus para todos que crêem. Jesus trouxe paz e o bem às pessoas e isto é para nós sinal de alegria. Por isso glorifiquemos a Deus cantando:
C: Glória, Glória. / Glória a Deus nas alturas
Glória, Glória. / Paz entre nós, paz entre nós.
Oração do Dia
P- Senhor, Tu que és fonte de vida e revelaste no acontecimento da estrebaria o teu amor, nos fortaleça para podermos receber a luz de Jesus, e que neste Natal, possamos fazê-la refletir em todos os lugares e em todas as vidas. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
C: Amém.

Canto- Pela Palavra de Deus.

L- Queremos ouvir o ensinamento de vida e fé que encontramos na Palavra do Senhor.
C: Que a tua Palavra fale a nós, Senhor.
L- 1ªLeitura de Is 52.7-10
L- Louvemos, todos juntos,conforme o Salmo 97.
L- Reina o Senhor, Regozije-se a terra,
C: alegrem-se as muitas ilhas.
L- Nuvens e escuridão o rodeiam,
C: justiça e juízo são a base do seu trono.
L- Adiante dele vai um fogo,
C: que lhe consome os inimigos em redor.
L- Os seu relâmpagos alumiam o mundo,
C: a terra os vê e estremece.
L- Derretem-se como cera os montes,
Comunidade: na presença do Senhor de toda a terra.
L- Os céus anunciam a sua justiça,
C: e todos os povos vêem a sua glória.
L- Sejam confundidos todos os que servem imagens de escultura,
C: os que se gloriam de ídolos; prostram-se diante dele todos os deuses.
L- Sião, ouve e se alegra,
C: as filhas de Judá se regozijam, por causa da justiça ó Senhor.
L- Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda terra;
C: tu és sobremodo elevado acima de todos os deuses.
L- Vós, que amais o Senhor, detestai o mal; ele guarda as almas dos seus santos,
C: livra-os da mão dos ímpios.
L- A luz difunde-se para o justo,
C: e a alegria para os retos de coração.
L- Alegrai-vos no Senhor, ó justos,
C: e dai louvores ao seu nome. Amém
L- 2ª Leitura de Hb 1.1-4(5-12)
L- “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Is. 9.6.
Aclamemos o Evangelho cantando:
C: Aleluia (Milanez)
P- Leitura do Evangelho segundo Lucas................
(após a leitura) Esta é palavra do Senhor.
C: Louvado sejas, Cristo.

Pregaçào: (A seguir uma breve reflexão).
Escolhemos como tema de nosso Culto, “O aniversário”. Quem de nós, ainda não participou ou organizou uma festa de aniversário. Nela comemoramos a data, a passagem para um novo tempo, um novo ano. É um marco de passagem. Nele existe um aniversariante que é o elemento essencial da festa. Sem ele, a festa não acontece. Também, não podem faltar os convidados, que de modo especial, receberam convites para participar.

Para a festa, também se faz necessário o preparo do ambiente, que deve ser adequado, de modo, a acolher e integrar os que se achegam. Não pode faltar a alegria, a qual é expressada ao aniversariante através do abraço, do beijo, do carinho e do presente. Enfim, aniversário, traduz um marco na vida de uma pessoa e daqueles que fazem parte de sua conivência. Marca o tempo anterior e aquele que há de vir.

Hoje é dia de festa de aniversário. É Natal. No Natal, Jesus nasceu, e nós comemoramos sua vinda ao mundo. Jesus nasceu num ambiente de humildade e pobreza. Ele não foi acolhido com pompa, mas apenas pela simplicidade dos pais e dos animais. Quem visitou Jesus, foram os homens simples, os pastores, os quais se deixaram conquistar pelo anúncio do anjo e pelo seu convite. Outros que foram ao encontro de Jesus, foram os magos. Eles ouviram falar sobre o acontecimento e motivados, colocaram-se a caminho e acabaram convertendo-se à simplicidade e ao mistério da estrebaria. Ao ponto de levarem presentes ao recém nascido.

O ambiente onde Jesus nasce é de pobreza e de humildade. A realidade é do estábulo, do cocho, e enfoca a discriminação e o desprezo. Neste ambiente de fraqueza, Deus se revela. Isto parece ser contraditório. Em meio à fraqueza nasce a Boa Nova, a luz, para salvar o mundo das trevas e da miséria. Mas, como diz o apóstolo Paulo em 1 Co. 1.26ss. “Deus escolheu as coisas loucas do mundo.... os fracos, os humildes...os desprezados, e aquelas que não são”; para se revelar.

Hoje é Natal, dia do aniversário de nascimento de Jesus. Assim, como os pastores receberam o anúncio, o convite dos anjos, nós também fomos convidados para esta festa e aqui estamos. Vamos receber tudo o que o aniversariante quer nos oferecer. Que nosso coração possa ser humilde e aceitar esta graça que Deus nos dá para nos salvar, Jesus. E na Santa Ceia, partilharemos e vivenciaremos, de forma concreta, esta tua comunhão.
Mas, temos que nos perguntar: Neste mundo, neste tempo, onde muitos são excluídos, obrigados a viver com pouco, quase nada. Tempo de individualismo, solidão, egoísmo e ruptura. Como podemos incluir estas pessoas na festa do Natal? O que o Natal reserva a elas? Quando preparamos na nossa casa, na nossa Comunidade o Natal, nos lembramos de estender o convite a estas pessoas? Que possamos anunciar esta mensagem de Boa Nova, especialmente, aos que sofrem, aos pobres e aos que estão à margem. Que a festa de aniversário, que preparamos neste Natal não seja excludente, mas que atinja a todas as pessoas de boa vontade. Que nela não haja luxo e brilho, mas simplicidade, amor e partilha. Que Jesus, o aniversariante, nos convide para, em alegria, participarmos da sua Ceia e juntos vivermos seu amor.

Que este seja um novo tempo para nós, tempo de nova realidade e de esperança. Que no dia a dia, possamos viver, de forma que a Boa Notícia não seja esquecida e apagada, mas que esteja viva, forte e presente em nossos gestos para com todos. Feliz Natal. Amém.

Canto- (Quando se completou o tempo)
Confissão de fé: (Credo Apostólico)
Oração
L- Deus nos acolhe em sua paternal bondade, por isso podemos levar a Ele todas nossas aflições, dores e alegrias. Oremos:
L- O acontecimento do Natal, fez com que aqui nos reuníssemos. Queremos juntos pedir pela Igreja, por todos que se dedicam ao seu serviço e pela proclamação da Boa Nova de Jesus. Por isso oremos:
C: Senhor, escute a nossa oração.
L- Muitos de nossos irmãos clamam por justiça e por dignidade de vida, faltam-lhes gestos de solidariedade e ações civis públicas para acolhê-las em suas necessidades. Por isso oremos:
C: Senhor, escute a nossa oração.
L- Muitas são as situações de violência e de ódio entre as pessoas, que são contrárias a paz, e a Mensagem salvadora de Jesus. Por isso oremos:
C: Senhor, escute a nossa oração.
L- Pessoas sofrem por causa da solidão, outras clamam por respeito, saúde, e dignidade. Muitas vivem o conflito familiar, o luto e a perda. Por isso oremos:
C: Senhor, escute nossa oração. Amém.

Canto- (Os elementos são levados até o altar)

Oração do Ofertório
L- Deus de amor, Tu nos recebes na tua comunhão. Momento em que, com alegria celebramos o aniversário de Teu Filho, Jesus Cristo.
Assim, como os grãos que estavam dispersos foram moídos e amassados para se transformar em pão e a vide em vinho, que nós possamos nos reunir numa só comunhão.
C: Bendito sejas Senhor, para sempre.
Oração Eucarística
P- O Senhor esteja com todos vós.
C: E contigo também.
P- Elevem os corações.
C: Ao Senhor os elevamos.
P- Demos graças ao Senhor nosso Deus.
C: Isso é digno e justo.
P- Sim, é digno, justo e nosso dever que te rendemos graças. Tu que és Deus Eterno, e te revelaste no Natal, dando-nos Jesus nosso Salvador, nós te louvamos e bendizemos contando:
C: Santo, Santo, Santo.
P- Na Ceia celebramos a memória da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, bem como, a sua oferta de perdão dos nossos pecados, transformando nossos corações e nos acolhendo na comunhão dos santos. Através de nosso Batismo, tu nos consagraste para a tua comunhão, nos tornaste participante da tua aliança. Por isso, nos receba na partilha da tua Ceia e nos fortaleça a fé.
C: Por Cristo, com Cristo, em Cristo.
P- Nós te bendizemos, menino Deus, nascido em Belém, pela oferta de salvação.
Jesus, na última noite antes de sua morte, se reuniu com seus discípulos, tomou o pão, rendeu graças, o partiu e deu aos discípulos dizendo: “Tomai e comei, isto é.................................. Depois de cear, tomou também o cálice, rendeu graças e o deu aos discípulos dizendo:”Bebei dele todos, este cálice.......................
Senhor, envia-nos o teu Espírito, para que reunidos num só corpo, partilhemos da alegria de fazermos parte da tua comunhão. Guia-nos à festa da vida plena, que presenteaste a todos os que em fé te recebem.
C: A ti, Trino Deus, sejam dadas toda honra e toda glória, agora e sempre. Amém.
Oração do PAI NOSSO
Gesto da paz.
P- O cálice da benção, pelo qual damos graças é a comunhão do sangue de Cristo; o pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo.
C: Nós, embora muitos, somos um só corpo.
Canto (Ó Jesus Cordeiro)
Distribuição da Ceia
Oração pós-comunhão
P- Jesus, menino nascido em Belém, te agradecemos, porque tua comunhão de mesa nos fortalece. Que nós possamos reviver neste Natal, a alegria testemunhada pelos pastores, e que nossos gestos, no nosso viver, sejam sinais e testemunhos do teu amor. Por Jesus Cristo, nosso Salvador, na unidade do Espírito Santo,
C: Amém.Avisos

Canto

Oração Final
Senhor, queremos te agradecer pelo convite que sempre a nós é renovado, para participar do teu amor e sermos acolhidos em tua presença. Que a luz que brilhou sobre os pastores nos campos de Belém, também brilhe sobre nós. Que tenhamos capacidade para testemunhar o teu amor e convidar tantos outros para celebrar a tua benção.
C: Amém.
Benção
P- Que o amor de Deus, revelado na estrebaria, e vivenciado neste Natal, o aniversário do nascimento de Jesus, seja para nós motivo de alegria, atitude solidária e esperança.
E a benção do Pai, do Filho e do Espírito Santo, esteja com todos vós.
C: Que assim seja, para sempre.

Voltar para Índice Caderno de Celebraçoes Natalinas


Autor(a): Varno Valter Senger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Centro-Campanha-Sul
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: Dia de Natal
Título da publicação: Caderno de Celebrações Natalinas / Ano: 2008
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 792

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br