Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Agroecologia é Comida boa na Mesa

Comida Boa na Rádio

12/04/2019

 

Agroecologia é Comida boa na Mesa

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.


Queremos COMIDA BOA NA MESA e buscamos por comida saudável. Sabemos que a saúde começa pelo que ingerimos, porém muitas vezes nos alimentamos erroneamente. Alimentos contaminados por agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas muitas vezes enchem nosso prato de beleza, porém, deixam prejuízos por vezes irreparáveis ao nosso organismo.

Contrapondo ao modelo tecnológico produtivista atual existe a AGROECOLOGIA, a produção de alimentos agroecológicos, que produz vida, é um jeito de viver, é COMIDA BOA NA MESA para quem produz e para quem consome.

A diversidade na produção é a base para a Agroecologia. Quanto mais biodiversidade, mais equilíbrio no solo, mais nutrientes, mais saúde. Estudos comprovam que alimentos produzidos ecologicamente apresentam maior valor nutricional quando comparados a alimentos convencionais.

Ana Primavesi, engenheira agrônoma pioneira no avanço dos estudos na área da agroecologia diz em suas publicações, “Planta mal nutrida, pessoa mal nutrida. Somente num corpo sadio mora uma alma sadia”. O direito à soberania alimentar e nutricional busca garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis, com justiça social e respeito à cultura alimentar, com sustentabilidade ecológica e manutenção da biodiversidade, com poder de decisão e autonomia na forma de produzi-los, distribui-los e consumi-los.

Comida boa é comida limpa, não contaminada por agrotóxicos nem por manipulação transgênica. COMIDA BOA NA MESA é AGROECOLOGIA. Comida boa sugere a justiça social, cultivo sustentável que preserva a biodiversidade. Comida boa na mesa lembra gratidão e inclusão, sugere momentos de encontro e de alimento acessível para todas as pessoas.

Precisamos é de “COMIDA BOA NA MESA”, comida de verdade, produzida pela agricultura familiar, de base agroecológica, que respeite a diversidade alimentar de cada região, que preserve o meio ambiente e que proporcione saúde e qualidade de vida a todas as pessoas.

Comece por você, produza o seu alimento, tenha a sua horta agroecológica, tenha frutas e hortaliças saudáveis. Procure feiras ecológicas e alimentos orgânicos no seu município, na sua região.

Para saber mais sobre o CAPA, acesse www.capa.org.br 


Todos os programas
 

MÍDIATECA
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br