Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Alimentação Alternativa nas Criações

Comida Boa na Rádio

15/11/2019

 

ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NAS CRIAÇÕES

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

A sustentabilidade é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer sistema de produção, seja animal ou vegetal. Cada vez mais cresce a demanda por melhor eficiência de utilização dos produtos cultivados pelas famílias de agricultoras e agricultores em suas lavouras.

O uso de subprodutos ou restolhos do cultivo de vegetais é uma alternativa para a alimentação animal, como substituto total ou parcial de milho e soja, que são os mais utilizados como base da alimentação animal.

Uma alternativa interessante de se trabalhar na alimentação com grande potencial nutritivo é a folha da mandioca, que tem índices elevados de nutrientes importantes para a produção animal. Seu teor de proteína bruta alcança pode alcançar mais de 27 %, colocando-a como um potencial substituto da soja na alimentação animal.

Usada na criação de aves coloniais, a folha de mandioca ajuda para melhorar a coloração da carne e da gema dos ovos, pois é rica em carotenóides.

Além da folha da mandioca, outro alimento com alto potencial de utilização da alimentação animal é a folha e a rama da batata doce, que também apresenta níveis interessantes de proteína na sua composição, além de elevada produção de matéria seca por hectare.

Para usar as folhas de mandioca e da batata doce, você deve tomar alguns cuidados na hora da colheita e da armazenagem. Para a colheita, espere que as raízes da planta atinjam um tamanho adequado para comercialização, pois elas são reservas de energia captada pelas folhas e armazenadas na forma de amido.

Depois da colheita, as mesmas podem ser coletadas e armazenadas na forma de silagem, ou coletadas e deixadas na sombra para secar ou colocadas em estufas com ventilação forçada. Depois, devem ser moídas e transformadas em farinha, que pode ser armazenada em um local adequado por um período maior para uso na dieta dos animais.

Com isso, aumentamos a independência das propriedades na aquisição de insumos externos para a produção, melhorando a eficiência produtiva e garantindo a sustentabilidade da propriedade.

Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br


Todos os programas

MÍDIATECA
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br