Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Micro-organismos eficientes

Comida Boa na Rádio

22/03/2019

Micro-organismos eficientes

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Micro-organismos são minúsculos seres vivos, divididos em dois grandes grupos: os de regeneração e os degenerativos. Os micro-organismos regenerativos produzem substâncias orgânicas úteis às plantas, e pelo seu metabolismo secundário produzem hormônios e vitaminas. Estão nesse grupo os micro-organismos que constituem os micro-organismos eficientes, conhecidos como EM. Eles substituem fertilizantes e agrotóxicos e são chamados de eficientes por agirem muito rápido, proporcionando uma melhoria nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, podendo garantir uma colheita com excelentes resultados.

Como trabalham os micro-organismos eficientes? Eles retiram alimentos da matéria orgânica, como restos de vegetais e animais. Nesta decomposição, há uma redução dos materiais em partes, e compostos menores são liberados. Muitos destes compostos são nutrientes, hormônios, vitaminas que alimentam a própria comunidade microbiana, além de animais e plantas.

Os micro-organismos eficientes também liberam compostos que aumentam a resistência das plantas aos insetos e doenças, colaborando na diminuição do uso de produtos químicos. A decomposição da matéria orgânica no solo faz com que se multipliquem grupos de micro-organismos que estruturam e juntam com mais eficiência as partículas minerais do solo, evitando sua compactação e aumentando a porosidade/permeabilidade, a infiltração de água, a água disponível e a profundidade de enraizamento. Assim, há redução da erosão e da frequência de irrigação.

A matéria orgânica de origem animal é decomposta pelos micro-organismos eficientes, liberando substâncias úteis ao crescimento das plantas e ao equilíbrio do solo. Os micro-organismos eficientes decompõem a matéria orgânica de modo equilibrado, com pouco gasto de energia e de tempo, mantêm a estabilidade do sistema, sustentam a vida, colaboram na construção do solo vivo e saudável.

Nos próximos programas, estaremos ensinando a forma de captura e multiplicação desses micro-organismos e a como usá-los.

Para saber mais sobre o CAPA, acesse www.capa.org.br


Todos os programas
 

MÍDIATECA
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br