Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Sistemas Agroflorestais - SAFS

Comida Boa na Rádio

08/11/2019

 

SISTEMAS AGROFLORESTAIS – SAFS

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

O sistema agroflorestal, também chamado de SAF, é uma forma de uso da terra na qual se combinam espécies arbóreas no mesmo espaço, proporcionando diversidade e sustentabilidade. Compor um novo design é o desafio. Incluir todas as plantas que você gosta, distribuir frutas que produzam o ano todo, incluir plantas medicinais, árvores de interesse energético para produção de lenhas ou madeiras de lei, plantas apícolas com flores para as abelhas, tudo isso é possível em uma mesma área, de forma combinada. O manejo, por meio de podas, permite acumular matéria orgânica e gerar sustentabilidade própria nesse sistema, sem depender de aportes de insumos externos.

O período do inverno é oportuno para implementar o sistema agroflorestal. As mudas podem ser adquiridas em viveiros locais, lembrando que é importante colocar plantas exóticas e nativas e outras que adubem o sistema. É preciso considerar também as árvores que tenham a capacidade de capturar nutrientes de diversas camadas do solo, as mais profundas e também outras mais superficiais e assim fazerem a reciclagem e ciclagem dos nutrientes que as plantas precisam de forma eficiente e melhorando também a cobertura do solo, como por exemplo o angico, a corticeira, a acácia, o margaridão, que são fontes de nitrogênio e fósforo. Outra planta muito importante nesse sistema é a banana, que é fonte de água no sistema agroflorestal.

Dê preferência para mudas nativas produzidas em tubetes, mudas jovens, para que a adaptação das plantas e o desenvolvimento sejam melhores. Também insira adubos verdes, como ervilhaca e aveia, próprias para o outono inverno, que vão formar palha e proteger o solo, e ainda fixar nutrientes.

O principal objetivo do sistema agroflorestal é otimizar a produção por unidade de área, ou seja, ter um uso mais eficiente do solo, luz, água e assim proporcionar uma interação positiva entre os consórcios de plantas. Para as famílias que aderirem a essa ideia, o sistema agroflorestal permite maior sustentabilidade da propriedade, segurança alimentar, geração de renda e agregação de valor.

Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br


Todos os programas

MÍDIATECA
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br