Comunicação


ID: 2771

JOREV conta história da imprensa evangélica

Editorial

01/08/1988

10 de junho de 1888 — esse é o verdadeiro dia de nascimento da imprensa evangélica no Brasil, quando foi editado o primeiro número do Sonntagsblatt, constata o historiador Dr. Joachim Fischer, da Escola Superior de Teologia. Já para Guilherme Rotermund, neto do pastor Wilhelm Rotermund, o início da imprensa evangélica no Brasil ocorreu com o surgimento do jornal Deutsche Post, em 18 de dezembro de 1880. Este tinha um caderno dominical chamado Sonntagsblatt für die evangelischen Gemeinden in Brasilien.

Independente dessa controvérsia, merece ser resgatada a história centenária da imprensa evangélica no Brasil. A esse desafio se lançou o JOREV no ano em que completamos os 100 anos do primeiro número do Sonntagsblatt. Assim, mais uma vez, o JOREV cumpre seu compromisso com a história, dessa vez resgatando a memória da imprensa na IECLB.

Após meses de exaustiva pesquisa e inúmeras entrevistas com pessoas, ainda vivas, que participaram dessa caminhada centenária, resultou uma edição de 80 páginas. Ao longo dessas 80 páginas o leitor ficará conhecendo os primeiros passos dados pela imprensa evangélica, os diversos jornais, almanaques e revistas que fazem parte dessa caminhada.

Pela concretização dessa edição devemos agradecer à colaboração de pastores e leigos que enriqueceram a edição com artigos e informações e também às empresas e poderes públicos que, mais uma vez, acreditaram em nossa iniciativa, dando seu apoio publicitário.

O maior propósito da História é a construção de um mundo melhor. No caso da imprensa evangélica, poderíamos dizer que, a partir do resgate de sua história, podemos tirar algumas lições para o futuro na área de comunicação na IECLB. Depoimentos de ex-diretores e editores do JOREV e pastores presidentes da nossa Igreja nessa edição nos deixam pistas para buscar saídas para a difícil situação que o Jornal Evangélico atravessa no ano em que lembramos os 100 anos(ou mais) de imprensa evangélica no Brasil.

Nesse momento histórico, o JOREV se vê seriamente ameaçado por causa da crise econômico-financeira que assola o país. Particularmente os jornais são profundamente afetados pela escalada nos custos de impressão.

Nessa crise urge unir esforços para lutar pela sobrevivência. Afinal, o compromisso de preservar o jornal nacional da Igreja não é apenas dos jornalistas, mas de toda a IECLB. Para honrar o grande esforço que foi feito no passado em nossa Igreja para a publicação de jornais, revistas e literatura evangélica, cada geração de evangélicos precisa de novo assumir este compromisso, desafia o pastor presidente da IECLB, Dr. Gottfried Brakemeier em mensagem nesta página.


Voltar para índice de Um Século de História de Nossa Imprensa 
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br