Concílio da Igreja



ID: 2273

Agradecimentos aos que serviram para acontecer o XXIX Concílio

Carta do Pastor Sinodal a Comunidade e Paróquia de Rio Claro, União Paroquial da Região de Campinas, Comunidades e lideranças do Sínodo Sudeste

19/10/2014

XXIX Concílio da IECLB em Rio Claro
XXIX Concílio da IECLB em Rio Claro
1 | 1
Ampliar

Escolhi partilhar com vocês agradecimentos, destaques e alguns traços de avaliação, relacionados ao XXIX Concílio da IECLB.

Agradecimentos e destaques: No Culto de Encerramento do Concílio expressei que os serviços das equipes e lideranças foram tão eficientes que pareciam invisíveis. Tudo estava à mão e funcionava. A Comunidade e Paróquia de Rio Claro, suas lideranças e colaboradores prepararam com afinco as tarefas e serviços ao XXIX Concílio. Sou muito grato. Foi bom ver, participar e aprender dessa mobilização e doação a causa de cuidar e dar sustentabilidade aos e às Conciliares durante o Concílio.

Destaco o cuidado e preparação do Templo para as celebrações; o ambiente e a acolhida após o culto de abertura do Concílio com o coquetel; a dinâmica das refeições, boa comida, que foram servidas sem filas; a preparação do espaço e logística viável para acontecer o Dia da Igreja no Domingo após o culto de encerramento do Concílio.

Agradecemos a equipe, coordenada pelo Sr Manfredo Leffler, que respondeu ao serviço de translado dos aeroportos até os hotéis e dos hotéis até o local do Concílio, como também ao retorno para casa, pelo mesmo caminho, de todos e todas. Destaco o importante serviço disponibilizado nos saguões dos aeroportos, na recepção e nos encaminhamentos dos conciliares e dos convidados para o concílio aos meios de transporte. Antes de tudo acontecer de forma adequada e eficiente havia no ar uma suspeita, que foi frustrada, de que nem tudo daria certo.

Agradecemos o feliz envolvimento das Comunidades da UP Campinas na doação e serviço de lanche e cafezinhos, preparados para os intervalos dos trabalhos do Concílio. Foi bom ver a dedicação de todas e todos e também degustar da alimentação disponibilizada com carinho.

Destaco a participação das comunidades no Culto de Encerramento e Dia da Igreja da UP Campinas; a participação dos ministros e ministras com ordenação da UP Campinas nesta celebração; A participação do Pastor Marcos Ebeling no Painel do Tema do Concílio.

Agradecemos a participação dos ministros e equipe de música da UP São Paulo nas celebrações do Concílio, através da preparação e condução da Missa Urbana. Uma celebração que surgiu em São Paulo a partir de um seminário internacional sobre liturgia urbana em 1999, um culto eucarístico completo, o que também pode ser denominado de “missa”. Foi importante oportunizar aos e às conciliares este momento de celebração, marcado pela linguagem e interação com o contexto das cidades tão envolvente nas comunidades do Sínodo Sudeste.

Agradecemos ao Diretor do Colégio Koelle à sua fraterna acolhida e pela doação de espaço, ao disponibilizar as instalações e logística do Colégio Koelle. Sem as instalações e infra estrutura do Colégio não teríamos conseguido trazer para a região e oferecer comodidade e funcionalidade a este mais importante evento eclesiástico da nossa Igreja.

Agradecemos a participação dos delegados e delegadas do Sínodo Sudeste no XXIX Concílio. Almiro Wilbert, além de apresentar o relatório na função de Presidente do Conselho da Igreja, durante os trabalhos do Concílio integrou a Câmara do cuidado com os Regimentos da IECLB; A catequista Rosilene Schultz (Internato Rural de T. Otoni - MG) também integrou a Câmara do cuidado com os Regimentos da IECLB; Luiz Fernando Guilherme participou da Câmara do cuidado com as finanças; Waltraut Keuper Rodrigues Pereira integrou a Câmara do Cuidado com os Ministérios na IECLB; e o Pastor Sinodal participou e coordenou a Câmara do cuidado com a formação na IECLB.

Destaco a participação do Presidente do Conselho Sinodal Luis Claudio Blank e de sua esposa Tina, na celebração de abertura do XXIX Concílio e, como ouvinte, nas plenárias de trabalho do Concílio nos dias 18 e 19.

Louvamos a Deus pela oportunidade de servir e participar no XXIX Concílio da IECLB. Ajudamos e fomos ajudados, aprendemos e contribuímos. Como anfitriões, envolvemos e fomos envolvidos com graça e em mutirão neste XXIX Concílio da IECLB.

Pequena avaliação: A mensagem do XXIX Concílio da IECLB destaca e resume bem os pontos principais do Concílio.

Além disso, poderíamos perguntar sobre o que foi importante para o Sínodo Sudeste hospedar este Concílio. Creio que uma boa resposta poderia ser formulada assim: Além do aprendizado de todas e todos os envolvidos na preparação e participação, destacamos o fato que simultaneamente ao Concílio ofertamos às lideranças da IECLB maior aproximação com a presença da IECLB no sudeste brasileiro, e melhores conhecimentos de alguns traços do seu contexto. Distribuímos a 5ª edição da Revista Presença Luterana do nosso Sínodo, com conteúdo escolhido para informar aos participantes no Concílio sobre iniciativas e compromissos de comunidades, instituições sociodiaconais e projetos no Sínodo Sudeste. Ofertamos, em formato de caderno, a sistematização do Planejamento Estratégico Participativo realizado no Sínodo Sudeste a partir dos Núcleos e Uniões Paroquiais. Confeccionamos Banners e dois pequenos vídeos para dar visibilidades aos templos das comunidades do Sínodo. A União Paroquial Região Campinas distribuiu também uma revista com conteúdo que informa importantes traços da história das comunidades e do momento atual. Destaco novamente o fato de termos nos inseridos nas celebrações do Concílio com a condução litúrgica da Missa Urbana; e todo o esforço feito pela Paróquia Vila Campo Grande - Diadema para expor os paramentos e vestimentas litúrgica confeccionadas na Oficina de Paramentos da Comunidade Vila Campo Grande - SP.

Sobre a indicação da Assembleia Sinodal e de assembleias de outros Sínodos da IECLB para concorrer à eleição ao cargo de 1ª e 2ª vice presidente da IECLB e não ter sido eleito, posso partilhar, mesmo que marcado pela parcialidade, a seguinte avaliação:

A minha não eleição não enfraqueceu e nem comprometeu a importância do Sínodo Sudeste na comunhão e compromissos com os desafios e o chamado da IECLB em ser igreja em todo o território brasileiro. Certamente os conciliares não confiaram na minha pessoa e história ministerial a proposta de ajudar a IECLB a partir dos contextos e desafios das suas pontas: Sudeste, norte, nordeste, região amazônica, desafios da Igreja nas metrópoles do país. Priorizaram outros e também legítimos critérios. As lideranças da região hegemônica da IECLB incorporam e articulam seus desafios, compromissos e metas. As pontas do CORPO necessitam dos seus órgãos vitais. Mesmo assim continuo com a visão de que a presidência da IECLB precisa cuidar de suas pontas, nelas residem movimento e renovação da sua vocação missionária. E em atividade ministerial na IECLB continuarei com essa visão e disponibilizando a minha contribuição.

Com o tempo precisamos ouvir também a avaliação dos representantes do Sínodo Sudeste no XXIX Concílio: Waltraut, Almiro, Rosilene e Luiz Guilherme. Se mais é possível, ouvir também as lideranças e participantes na preparação e acolhida ao XXIX Concílio.

Deus tem sido generoso conosco. Ganhamos mais um presente ao hospedarmos o XXIX Concílio da IECLB no Sínodo, na Comunidade de Rio Claro - SP, UP Campinas. Todas as comunidades e setores de trabalho precisam receber essa boa notícia.

Mostra-nos Senhor a tua misericórdia... Salmo 85.47


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Instância Nacional: Concílio
ID: 30410

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br