Concílio da Igreja



ID: 2273

Inicia o 22º Concílio da Igreja

20/10/2000

O 22º Concílio da IECLB teve início na noite de ontem, dia 19 de outubro, com um culto e uma sessão solene no auditório da Fecomércio, em Cuiabá. Mãos marcaram o culto oficiado pelo pastor sinodal do Sínodo Mato Grosso, Teobaldo Witter, e pelo pastor da Comunidade Evangélica de Cuiabá, Ivo Schoenherr. Durante a prédica proferida pelo pastor presidente da IECLB, Huberto Kirchheim, um grande painel, com as mãos dos 170 participantes estampadas em tinta têmpera junto ao símbolo da IECLB foi apresentado.

“Todas essas mãos representam as comunidades com os seus membros, unidas em 18 sínodos”, explicou Kirchheim. A diversidade de mãos corresponde a situações, lugares e pessoas diferentes. “Dessa multiformidade Deus se utiliza de maneira criativa para que o evangelho seja testemunhado em palavra, gesto e ação, para que a dignidade humana seja resgatada, para que o equilíbrio ecológico seja recuperado e preservado e a fim de que as comunidades sejam acentuadas e avivadas”.

Na sessão solene, o pastor sinodal do Sínodo Mato Grosso, Teobaldo Witter, externou sua alegria em poder sediar o evento máximo da Igreja Luterana. “Certamente Deus tem seus propósitos e quer falar ao Concílio nesta terra com tanta diversidade cultural e ambiental”.
O bispo católico da Diocese de Cuiabá, dom Bonifácio Piccinini, trouxe, em nome da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), sua saudação. “Nós temos uma missão importante e isso não fazemos sozinhos, mas dando-nos as mãos”, disse. Ele enfatizou que os cristãos não podem frustar o projeto de Deus.

O pastor Horst Siegfried Musskopf, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, saudou os participantes e o pastor presidente em especial em nome o presidente da IELB, pastor Carlos Winterle. Ele enfatizou a importância da parceria entre as duas igrejas luteranas na missão de Deus e presenteou o pastor presidente da IECLB, com o cartaz do novo tema da IELB para 2001 e 2002, que também tematiza a missão.

Da sessão solene compuseram a mesa 18 autoridades eclesiásticas da ecumene brasileira, latino-americana e européia. Entre eles o representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), dom Almir dos Santos, bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; o representante da Igreja Metodista do Brasil, bispo Adolfo Evaristo de Souza; o pastor presidente da Igreja Evangélica Luterana Unida, da Argentina, Angél Furlan; o presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), pastor da IECLB Dr. Walter Altmann; o Conselheiro Mor da Igreja Evangélica na Alemanha, pastor Peter Weigand, e a representante da Sociedade Missionária Norueguesa, Anne Karin Kristensen.
 


Autor(a): Anete do Nascimento
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Concílio
ID: 16230

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br