Concílio da Igreja



ID: 2273

Mensagem do XXV Concílio da Igreja - Panambi-RS

15/10/2006

Nos dias 12 a 15 de outubro de 2006, a Comunidade de Panambi, localizada no Sínodo Planalto Rio-grandense, acolheu as pessoas delegadas ao XXV Concílio da Igreja. Estiveram também presentes representações de igrejas e organismos ecumênicos, nacionais e internacionais, entre as quais o rev. Samuel Kobia, Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas.

A cidade de Panambi é também conhecida como “vale das borboletas azuis”. A borboleta azul foi o símbolo escolhido para os momentos celebrativos: assim como a borboleta poliniza a flor, a nossa tarefa como Igreja é polinizar o mundo com o amor de Deus.

O Concílio priorizou a reflexão sobre os temas da missão, formação e sustentabilidade. Há hoje consenso na IECLB de que a Igreja é missionária e de que cada membro, comunidade, paróquia e sínodo é chamado a viver o testemunho missionário em seu contexto. A missão é a própria razão de ser da Igreja. O ponto crítico da prática da missão na IECLB permanece sendo o desafio do desenvolvimento e do crescimento quantitativo e qualitativo de suas comunidades. Nesse sentido, foi aprovado que o Conselho da Igreja constitua grupo tarefa com a responsabilidade de apresentar proposta de implementação do Plano de Ação Missionária (PAMI) para o período de 2008-2013.

A sustentabilidade foi outro eixo de reflexão. O tema não se esgota com o desenvolvimento de estratégias para captação de recursos, mas necessita estar embasado numa consistente concepção de igreja. O tratamento do tema Fé, Gratidão e Compromisso passa necessariamente pelo desafio da evangelização, da oferta de subsídios práticos e da promoção de encontros de formação. Foi enfatizada a necessidade de fortalecer a cultura de planejamento, monitoramento e avaliação.

No que diz respeito à Formação, o Concílio decidiu apoiar a articulação que o Departamento de Educação Cristã e os Sínodos estão fazendo com vistas à implementação do programa de educação cristã continuada para todas as fases da vida. Em virtude da redução da bolsa de incentivo para a formação de futuros obreiros e obreiras, sínodos, paróquias e comunidades são incentivados a investir nos estudos de teologia de estudantes oriundos e oriundas de suas localidades.

Atenta à importância da comunicação e à busca de mais unidade, a IECLB lançou seu novo portal: www.luteranos.com.br. O portal é instrumento para oferecer a todas as pessoas que o acessarem informações sobre quem somos como luteranos e sobre o luteranismo em geral, ao mesmo tempo em que possibilitará formação continuada e atualizada aos membros.

Vida digna é uma das promessas de Deus ao seu povo. Isso pressupõe ter um lugar para plantar, morar, viver. Em face disso, o Concílio solidarizou-se com as 40 famílias no Estado de Rondônia, que foram agredidas e tiveram seus bens destruídos por forças policiais e interesses latifundiários. Tais atos excluem e eliminam a possibilidade da promessa de vida digna de muitas pessoas migrantes. Expulsas da terra, vêem perdidas suas esperanças por um mundo melhor.

No processo de eleições, foi eleita como Presidente do Concílio, Iris Helena Pedrotti, do Sínodo Mato Grosso, e para Vice-presidente do Concílio, Nivaldo Kiister, do Sínodo Espírito Santo a Belém. Para a Presidência da Igreja, o Concílio reelegeu o P. Dr. Walter Altmann como Pastor Presidente, e para Pastor 1.º Vice-presidente, o P. Homero Severo Pinto. Para o cargo de Pastor 2.º Vice-presidente foi eleito o P. Carlos Augusto Möller.

Rogamos que Deus ilumine a todos e todas nós, ajudando-nos na caminhada como Igreja de Jesus Cristo no Brasil. Ele também nos dê forças e sabedoria para continuarmos sempre lançando as redes (Lucas 5.1-6) e assim praticando a esperança, porque deixar de lançá-las seria o mesmo que desistir, e desistir seria igual a morrer. Portanto, lancem sempre as redes!

Panambi, 14 de outubro de 2006

Darcy Laske                                                                                     Walter Altmann
Presidente do Concílio da IECLB                                                  Pastor Presidente da IECLB
 


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Concílio
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 16208

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br