Concílio da Igreja



ID: 2273

Mensagem do XXVI Concílio da Igreja - Estrela-RS

19/10/2008

Nos dias 15 a 19 de outubro de 2008 aconteceu na cidade de Estrela, RS, o XXVI Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. Os e as conciliares receberam calorosa e agradável acolhida na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Estrela com o apoio solidário de outras comunidades e dos grupos de OASE do Sínodo Vale do Taquari. Os trabalhos aconteceram nas instalações do Colégio Martin Luther e, pela primeira vez na história da IECLB, um concílio foi transmitido ao vivo pela internet.

Representantes dos 18 Sínodos, departamentos e instituições da IECLB, de outras igrejas no Brasil e do exterior e de entidades ecumênicas experimentaram abundantemente a presença do Espírito de Deus nas ricas celebrações da Palavra e da Eucaristia, na vivência da espiritualidade, nos diálogos e testemunhos ao longo dos dias do Concílio.

Com essa inspiração, esteve no centro das discussões o tema Missão de Deus – Nossa Paixão. O Concílio refletiu e adotou a nova proposta de continuidade do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) para os próximos anos. Os e as conciliares sentiram-se inseridos na corrente de fidelidade do amor de Deus por toda a sua criação. Uma vez mais foi trazida à memória a ação amorosa de Deus na trajetória das comunidades da IECLB ao longo de sua existência. Foram destacadas iniciativas missionárias anteriores e atuais.

Para dar maior visibilidade e eficácia da presença evangélico-luterana em nosso país, o Concílio traz para as comunidades e demais instâncias da Igreja a recomendação de se cultivar com maior perseverança a missão com a prática de planejamento estratégico e participativo (Hb 10.36). Mediante processos de formação contínua, de busca de sustentabilidade e de comunicação das ações haverá melhor aplicação dos recursos para o fiel serviço do testemunho do Evangelho e da vivência da fé.

O Concílio também se viu diante do desafio de ampliar a visão de futuro na IECLB. Assim como a luz da ressurreição de Cristo ilumina o presente da vida de fé em comunidade, o aqui e agora da vida comunitária devem refletir em seu planejamento os passos futuros da Igreja em seus vários níveis. Para isso, o Plano de Ação Missionária oferece recursos e serve como referencial. Neste sentido, o Concílio aprovou o Plano de Educação Cristã Contínua (PECC).

O Concílio também registrou com alegria os muitos e variados passos e testemunhos durante a Campanha Nacional de Missão “Vai-Vem”. Na dinâmica da campanha percebeu-se a ação de Deus nas pessoas e comunidades com a arrecadação de valiosos recursos que ajudarão a viabilizar as iniciativas missionárias. Reafirmamos que ofertar não depende daquilo que se tem, mas da gratidão que se carrega no coração. Na doação incessante do amor gratuito de Deus por nós e da nossa resposta na fé e no serviço de cuidado às pessoas e a toda a criação, somos chamados e chamadas a participar desta paixão: a missão de Deus.

Assim, segundo a mensagem do pastor presidente ao Concílio, “transformam-se coração e mente; em decorrência, transformam-se também as relações e, com elas, a própria realidade é transformada. A missão de Deus não definha nem se extingue, mas, ao contrário, floresce e se irradia. Por isso também a IECLB é chamada a dela fazer parte”. A missão de Deus é amar o mundo e mostrar ao mundo o seu amor (João 3.16). E esta é a nossa paixão.

Estrela, 19 de outubro de 2008.

Iris Pedrotti
Presidente do Concílio

Walter Altmann
Pastor Presidente da IECLB
 


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Concílio
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 16205

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br