Concílio da Igreja



ID: 2273

Mensagem do XXXII Concílio da Igreja

25/10/2020

Mensagem do XXXII Concílio da Igreja
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB

Em testemunho de cuidado com a vida, o XXXII Concílio da Igreja aconteceu de forma online nos dias 23 a 25/10/2020. Não pudemos ter o aguardado encontro presencial na cidade de Cacoal-RO, em comemoração aos cinquenta anos da presença luterana na Amazônia. Mas o Concílio não deixou de ter comunhão e a atenção remota de toda a representação da IECLB pelo Brasil afora. Motivadas e motivados pelo tema do Concílio, aproveitamos as tecnologias para demonstrar que queremos viver o Batismo e fortalecer a esperança.

A apresentação dos relatórios indicou aflições e incertezas, mas também alegrias com as soluções encontradas para os desafios decorrentes da Pandemia de Covid-19. Percebemos preocupação com a paralisação das atividades presenciais, distanciamento físico, luto, perda de renda das pessoas, sustentabilidade das comunidades, utilização das tecnologias. Mas também sentimos o agir de Deus que caminha conosco através de atividades presenciais e online, nas ações diaconais, no cuidado e consolo, no desenvolvimento de habilidades e uso de recursos tecnológicos.

Neste tempo difícil surgiram novas práticas, que podem ser aperfeiçoadas. Caminhamos para um formato de igreja híbrida, combinando as modalidades presencial e virtual. Podemos encontrar novas formas de atuação sem prescindir da comunhão e do pertencimento à Comunidade. Novos jeitos de vivenciar a fé e ser Igreja serão possíveis com o amplo envolvimento de todas as pessoas batizadas no exercício do sacerdócio geral. Deus nos capacita com dons para viver e testemunhar o seu reino.

Nossa missão é propagar o evangelho em palavra e ação. Nossa visão é ser Igreja inclusiva, atrativa e missionária. Somos igreja envolvente, não somente para nós, mas para todas as pessoas. Onde duas ou três pessoas se reúnem em nome de Deus, ali Deus está presente e reafirma a nossa missão de espalhar sementes da esperança. Sofremos com as mais de 150 mil mortes por Covid-19, mas a esperança alicerçada na ressurreição traz consolo e motiva a solidariedade.

Sementes da esperança são sementes de amor. O amor nos compromete com a prática do bem, da justiça, da paz, da misericórdia e do cuidado com a criação divina. O Evangelho nos compromete com as questões do contexto. Por isto, a Igreja precisa estar vigilante e ser profética perante situações de sofrimento, miséria, injustiça social e degradação ambiental.

Ainda que vivenciemos incertezas, temos a certeza de que as promessas de Deus, reveladas nas Escrituras Sagradas, se realizam. Achegamo-nos ao Deus da esperança para receber ânimo e inspiração. “E o Deus da esperança encha vocês de toda alegria e paz na fé que vocês têm, para que sejam ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Romanos 15.13).


Veja mais sobre o XXXII Concílio da IECLB - 23-25 de outubro de 2020



 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br