Concílio da Igreja



ID: 2273

XXVI Concílio - Troca fraternal de símbolo missionário

24/10/2008

1 | 1
Ampliar

 

       Para o XXVI Concílio da IECLB, realizado em Estrela, cada sínodo havia sido desafiado a trazer um símbolo que representasse sua ação missionária e também que cararcterizasse a região sinodal de origem.



      No culto matutino do dia 16, os símbolos foram apresentados aos conciliares, e, no culto de encerramento, no dia 20, os sínodos foram convidados a trocarem fraternalmente entre si seus símbolos. Abaixo compartilhamos o significado do símbolo do Sínodo Nordeste Gaúcho e o significado do símbolo do Sínodo Paranapanema.
 

 

                “Que seja o amor de Jesus nossa motivação em todo nosso agir.
                                               (2 Coríntios 5.9,14)
            Este Símbolo nos lembra o compromisso assumido pelo Sínodo Nordeste Gaúcho em sua última Assembléia Sinodal, quando criou a Área Missionária do Sínodo, abrangendo 8 municípios da região de Veranópolis, na Serra Gaúcha. 
               
            Nosso Sínodo está inserido num ambiente onde há grande  diversidade, quer seja no setor primário, na industria fabril, coureiro/calçadista, moveleira, Indústria pesada e turismo, bem como muitas das nossas famílias são pequenos agricultores vivendo do fruto produzido pelas sementes cuidadosamente cultivadas. 
 
            A diversidade das  sementes nos remete as diversas frentes de trabalho e desafios em âmbito sinodal. O Símbolo da IECLB com as colunas do Palácio da Alvorada, nos mostra  que devemos levar a todos/as  o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.  Desejamos que o  Sínodo que levar este símbolo, interceda por este nosso grande  desafio missionário e que  se motive a lançar ainda mais sementes na grande Seara do Senhor.
 

 

      Assim como o violino possui 4 cordas o Sínodo Paranapanema está dividido em 4 setores: Setor Norte, Sul, Centro e Oeste, o que facilita o trabalho devido suas longas distâncias.

      O instrumento possui diversos detalhes que simbolizam a diversidade teológica e missionária, caracterizando Comunidades urbanas, Comunidades rurais e Comunidades da Missão Zero.

      O instrumento musical foi escolhido para simbolizar o Sínodo porque é  parte essencial de uma orquestra, normalmente representando até 35% dos músicos e o Sínodo desempenha um papel muito importante na IECLB devido sua arrecadação.

      Destaca-se um trabalho social chamado Projeto Dorcas que atende 150 famílias carentes na área de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, mantido pela Comunidade do Redentor. Como parte deste trabalho o músico Marlon Passos abraçou uma causa muito nobre: ensinar crianças carentes a tocar violino.

      Grande é a emoção quando o grupo se apresenta, pois exige muito amor e dedicação de ambos: do maestro e dos 18 integrantes.


Autor(a): Sínodo Nordeste Gaúcho
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho / Instância Nacional: Concílio
ID: 4731

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br